phone 

Cúria Diocesana

91 3425-1108

 

 

APRESENTAÇÃO

No mês de novembro deste ano de 2018 estaremos realizando mais uma Assembleia do Povo de Deus para avaliar o atual plano de pastoral e preparar um novo plano de pastoral para os próximos anos com novas prioridades para a evangelização, que deverão surgir da própria realidade em que estamos vivendo.

 Dois elementos importantes da preparação da Assembleia do Povo de Deus e, em geral, da atuação da Igreja, são a comunhão e a participação. Pela comunhão somos convidados a unir nossos esforços pastorais numa mesma direção, guiados pela luz da fé, rumo a uma evangelização mais eficaz. Pela participação entendemos que se faz necessária a contribuição de todos sobre os diversos aspectos da realidade social, política, econômica e religiosa para termos uma visão o mais abrangente possível.

 Assim, pois, este anuário que hoje lhes apresentamos contempla essas duas realidades já que é um instrumento de comunhão na Diocese e, ao mesmo tempo, também, de participação. Neste anuário encontraremos os endereços e contatos que certamente irão facilitar nossa comunicação. Embora as distâncias na diocese são grandes, este anuário pode facilitar maior proximidade e colaboração.

Num trabalho como este, em que os dados mudam com bastante frequência, os erros acontecem. Pedimos, pois, que nos avisem quando algum dado não estiver correto para que possamos corrigi-los em outras edições.

Que o Senhor Jesus abençoe com sua graça todos aqueles que nesta diocese, em comunhão e participação, se empenham na evangelização.

 

     Cidade de Bragança, 29 de janeiro de 2018.

 

+ Jesus Maria Cizaurre Berdonces

 Bispo Diocesano

 

 

 

 

 

PLANO PASTORAL DIOCESANO

(2016-2018)

OBJETIVO GERAL

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Eucaristia e orientada pela animação bíblica, promovendo a catequese de inspiração catecumenal, a setorização e a juventude, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao reino definitivo.

 

URGÊNCIA 1

IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO

 

PERSPECTIVA 1 – Que a missão seja contínua e leve em consideração as realidades paroquiais.

 

META 1 – Integrar todas as pastorais, serviços, movimentos e novas comunidades em estado permanente de missão.

AÇÕES:

  1. Criar e animar Comissão Missionária Diocesano (COMIDI) e Paroquial (COMIPA).
  1. Formação sobre espiritualidade missionária: O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) deve realizar encontros e cursos de formação para os agentes missionários trabalhando a            espiritualidade para que possa fortalecê-los e prepará-los para a missão. Essas ações são indicadas para acontecer preferencialmente nos meses de...
  1. Jornada Missionária Mensal: Realização de um dia de evangelização;
  1. Semanas Missionárias: O COMIPA deverá, juntamente com os agentes, promover a Semana Missionária Paroquial que deverá acontecer na 3ª semana de outubro ou de acordo com o planejamento paroquial, contemplando todos os aspectos missionários necessários para sua realização. Deve-se fortalecer esse movimento como um momento de grande evangelização, buscando despertar as comunidades para a ação missionária.
  1. Implantação da Infância Missionária em todas as paróquias e animar as já́ existentes: Para que esta ação possa ser atingida, deve-se criar a Coordenação Diocesana da Infância Missionária, para que a mesma elabore um plano para executar o como fazer a Infância Missionária chegar a todas as paróquias e também de reavivar as já existentes. Convite aos agentes, visitas as paróquias e realização de formações devem compor esse planejamento. A coordenação deve estabelecer uma meta para analisar o cumprimento de sua ação.

 

META 2 – Evangelização das Categorias sociais presentes em cada paróquia.

AÇÕES:

  1. Implantar a Pastoral Universitária: deve articular uma Comissão Diocesana da Pastoral Universitária para que possa buscar uma articulação nas paróquias onde houver universidade, na visão de um planejamento que contemple açodes não apenas restritas as paróquias, mas que possam chegar também a espaços como as universidades e faculdades para uma consolidação de uma ação pastoral mais eficaz.
  1. Reunir as categorias sociais presentes em cada realidade paroquial: O CPP, os Padres devem realizar um diagnóstico situacional com o intuito de identificar as categorias sociais que compõem a realidade paroquial, com objetivo de traçar as metas de como chegar a essas categorias.

 

PERSPECTIVA 2 – Atenção especial à juventude, envolvendo as suas diversas expressões.

 

META 1 – Fortalecimento do Setor Juventude.

AÇÕES:

  1. Criar uma equipe de coordenação de pastorais e segmentos de juventude nos Distritos: o Setor Juventude deve fortalecer a equipe diocesana e animar/criar as figuras de coordenadores distritais e paroquiais para que juntos possam esta discutindo as necessidades pastorais, buscando o fortalecimento deste setor. E necessário um planejamento para dar unidade a este setor e consequentemente estabelecer as linhas de ações.

 

URGÊNCIA 2

IGREJA: CASA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

PERSPECTIVA 1 – Processo de catequese com espírito catecumenal, respeitando particularidades, promovendo a pastoral de conjunto.

 

META 1 – Envolvimento dos agentes pastorais no processo catecumenal.

AÇÕES:

  1. Estudos sobre processo catecumenal:
  • Estudo do RICA – Rito da Iniciação Cristã de Adultos.
  • Encontro de formação para Padres, Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços.
  • Assessores especialistas no catecumenato e Padres que já trabalham com o catecumenato em outras dioceses.

 

  1. Fazer o catecumenato segundo as fases obrigatórias ou etapas:
  • A diocese deve, portanto definir o conteúdo programático para a iniciação cristã, definindo as etapas da mesma.
  • A Paróquia deve incluir a família do catecúmeno no processo catecumenal.
  • A Paróquia providencie a formação contínua dos catequistas, de acordo com o conteúdo programático da iniciação cristã.

 

  1. Criação do setor família:
  • Formar uma coordenação diocesana do setor família.
  • A pastoral familiar, os movimentos e serviços que trabalham com casais e famílias devem evangelizar as famílias para que possam colaborar no processo da iniciação cristã.

 

 

URGÊNCIA 3

IGREJA COMO LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

PERSPECTIVA 1 – Animação bíblica da vida missionária diocesana.

             

META 1 – Implantação de uma equipe diocesana e paroquial de animação bíblica.

AÇÕES:

  1. Estudos Bíblicos.
  2. Criação e animaçãõ o dos círculos bíblicos nas paróquias.
  3. Leitura Orante para equipes de liturgia, catequistas e outros.
  4. Semana bíblica paroquial, preferencialmente no mês de setembro.
  5. Formação para celebração da Palavra de Deus, sobretudo para dirigentes das comunidades.
  6. Uso da bíblia em todas as atividades pastorais.

 

URGÊNCIA 4

IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES

PERSPECTIVA 1 – Setorização Paroquial.

 

META 1 – Atingir todas as paróquias com o processo de setorização.

O sistema de setorização nas paróquias terá esta organização:

  1. Diocese
  2. Distritos
  3. Paróquias
  4. Regiões
  5. Comunidades
  6. Núcleos (se possível)
  7. Setores (se possível)

 

AÇÕES:

  1. Setorizar a paróquia segundo a realidade: O CPP juntamente com os padres, devem estudar o território paroquial e analisar o processo   de unidades territoriais menores.
  1. Suscitar lideranças nos setores: Os padres devem observar agentes capazes de liderar essas unidades territoriais menores, chamando e formando para a missão. É importante frisar que esta figura deve colaborar diretamente com a articulação paroquial das atividades pastorais na paróquia, e este coordenador dever surgir juntamente com o processo de setorização.
  1. Considerar os setores pastorais nas atividades realizadas: O processo de setorização pastoral deve contemplar a realização de atividades e processos de formações dentro dessa aglomeração, no sentido de que os padres e o CPP, devem colaborar para que possam estar suscitando a pastoral de conjunto.

 

URGÊNCIA   5

IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS

PERSPECTIVAS 1 – Uma pastoral social estruturada, orgânica e integral.

 

META 1 – Reestruturar a ação social na Diocese.

AÇÕES:

  1. Criar núcleos de ação social nas paroquias: o CPP e os Padres devem estudar a criação do núcleo de ação social, analisando a sua atuação, buscando e convidando pessoas para que possam estar articulando esta ação na paróquia.
  1. Criar núcleos de reinserção social para ex-presidiários em cidades polos: As paróquias devem estudar essa ação buscando a implantação desse núcleo e elegendo a cidade polo para atuação da Pastoral Carcerária.
  1. Implantar a Pastoral da Sobriedade.
  1. Fortalecimento da pastoral da Pessoa Idosa.

 

META 2 – Conscientização política ética e ecológica das lideranças paroquiais.

AÇÕES:

  1. Preparar subsídios para esse fim (IPAR).

 

PERSPECTIVA 2 – Fortalecimento da participação da Igreja nos Conselhos Paritários (Conselhos Municipais).

 

META 1 – Formação e acompanhamento dos representantes da Igreja nos Conselhos Paritários.

AÇÕES:

  1. Encontro de Conselheiros: O setor social deve-se preocupar com formação dos conselheiros, para isso deve realizar encontros de formação por região.
  2. Implantação do IDH (Instituto de Desenvolvimento Humano) na diocese (período dois anos).

 

1. BISPO DIOCESANO

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces nasceu em 6 de janeiro de 1952, em Valtierra, arquidiocese de Pamplona y Tudela (Espanha). Como missionário na Prelazia de Marajó, exerceu o cargo de Vigário paroquial em Portel; foi Pároco em Afuá, Vigário em Salvaterra e Superior da Missão e Reitor do Seminário de Soure.

Também foi vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo; Prior, Pároco e Vigário Episcopal em Belém do Pará e Vigário Provincial da Ordem dos Recoletos no Brasil.

Em 23 de fevereiro de 2000, foi nomeado Bispo da Prelazia de Cametá, recebendo a ordenação episcopal em 7 de maio sucessivo. Com a elevação da prelazia a diocese, em 6 de fevereiro de 2013, foi nomeado seu primeiro bispo diocesano.

No âmbito do Regional Norte 2 da CNBB foi Secretário, vice-presidente e presidente no período de 2007 a 2015.

Em 17 de agosto de 2016, foi nomeado para assumir a Diocese de Bragança do Pará onde no dia 15 de outubro tomou posse, em uma cerimônia realizada no ginásio Dom Eliseu Corolli.

 

2. DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ

Província Eclesiástica de Belém do Pará.

A Prelazia ‘Nullius de Gurupi’ foi criada a 14 de abril de 1928 pela Bula Romanus Pontifex do Papa Pio XI, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. A 3 de fevereiro de 1934, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Prelazia de Guamá. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo. A 16 de outubro de 1979, pela Bula Cum Praelatura Guamensis do Papa João Paulo II, foi elevada à categoria de Diocese. A 13 de outubro de 1981, por Decreto da Sagrada Congregação para os Bispos, passou a denominar-se ‘Diocese de Bragança do Pará’.

 

3. DADOS GERAIS

Situação Geográfica: Nordeste do Estado do Pará.

 

Limites da Diocese: Oceano Atlântico, Dioceses de Abaetetuba - PA, Diocese de Castanhal - PA, Imperatriz - MA, Marabá - PA, Zé Doca - MA e Diocese de Cametá - PA.

 

01- SUPERFÍCIE - 69.084 Km²

 

02- POPULAÇÃO 927.380 habitantes (IBGE 2017)

 

03- DIVISÃO PASTORAL ADMINISTRATIVA -  29 Paróquias        

     

04- DISTRITOS PASTORAIS - 4 Distritos

 

05- SACERDOTES DIOCESANOS - 36

 

06- SACERDOTES RELIGIOSOS - 8

 

07- DIÁCONO PERMANENTES - 28

 

08- CASAS RELIGIOSAS - 22

 

09- SEMINARISTAS DIOCESANOS -33

 

10- SEMINÁRIO DIOCESANO - 02

 

11- TOTAL DE COMUNIDADES - 1145 (Urbanas 236, Rurais: 909)

 

12- CENSO RELIGIOSO (IBGE 2010)

71,3% de católicos na diocese (598.884)

23,9% de evangélicos na diocese (201.293)

4,6%  outras religiões e sem religiões (38.785)

 

RANKING POPULACIONAL

BRAGANÇA – 124.184

PARAGOMINAS – 110.026

IPIXUNA DO PARÁ – 62.237

VISEU – 59.735

ULIANÓPOLIS – 57.525

SÃO MIGUEL DO GUAMÁ – 57.364

DOM ELISEU – 57.251

CAPITÃO POÇO – 52.839

RONDON DO PARÁ – 50.925

10º AUGUSTO CORREIA – 44.227

11º CACHOEIRA DO PIRIÁ – 32.139

12º IRITUIA – 31.664

13º AURORA DO PARÁ – 29.991

14º TRACUATEUA – 29.793

15º MÃE DO RIO – 29.260

16º GARRAFÃO DO NORTE – 25.345

17º NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ – 20.727

18º SANTA LUZIA DO PARÁ – 19.348

19º OURÉM – 17.237

20º BONITO – 15.563

 

POPULAÇÃO DISTRITAL

Distrito I – 257.939 

Distrito II – 183.198

Distrito III – 148.279

Distrito IV – 337.964

 

RANKING PIB  (IBGE 2010)

PARAGOMINAS (2.403,743 MIL)

ULIANÓPOLIS (1.337,659 MIL)

BRAGANÇA (914.882,44)

SÃO MIGUEL DO GUAMÁ (550.614,38)

IPIXUNA (536.483,56)

RONDON DO PARÁ (470.278,98)

DOM ELISEU (461.795,26)

VISEU (414.141,78)

CAPITÃO POÇO (381.498,71)

10º MÃE DO RIO (264.978,27)

11º AUGUSTO CORRÊA (252.295,37)

12º AURORA (240.669,77)

13º TRACUATEUA (188.260,07)

14º GARRAFÃO DO NORTE (182.733,97)

15º IRITUIA (175.752,31)

16º OURÉM (151.690,14)

17º NOVA ESP. PIRIÁ (148.425,82)

18º CACHOEIRA DO PIRIÁ (143.223,74)

19º SANTA LUZIA (122.238,26)

20º BONITO (80.905,45)

 

RANKING IDH (IBGE 2010)

PARAGOMINAS (0,645)

DOM ELISEU (0,615)

CAPITÃO POÇO (0,615)

ULIANÓPOLIS (0,604)

RONDON DO PARÁ (0,602)

BRAGANÇA (0,600)

MÃE DO RIO (0,599)

SANTA LUZIA (0,594)

SÃO MIGUEL (0,591)

10º OURÉM (0,568)

11º IRITUIA (0,559)

12º BONITO (0,546)

13º TRACUATEUA (0,531)

14º GARRAFÃO DO NORTE (0,526)

15º AUGUSTO CORREA (0,520)

16º AURORA (0,519)

17º VISEU (0,515)

18º NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ (0,502)

19º IPIXUNA (0,489)

20º CACHOEIRA DO PIRIÁ (0,473)

 

 4. BISPOS E ADMINISTRADORES APOSTÓLICOS

4.1 - Bispo Prelado

Eliseu Maria Coroli, CRSP (1940-1977) – falecido em 29/07/1982

 

4.2 - Bispos Diocesanos

Miguel Maria Giambelli (1980-1996) – falecido em 26/12/2010

Luigi Ferrando (1996 - 2016) – Bispo emérito

Jesus Maria Cizaurre Berndonces (2016 - ...)

 

4.3 - Administradores Apostólicos

Pe. Francisco Richard, CRSP (1930-1937) – falecido em 16/05/1945

Pe. Eliseu Maria Coroli, CRSP (1937-1940)

Pe. Miguel Maria Giambelli, (1977-1980)

 

 5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

5.1. Obras Sociais da Diocese de Bragança–PA        

CNPJ MATRIZ: 05.321.575/0001-20

Praça da Catedral, n° 368, Centro, Bragança do Pará – PA

CEP: 68600-000 Caixa Postal: 13

Telefone: (91) 3425-1108

 

5.1. Residência Episcopal

Praça da Catedral, n° 368, Centro, Bragança do Pará – PA

CEP: 68600-000 Caixa Postal: 13

Telefone: (91) 3425-1108

Bispo: Dom Jesus Maria Cizaurre (91) 981630007

 

5.2. Cúria Diocesana

A Cúria Diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda Diocese, principalmente na direção da Ação Pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do poder judiciário (CIC, cân. 469).

Praça da Catedral, n° 368, Centro, Bragança do Pará – PA

CEP: 68600-000 Caixa Postal: 13

Telefone: (91) 3425-1108 / CEL: (91) 98802-0978  

Ecônomo: Pe. Mayro Christyan Brito de Araújo

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (assuntos financeiros)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (assuntos pastorais)

Site: www.diocesedebragancapa.org.br

 

 5.4. Vigário Geral (CIC, cân. 475-481)

Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho

Travessa João XXIII, S/N, Centro

CEP: 68600-000 – Bragança do Pará – PA

Telefone: (91) 98292 9922

 

5.5. Chancelaria (CIC, cân. 482-485)

Pe. Mayro Chrystian Brito de Araújo

CEL: (91) 98802-0978

 

5.6. Tribunal Eclesiástico (CIC, Livro VII, cân. 1400-1752)     

Vigário Judicial: Pe. Raimundo Elias de Sousa

Secretário: Rafael Siqueira Monteiro.

Praça da Catedral, n° 368 – Centro – Bragança do Pará – PA

CEP: 68600-000 Caixa Postal: 13

Telefone: (91) 3425-1108 / 3425-2018

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

5.7. Diretoria e conselho deliberativo da Fundação Nossa Senhora do Rosário (data 25/10/2010)

Presidente: Pe. Maurício Soares

Diretor Administrativo: Pe. José de Arimatéia

Diretora Comercial: Pe. Aldo Fernandes

Diretor de Programação: Pe. Gerenaldo Messias

5.8. Secretaria Diocesana de Pastoral (CIC, Can. 511-514)

Coordenador:  Pe. Raimundo Elias de Sousa

Secretário: Pe. Fernando Dutra de Oliveira.

 

 6. CONSELHOS DIOCESANOS

6.1. Colégio dos Consultores e Conselho Presbiteral

Jesus Maria Cizaurre Berdonces - Bispo Diocesano

Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho - Vigário Geral

Pe. José Valdir Silva do Carmo - Reitor do Seminário Maior

Pe. Fernando Dutra de Oliveira - Representante do Clero

Pe. Benedito Moura Cruz - CRSP

Pe. Raimundo Elias de Sousa

Pe. Carlos Afonso da Silva Lima

Pe. Manoel de Oliveira Soares Filho

Pe. Márcio Pinheiro Almeida

 

6.2. Conselho Econômico

Jesus Maria Cizaurre Berdonces

Pe. Carlos Afonso da Silva Lima

Pe. Mauricio Soares de Sousa 

Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho

Pe. Raimundo Elias de Sousa

Pe. Mayro Christian Brito de Araújo – Ecônomo

 

6.3. Conselho Diocesano de Pastoral

Jesus Maria Cizaurre Berdonces

Pe. Raimundo Elias de Sousa - Coordenador

Pe. Fernando Dutra de Oliveira – Secretário

Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho – Vigário Geral

Pe. Rômulo Tadeu Pereira -  Coordenador Distrito I                       

Pe. Valdecy Santana de Oliveira - Coordenador do Distrito II

Coordenador do Distrito III

Coordenador do Distrito IV

 

 7. DISTRITOS PASTORAIS

7.1. Distrito I

Paróquias:

  1. Nossa Senhora do Rosário/ Catedral (Bragança)
  2. Sagrado Coração de Jesus (Bragança)
  3. Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bragança)
  4. São João Batista (Bragança)
  5. São Sebastião (Tracuateua)
  6. São Miguel Arcanjo (Augusto Corrêa)
  7. São Francisco de Assis (Açaiteua)
  8. Nossa Senhora do Rosário (Curupaiti)
  9. Nossa Senhora de Nazaré (Viseu)

 

7.2. Distrito II

Paróquias:

  1. Santa Luzia (Santa Luzia do Pará)
  2. Sagrado Coração de Jesus (Cachoeira do Piriá)
  3. Imaculada Conceição (Ourém)
  4. Santo Antônio Maria Zaccaria (Capitão Poço)
  5. São Pedro (Bonito)
  6. São Francisco de Assis (Garrafão do Norte)
  7. Nossa Senhora da Divina Providência (Nova Esperança do Piriá).

 

7.3. Distrito III

Paróquias:

  1. São Miguel Arcanjo (São Miguel do Guamá)
  2. Cristo Crucificado (São Miguel do Guamá)
  3. Nossa Senhora da Piedade (Irituia)
  4. São Francisco de Assis (Mãe do Rio)
  5. São Raimundo Nonato (Aurora do Pará)

 

7.4. Distrito IV

Paróquias:

  1. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ipixuna do Pará)
  2. São José Operario (Paragominas)
  3. Sagrado Coração de Jesus (Paragominas)
  4. Santa Teresinha do Menino Jesus (Paragominas)
  5. Sagrado Coração de Jesus (Ulianópolis)
  6. Nossa Senhora Aparecida (Dom Eliseu)
  7. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Itinga do Pará)
  8. Nossa Senhora Aparecida (Rondon do Pará)

 

8. PARÓQUIAS

(por cidade) - (*) ano de fundação

 

8.1. Augusto Corrêa

Paróquia de São Miguel Arcanjo (1982*)

CNPJ: 05.321.575/0011-00

Pe. Enilton Ferreira Corrêa

Av. Pte. Kenedy, 331, São Miguel

CEP: 68610-000 – Telefone: Sec. (91) 3482-1380

CEB's: Urbanas 04 e Interior 38

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.2. Aurora do Pará

Paróquia de São Raimundo Nonato (2005*)

CNPJ: 05.321.575/23-35

Pe. Juarez Reis Matos

Av. Bernardo Saião, 681, Centro

CEP: 68658-000 – Telefone: (91) 3802-1317

CEB's: Urbanas 04 e Interior 53

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.3. Bonito

Paróquia de São Pedro Apóstolo (2005*)

CNPJ: 05.321.575/0027-69

Pe. Luís Maria Oliveira Nascimento

Av. Charles Assad, S/N, Centro

CEP: 68645-000 – Telefone: Sec. (91) 3803-1220

CEB's: Urbanas 02 e Interior 23

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.4. Bragança do Pará

       8.4.1. Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Catedral (1786*)

CNPJ: 05.321.575/0002-00

Pe. Raimundo Elias de Sousa

Pe. Mayro Christyan Brito de Araújo

Trav. João XXIII, S/N, Centro

CEP: 68600-000 – Telefone: Sec. (91) 3425-1520

CEB's: Urbanas 12 e Interior 27

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.4.2. Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1977*)

Clerigos Regulares de São Paulo

CNPJ: 05.321.575/0015-25                    

Pe. Raimundo Silvio M. Jarquez, CRSP

Pe. Antônio M. Neto, CRSP

Av. Nazeazeno Ferreira, S/N, Perpétuo Socorro

CEP: 68600-000 – Telefone: Sec. (91) 3425-2114

CEB's: Urbanas 08 e Interior 17

Site: www.perpetuosocorrobraganca.com.br

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.4.3. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1977*)

CNPJ: 05.321.575/0014-44

Pe. José Calazans Pinheiro Correa

Pe. José de Arimatéia da Silva

Tv. Lauro Sodré, S/N, Centro

CEP: 68600-000 – Telefone: Sec. (91) 3425-2396

CEB’s: Urbanas 06 e Interior 48 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

      8.4.4.Paróquia São João Batista (2018*)

Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho

Pe. Luciano Tomaz

End: Rua São João Batista, s/nº - Vila Sinha

Praça São João Batista

CEP 68600-000  Bragança-PA

CEB’s: Urbanas: 05 e Rurais: 12

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

            

8.5. Cachoeira do Piriá

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (2005*)

CNPJ: 05.321.075/0026-88

Pe. Deusamado Moura

Rua Presidente Médici, 102, São José

CEP: 68170-000 – Telefone:

CEB’s: Urbanas 04 e Interior 38

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.6. Capitão Poço

Paróquia Santo Antônio Maria Zaccaria - Santuário (1982*)

 Clerigos Regulares de São Paulo

CNPJ: 05.321.575/0006-34

Pe. Benedito Moura, CRSP

Pe. Marcone, CRSP

Praça da Matriz, S/N, Centro

CEP: 68650-000 – Telefone: Sec. (91) 3468-1842 / Casa (91) 3468-1143

CEB’s: Urbanas 22 e Interior 64

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.7. Dom Eliseu

       8.7.1. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (1979*)

CNPJ: 05.321.575/0017-97

Pe. Manoel de Oliveira Soares Filho

Avenida JK, 231, Centro

CEP: 68633-000 – Telefone: Sec. (94) 3335-2909 / Casa (94) 3335-2677

CEB ’s: Urbanas 13

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.7.2. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2010*)

CNPJ: 05.321.575/0031-45

Pe. Márcio Pinheiro de Almeida

Av. Getúlio Vargas, S/N, Centro, Itinga - PA

CEP: 68633-000 – Telefone: (99)3531-5301

CEB's: Urbanas 03 e Interior 04

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

      

8.8. Garrafão do Norte

Paróquia de São Francisco de Assis (1993*)

CNPJ: 05.321.575/0019-59

Pe. José Sidney Felintro de Oliveira

Praça da Matriz, S/N, Centro

CEP: 68665-000 – Telefone: Sec. (91) 3434-4124

CEB's: Urbanas 04 e Interior 27

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

        

8.9. Ipixuna do Pará

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2005*)

CNPJ: 05.321.575/0024-16

Pe. Fernando Dutra de Oliveira

Pe. José Silva Borges (Diocese de Oeiras - PI)

Av. Presidente Vargas, 750, Centro

CEP: 68637-000 – Telefone: Sec. (91) 3811-2382                          

CEB's: Urbanas 04 e Interior 45

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.10. Irituia

Paróquia de Nossa Senhora da Piedade (1757*)

CNPJ: 05.321.575/0005-53

Pe. Aldo Fernandes da Rocha

Pe. Manoel Oliveira Lopes

Praça Getúlio Vargas, S/N, Centro

CEP: 68655-000 – Telefone: (91) 3443-1162

CEB's: Urbanas 06 e Interior: 105

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.11. Mãe do Rio

Paróquia de São Francisco de Assis (1993*)

CNPJ: 05.321.575/0004-72

Pe. Francisco da Silva Ribeiro

Pe. Jerônimo Sousa de Jesus

Av. Castelo Branco, 576, Centro

CEP: 68675-000 – Telefone: (91) 3444-1612

CEB's: Urbanas 16 e Interior: 57

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.12. Nova Esperança do Piriá

Paróquia de Nossa Senhora da Divina Providência (2005*)

CNPJ: 05.321.575/0022-54

Pe. Antônio Ronaldo Aves Nunes

Rua João Paulo II, S/N, Centro

CEP: 68618-000 – Telefone: Sec. (91) 3817-1109

CEB's: Urbanas 05 e Interior 36

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.13. Ourém

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (1930*)

CNPJ: 05.321.575/0003-91

Pe. Valdecy Santana de Oliveira

Praça Lauro Sodré, 108, Centro

CEP : 68640-000 – Telefone: (91) 3467-1214

CEB's: Urbanas 04 e Interior 21

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.14. Paragominas

       8.14.1.  Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (1962*)

CNPJ: 05.321.575/0018-78

Pe. Maurício Soares de Sousa                

Pe. Gleison José Brito Matos

Rua Monte Líbano, 57, Centro, Cx. Postal 134

CEP: 68625-970 – Telefone: (91) 3729-1253 / 99978-2587

CEB's: Urbanas 10 e Interior 14

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.14.2.  Paróquia São José (2010*)

CNPJ: 05.321.575/0032-26

Pe. José Maeldon da Silva

Rua São Marcos, 303, Nagibão, Cx. Postal 335

CEP: 68625-970 – Telefone: (91) 3738-1573

CEB's: Urbanas 04 e Interior 19

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.14.3.  Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (2016*)

Pe. Edson Lobo de Lima

Av. Agenor Alves de Sousa, 1052, Promissão I

CEP: 68628-030 – Telefone:

CEB's: Urbanas 09 e Interior 08

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.15. Rondon do Pará

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1972*)

CNPJ: 05.321.575/0016-06

Pe. Juracy Reis de Matos

Pe. Luís Carlos Figueiredo  

Rua Nossa Senhora Aparecida, 79, Centro

CEP: 68638-000 – Telefone: Sec. (94) 3326-1399 Casa: (94) 3326-3192

CEB's: Urbanas 11 e Interior 20

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.paroquiaderondon.com.br

 

8.16. Santa Luzia do Pará

Paróquia de Santa Luzia (1970*)

CNPJ: 05.321.575/0008-04

Pe. Fábio Lanôa de Nazaré

Rua Magalhães Barata, 52

CEP: 68644-000 – Telefone: Sec. (91) 3445-1533

CEB's: Urbanas 13 e Interior 42

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.17. São Miguel do Guamá

       8.17.1. Paróquia de São Miguel Arcanjo (1935*)

Clerigos Regulares de São Paulo

CNPJ: 05.321.575/0010-10

Pe. José Andraci Souza Rocha, CRSP

Pe. José Giambelle, CRSP

Pe. Rozinei Silva, CRSP

Rua Justo Chermont, 1046, Centro

CEP: 68660-000 – Telefone: Sec. (91) 3446-1136

CEB's: Urbanas 25 e Interior 40

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.17.2. Paróquia Cristo Crucificado (2012*)

CNPJ: 05.321.575/0033-07

Pe. Gilsomar de Jesus Monteiro Silva

Pe. José Maria Guimarães Ramos

Rua Frei Miguel de Bulhões, S/N, Padre Ângelo

CEP: 68.660-000 – Telefone: (91) 98072-2368

CEB's: Urbanas 16 e Interior 15

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.18. Tracuateua

Paróquia de São Sebastião (1977*)

CNPJ: 05.321.575/0020-92

Pe. Carlos Afonso da Silva Lima

Praça Jarbas Passarinho, S/N, Centro

CEP: 68647-000 – Telefones: Sec. (91) 3485-1219

CEB's: Urbanas 05 e Interior 48

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.19. Ulianópolis

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (2005*)

CNPJ: 05.321.575/0025-05

Pe. João Ribeiro da Cunha

Dom Luís Ferrando

Avenida Presidente Vargas, 750, Centro

CEP: 68682-000 – Telefone: (91) 3726-1692

CEB's: Urbanas 06 e Interior 10

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8.20. Viseu

       8.20.1. Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (1908*)

CNPJ: 05.321.575/0009-87

Pe. Fagner Alves da Silva

Praça da Matriz, S/N, Centro

CEP: 68620-000 – Telefone: Sec. (91) 3429-1537

CEB's: Urbanas 05 e Interior 24

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.20.2. Paróquia São Francisco de Assis (2010*)

CNPJ: 05.321.575/0029-20

Pe. José Ronaldo Barroso

Irmão Klodoaldo Kariolando da Costa

Praça São Francisco, S/N, Centro - Açaiteua

CEP: 68620-000 – Telefone: Sec. (91) 8733-7555

CEB's: Urbanas 06 e Interior 32

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

       8.20.3. Paróquia Nossa Senhora do Rosário (2012*)

CNPJ: 05.321.575/0028-40

Pe. Rômulo Tadeu Pereira de Oliveira

Rua Principal, S/N, Centro - Curupaiti / BR 308, Km 64  

CEP: 68620-000 – Telefone: Sec. (91) 3874-2062

CEB's – Urbanas 04 e Interior 21

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

9 - HOSPITAIS

9.1 – Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria – Bragança - PA

Presidente: Dom Jesus Maria Cizaurre

Superintende: Ir. Estelina de Oliveira

CNPJ: 05.320.403/0001-31

Av. Nazeazeno Ferreira, S/N, Padre Luís

CEP: 68600-000 Telefone (91) 3425-2113

 

9.2 - Hospital das Bem-Aventuranças – Viseu - PA

Presidente: Dom Jesus Maria Cizaurre

            Superintende: Ir. Estelina de Oliveira

CNPJ: 05.321.575/0021-73

Rua da Piçarreira, S/N, Mangueirão

CEP: 68620-000 Telefone: (91) 3429-169 / 3429-1242

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

10 - ÓRGÃOS DIOCESANOS DE COMUNICAÇÃO

10.1. Fundação Educadora de Comunicação

Rádio Educadora AM – Onda Média - 1390 Khz

AM Onda Tropical – 4825 Khz

Rádio Educadora de Bragança FM 106,7

CNPJ: 05.320.239/0001-62

Coordenador: Pe. José de Arimateia        

Diretor: Pe. Maurício Soares      

Rua 13 de Maio, S/N, Centro, Bragança do Pará - PA

CEP: 68600-000  Fax: (91) 3425-1702

Telefones: (91) 3425-1295 / 3425-1429 / 3425-1974

 

10.2. TV Educadora

Coordenador: Pe. José de Arimateia       

Diretor: Pe. Maurício Soares      

Rua 13 de Maio, S/N, Centro, Bragança do Pará - PA

CEP: 68600-000  Fax: (91) 3425-1702

Telefones: (91) 3425-1295 / 3425-1429 / 3425-1974

 

10.3. Portal da Diocese na internet

 www.diocesedebragancapa.org.br

Responsável: Francisco Edielson Pereira dos Santos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 11. PASTORAIS – MOVIMENTOS – SERVIÇOS

11.1. Pastoral Carcerária

Assessor Diocesano: Ir. Marilda Teixeira Moreira

CEL: (91) 98315-4443 / 98721-5140

Coordenadora: Cláudia Cristina P de Sousa - Bragança

Paróquia N. Sra. do Rosário - (91) 3425-3700 / 98167-7838

 

11.2. Pastoral Catequética

Assessora Diocesana: Ir. Kelly Simone - (91) 98106-5136 / 98874-0522

Casa Geral das Missionárias de Santa Terezinha Bragança - PA

               

11.3. Pastoral da Criança

Coordenara Diocesana: Ir. Rute Helena da Silva Pinheiro - Bragança

Casa Geral das Missionárias de Santa Terezinha Bragança - PA

(91) 3425-1230

 

11.4. Pastoral da Juventude

Assessora: Ir. Regina Silva

Cel: (91)98241 8636

Coordenadora da PJ: Deuziane Sousa

Cel: (91) 992369313

         

11.5. Conselho Pastoral de Pescadores (CPP)

Assessor: Iricina Aviz de Oliveira

Coordenadora: Telma – Ajuruteua (Bonifácio) – Bragança

 

11.6. Pastoral do Dízimo

Assessor Pe. Carlos Afonso da Silva Lima

Paróquia São Sebastião - Tracuateua - PA

Coordenadora Diocesana: Gorete Conde - (91) 98194-1398

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Bragança

 

11.7. Pastoral da Pessoa Idosa

Assessor: Jandira Gasperin

Coordenação Diocesana: Maria Benedita – Bragança

 

11.8. Pastoral Familiar

11.8.1. Assessor Diocesano:

Pe. Raimundo Elias de Souza

Cel: (91) 3425 1520

 

11.8.2. Casal Coordenador:  Pedro da Silva Matos e Maria Oneide da S. Matos

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Bragança

Cel. (91) 98150 6624 e (91) 98103 1177.

 

11.8.3. Casal Vice-Coordenador: Josemir dos Santos e Maria de Jesus.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Bragança

Cel: (91) 99925 5843 e (91) 98388 1458

     

11.8.4. Casais Distritais:

Distrito I: Walternir Correa e Iracema Mendes

Paróquia Nossa senhora do Rosário - Bragança

Cel: (91)98195 0040 / 99616 8524

Vice coordenador: Raimundo Nonato e maria Letícia (N. S.Rosário – Bragança)

Cel: (91) 98753 5963 / 98262 5007

 

Distrito II: José Marcos Morais e Francisca Mariana                      

Paróquia N. Senhora da Conceição - Ourém

Cel:(91) 98223 1041 / 98297 0000

                          

Distrito III: José Aurélio e Joelma Reis

Paróquia São Francisco de Assis – Mãe do Rio

Cel: (91) 98352 5454 / 98705 2152

Vice Coordenador: José Antônio e Maria Parnaíba

Paróquia São Francisco de Assis – Mãe do Rio

Cel: (91) 98045 5591 / 98299 5705

 

Distrito IV: José Neuton e Magda Ruth

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Paragominas

Cel: (91) 98860 1554 / 98463 4080

Vice Coordenador: Valdenir de Souza e Maria Paiva

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Paragominas

Cel: (91) 99614 3328 / 98714 8805

 

11.9. Pastoral Litúrgica

Assessor Diocesano: Pe. José Calazans Pinheiro Corrêa – Bragança

Auxiliar: Ir. Kelly Simone – Bragança / Casa Geral das M. de Sta. Terezinha

 

11.10. Pastoral Missionária

Assessor Diocesano: Pe. Gerenaldo M. Bezerra de Carvalho – Bragança

 

11.11. Pastoral Vocacional

Assessores Diocesanos: Pe. José Valdir Silva do Carmo e Pe. Luciano Tomaz

Seminário Paulo VI – Ananindeua - PA

 

11.12. Apostolado da Oração

Diretor Espiritual Diocesano: Pe. Valdecy Santana de Oliveira

Paróquia N. Sra. da Conceição - Ourém

 

11.13. Movimento de Cursilho de Cristandade

Assessor Diocesano: Pe. Gilsomar de Jesus Monteiro Silva         

Coordenador: Benedito Leonardo – Bragança

 

11.14. Encontro de Casais com Cristo – ECC

Diretor Espiritual: Pe. Gerenaldo M Bezerra de Carvalho – Bragança

Casal Coordenador: Arimatéia Andrade Sales e Nazaré de Nazaré Cavalcante

Setor A: José Wilson e Márcia Regina

Setor B: Adelmo Paulino e Narcisa Edineia

Setor C: Lucas Tarcísio e Maria Isabel

Setor D: Antônio Reinaldo Batista e Alda Trindade

 

 11.15. Guardas de Nazaré

Diretores Espirituais:   Pe. Gerenaldo M. Bezerra de Carvalho – Bragança

Pe. Deusamado Moura – Itinga

 

11.16. Irmãos do Santíssimo Sacramento

Assessor Diocesano: Pe. Raimundo Elias


11.17. Infância Missionária

Assessora: Ir. Joana Paula Jucá de Oliveira

Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Terezinha do Menino Jesus

Bragança do Pará - PA

 

11.18. Renovação Carismática Católica - RCC

Assessor Diocesano: Pe. Gilsomar de Jesus

Coordenação Diocesana: Silvana do Socorro da Silva

 

11.19 Casa das Misericórdias

Obras de Misericórdia

Coordenadora: Ir. Marilda

Assessores: Dom Jesus Maria e Pe. Raimundo Elias

 

11.20 - Cáritas Diocesana

Secretária executiva: Maria das Graças Ramos

Cel: (91) 98882-9918

 

11.21 – Comissão de Justiça e Paz (CJP)

Coordenação: Anderson Danilo Lopes

Joana Darc de Vasconcelos

 

11.22 Pastoral da Sobriedade

Assessor: Pe. José Maeldon da Silva

Coordenação: Maria José Martins Rodrigues

                                               

 12. CASAS DE FORMAÇÃO E RETIRO

12.1. Centro Pastoral Guadalupe (EFAC)

Responsável: Pe. Luciano Tomaz de Oliveira

Rodovia Bragança, Capanema, Km 2 - Bragança do Pará

CEP: 68600-000 – Telefone: (91) 3425-3968

Cel: (91) 982284019

 

12.2. Casa de Retiro São Francisco

Santa Luzia - PA

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (91) 3445-1533

 

12.3. Centro Comunitário Pe. Marino Conti

Irituia – PA

Fone: (91) 3443-11162

 

12.4. Centro de Encontro São Francisco

Mãe do Rio - PA

Fone: (91) 3444-1612

 

12.5. Cenóbio Horeb

Rodovia Viseu - Bragança, Km 11 – Viseu – PA

Fone: (91) 3429-1537

 

12.6. Sitio Rainha da Paz

Paragominas – PA

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (91) 3729-1253

 

12.7. Sítio Nossa Senhora da Glória

Bragança - PA

Fone: (91) 3425-1177

 

13. CASA DE FORMAÇÃO PRESBITERAL

13.1. Seminário Maior Paulo VI – Filosofia e Teologia

CNPJ: 05.321.575/0011-00

Reitor: Pe. José Valdir Silva do Carmo

Formador: Aldeci Teixeira de Moraes

Travessa São Benedito, 219, Jaderlândia, Ananindeua - PA

CEP: 67013-120 – Telefone: (91) 3235-2195

 

13.1.1. Seminário São João XXIII – Propedêutico

Reitor: Pe. Luciano Tomaz de Oliveira

Rodovia Bragança - Capanema, Km 2 - Bragança do Pará

CEP: 68600-000

Cel: (91) 982284019

      

13.2. Seminaristas da Diocese De Bragança

PROPEDEUTICO

  • Giovanni Brito da Silva – Bragança
  • Francisco Alan Alves – Bonito
  • Antônio Jean da Silva Souza – Ipixuna
  • Antônio Wellinton Silva do Nascimento – Paragominas
  • Lucas Brito Fernandes – Santa Luzia
  • Samuel Rebouças da Silva – Santa Luzia
  • Antônio Cláudio Monteiro do Nascimento – Mãe do Rio
  • Geovane dos Santos Leite – Tracuateua
  • Elison – Ourém

 

FILOSOFIA

  • Vagner Soares – Mãe do Rio
  • Joseph – Paragominas (Nagibão)
  • Douglas – Nova Esperança do Piriá
  • Edson Bezerra de Souza – Curupaiti (2º Ano)
  • Esron Luis Mais Oliveira – Viseu (2º Ano)
  • Francisco Ferreira Soares – Bragança (2º Ano)
  • Carlos Eduardo Alves da Silva - Paragominas (3º Ano)
  • Solano Santos Pereira – Paragominas (3º Ano)
  • Wemerson José Oliveira Moura – Mãe do Rio (3º Ano)

 

TEOLOGIA

  • Lucas Romano – Irituia (1º Ano)
  • Luís Cassiano de Sousa – Bragança (1º Ano)
  • Antônio Carlos Ribeiro de Souza – Mãe do Rio (2º Ano)
  • Gilmar Rodrigues da Silva – Dom Eliseu (2º Ano)
  • Gustavo Teixeira Oliveira – Dom Eliseu (2º Ano)
  • Manoel Teodoro Silva de Oliveira – Irituia (2º Ano)
  • Ivo dos Santos Lima – Santa Luzia (2º Ano)
  • Pablo Misley Silva de Oliveira – Mãe do Rio (2º Ano)
  • Aleuto Junior de Oliveira – Bragança (3º Ano)
  • Manoel Flávio Rodrigues Nascimento – Bonito (4º Ano)
  • Marcelo Monteiro de Aguiar – Mãe do Rio (4º Ano)
  • José Fernando Brito – Bragança (4º Ano)

 

 SEMINARISTAS QUE ESTÃO NA ITÁLIA

  • José Ricardo Araújo da Silva – Mãe do Rio – (3º Ano Teologia)
  • Ricardo de Brito Sousa – Itinga – (3º Ano Teologia)
  • Lenilson Ferreira Brito – Augusto Corrêa – (4º Ano Teologia)

 

 14. CASAS RELIGIOSAS MASCULINAS (4 casas).

14.1. Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas)

Casa São Francisco Xavier Bianchi

Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, S/N

CEP: 68600-000 – Bragança do Pará – PA

Telefone: (91) 3425-1431

 

14.2. Clérigo Regulares de São Paulo (Barnabitas)

Residência Paroquial Santo Antônio Maria Zaccaria

Praça da Matriz, S/N

CEP: 68650-000 – Capitão Poço - PA

Telefone: (91) 3468-1143

 

14.3. Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas)

Residência Paroquial São Miguel Arcanjo

Rua Justo Chermont, 1046, Centro

CEP: 68660-000 – São Miguel do Guamá - PA

Telefone: (91) 3446-1136 / 1162

      

14.4 Instituto Pequenos Imrãos do Ss. Sacramento

Residencia Paroquia: Açaiteua

Praça São Francisco

CEP: 68620-000   Viseu-PA

 

 

15. CASAS RELIGIOSAS FEMININAS (21 casas)

15.1.    Casa Geral Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Av. Mal. Floriano Peixoto, 1848, Centro

CEP: 68600-000      Bragança-PA

Telefone: 3425-1732

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

15.2.   Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade dos Santos Anjos

CEP: 68600-000 – Cariambá – Zona Rural    Bragança-PA

 

15.3.    Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora da Glória

Passagem Na. Sra. da Glória, S/N, Samaumapara

CEP: 68600-000     Bragança-PA

Telefone: (91) 3425-1177

 

15.4.   Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo

Av. Nazeazeno Ferreira, S/N, Perpétuo Socorro

CEP: 68600-000     Bragança-PA

Telefone: (91) 3425-1331

 

15.5.   Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade São Francisco

Passagem Na. Sra. da Glória, S/N, Samaumapara

CEP: 68600-000     Bragança-PA

Telefone: (91) 3425-2037

 

15.6.    Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade São José – Casa 1

Passagem Na. Sra. da Glória, S/N, Samaumapara

CEP: 68600-000     Bragança-PA

 

15.7.    Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Instituto Santa Teresinha

Praça das Bandeiras, S/N, Centro 

CEP: 68600-000      Bragança-PA

Telefone: (91) 3425-1128

 

15.8. Congregação das Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Teresinha (Teresitas)

Rua São João Batista - Bairro Perpétuo Socorro III

Caixa Postal 37

CEP: 68600-000     Bragança-PA

 

15.9.    Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora da Divina Providência

Rua Virgílio Aguiar, 394, Tatajuba

CEP: 68650-000      Capitão Poço-PA

Telefone: (91) 3468-1959

 

15.10. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Rua Gonçalves Dias, 91, Esplanada

CEP: 68633-000      Dom Eliseu-PA

Telefone: (91) 3335-1113

 

15.11.  Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Santa Cecília

Rua José Malcher, 134, Centro

CEP: 68665-000   Garrafão do Norte-PA

 

15.12. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora da Piedade

Rua Vinte e nove de dezembro, S/N, Centro 

CEP: 68655-000      Irituia - PA

Telefone: (91) 3443-1166

 

15.13. Congregação das Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Teresinha (Teresitas)

  1. Presidente Vargas, 765

CEP: 68637-000      Ipixuna do Pará-PA

Telefone: (91) 99315-3133

      

15.14. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade do Cenáculo

Av. Bernardo Sayão, 185, Centro

CEP: 68675-000     Mãe do Rio - PA

Telefone: (91) 3444-1208

 

15.15. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Noviciado Santa Teresinha

Av. Pe. Ângelo Moretti, 227, Centro

CEP: 68640-000   Ourém – PA

Telefone: (91) 3467-1146

 

15.16. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Santa Teresinha

Av. Pe. Ângelo Moretti, 227, Centro

CEP: 68640-000   Ourém – PA

Telefone: (91) 3467-1114

 

15.17. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Nossa Senhora do Sorriso

Rua Rui Barbosa, 127, Centro 

CEP: 68625-230      Paragominas - PA

Telefone: (91) 3729-1357

 

15.18. Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo

Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo

Comunidade Eclesial de Base

Tv. Fernando Ferrari

CEP: 68644-000       Santa Luzia do Pará – PA

 

15.19. Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue

Instituto Santo Antônio Maria Zaccaria

Rua Justo Chermont, 1046, Centro

CEP: 68660-000       São Miguel do Guamá - PA

Telefone: (91) 3346-1330

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

15.20. Congregação das Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Teresinha (Teresitas)

Rua Pe. Vitório 375, Perpétuo Socorro

CEP: 68660.000       São Miguel do Guamá - PA

Telefone: (91) 98071-0225

 

15.21. Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Comunidade Irmã Beatriz – Hospital das Bem-Aventuranças

Rua da Piçarreira, S/N, Mangueirão

CEP: 68620-000         Viseu-PA

Telefone: (91) 3429-1770

 

16. CLERO DA DIOCESE DE BRAGANÇA

 

16.1. Padres Diocesano

N

Padre

Nascimento

Ordenação

Cidade de atuação

01

Aldeci Teixeira de Moraes

14/03/1982

25/11/2012

Ananindeua/Seminário

02

Aldo Fernandes da Rocha

25/08/1970

26/11/1995

Irituia

03

Antonio Ronaldo Alves Nunes

25/12/1967

21/11/1999

Nova Esp. Piriá

04

Carlos Afonso da Silva Lima

06/10/1970

21/11/2004

Traquateua

05

Deusamado Carmo Moura

27/08/1965

07/01/1993

Cachoeira do Piriá

06

Edson Lobo de Lima

15/09/1987

17/08/2013

Paragom/ S. Teresinha

07

Enilton Ferreira Corrêa

27/05/1973

19/11/2005

Augusto Correa

08

Fabio Lanôa de Nazaré

03/10/1980

23/11/2008

Santa Luzia

09

Fagner Alves da Silva

18/05/1992

27/11/2016

Viseu

10

Fernando Dutra de Oliveira

14/11/1987

25/11/2012

Ipixuna do Pará

11

Francisco da Silva Ribeiro

09/03/1969

21/11/1998

Mãe do Rio

12

Gerenaldo Messias B. de Carvalho

13/04/1967

01/05/1994

Bragança/S. J. Batista

13

Gilsomar de Jesus Monteiro

01/06/1974

22/11/2009

São Miguel do Guamá

14

Gleison José Brito de Matos

13/04/1986

28/01/2018

Paragominas/ Sagrado

15

Jerônimo Sousa de Jesus

30/09/1957

24/11/1991

Mãe do Rio

16

João Ribeiro da Cunha

18/05/1964

23/11/1997

Ulianópolis

17

José Calazans Pinheiro Correa

27/08/1958

02/03/2003

Bragança/sagrado

18

José de Arimatéia da Silva

09/04/1980

25/06/2006

Bragança/ Rád. Educad.

19

José Maeldon da Silva

27/01/1988

24/11/2013

Paragominas / São José

20

José Maria Guimarães Ramos

15/08/1979

05/08/2007

São Miguel do Guamá

21

José Sidney Felintro de Oliveira

15/04/1977

17/11/2007

Garrafão do Norte

22

José Valdir Silva do Carmo

14/07/1981

05/08/2007

Ananindeua / Seminário

23

Juarez Reis de Matos

15/10/1980

22/11/2009

Aurora do Pará

24

Juracy Reis de Matos

29/04/1967

21/11/1999

Rondon do Pará

25

Luciano Tomaz de Oliveira

12/07/1984

23/11/2014

Bragança/ seminário

26

Luís Carlos Figueiredo

03/02/1984

07/08/2011

Rondon do Pará

27

Luiz Maria Oliveira do Nascimento

26/09/1954

25/03/1984

Bonito

28

Manoel de Oliveira Lopes

04/04/1953

17/06/1990

Irituia

29

Manoel de Oliveira Soares Filho

25/09/1965

26/09/1993

Dom Eliseu

30

Marcio Pinheiro de Almeida

27/07/1976

19/11/2005

Itinga

31

Mauricio Soares de Sousa

18/12/1964

02/04/1989

Paragominas/ Sagrado

32

Mayro Christyan Brito de Araujo

22/01/1988

27/10/2012

Bragança / Catedral

33

Raimundo Elias de Sousa

01/11/1975

01/08/2004

Bragança / Catedral

34

Romulo Tadeu Pereira

21/07/1979

21/11/2004

Viseu / Curupaiti

35

Valdecy Santana de Oliveira

15/02/1968

26/11/1995

Ourém

 

16.2. Padres não-incardinados a serviço da Diocese:

N

Padre

Nascimento

Ordenação

Cidade de atuação

01

José Silva Borges

11/08/1963

06/06/1992

Ipixuna do Pará

 

16.3. Clero Religioso:

N

Padre

Nascimento

Ordenação

Cidade de atuação

01

Pe.  José Giambelle, CRSP

28/12/1933

21/12/1958

São M. do Guamá/ S. M. Arcanjo

02

Pe.  José Andracy Souza, CRSP

22/11/1974

17/12/2005

São M. do Guamá/ S. M. Arcanjo

03

Pe. Rosinei Silva, CRSP

28/10/1985

14/01/2017

São M. do Guamá/ S. M. Arcanjo

04

Pe. Luís Marcone, CRSP

02/05/1985

27/01/2017

Capitão Poço

05

Pe.  Benedito M. Cruz, CRSP

14/12/1971

17/12/2005

Capitão Poço

06

Pe. Antônio Oliveira Neto, CRSP

17/05/1971

06/01/2001

Bragança

07

Pe. Ronaldo Barroso, IPISS

12/07/1971

22/06/2008

Açaiteua/São Francisco

08

Pe. Raimundo Silvio Jaques, CRSP

11/01/1956

22/02/1992

Bragança

 

16.4 DIACONOS PERMANENTES  

     

  1. Paróquia N. Sra. do Rosário / Bragança:

- Benedito Lázaro Rodrigues

- Manoel Vieira de Sousa

 

  1. Paróquia Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro / Bragança

- Jackson Arnaldo Alves dos Santos

- José Elson Lopes de Sousa

- Marinaldo Edilson Ataíde Kato

 

  1. Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Bragança

- Manoel de Brito Fernandes

 

  1. Paróquia Sto. Antonio M. Zacaria / Capitão Poço

- Vicente de Paula Carlos Rodrigues

 

  1. Paróquia N. Sra. Aparecida / Dom Eliseu

- Edgar Bonatto

- José Antônio Fracalossi

 

  1. Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro / Dom Eliseu - Itinga

- Anésio Destro

- Marcelo da Silva Sousa

- Valdeli Alves Pereira

 

  1. Paróquia S. Francisco de Assis / Garrafão do Norte

- Antônio Marreira Ricardo

 

  1. Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Paragominas

- Álvaro Augusto Gonçalves da Mota

- Edmário Callou

- Hermes Lucio da Cruz Carmo

- João Maria de Aviz Brito

- Raimundo Gomes do Nascimento

- Warlisson Rocha Bentes

- Welder Maciel Oliveira de Araujo

 

  1. Paróquia Santa Teresinha/ Paragominas

- Cláudio Roberto Ferreira dos Reis

- Flávio dos Santos Garajau

- José Wilson Alves de Lima Silva

 

  1. Paróquia N. Sra. Aparecida / Rondon do Pará

- Antônio Carvalho Rodrigues

- Marcelo dos Santos

 

  1. Paróquia Cristo Crucificado / São Miguel do Guamá

- José Otávio de Lima

           

  1. Paróquia S. Miguel Arcanjo / São Miguel do Guamá

- José Nazaré Barbosa de Souza

- Orlando Lima de Carvalho

 

17. ACONTECIMENTOS MARCANTES DA HISTÓRIA DE NOSSA DIOCESE

14/04/1928 – Papa Pio XI, com a Bula “Romanus Pontifex”, erige a Prelazia Nossa Senhora da Conceição do Gurupi, confiando-a à Congregação dos Padres Barnabitas, sendo o território desmembrado integralmente da Arquidiocese de Belém-PA.

 

01/09/1929 – Mons. Francisco Richard é nomeado Administrador Apostólico da Prelazia. Interinamente, até à tomada de posse de Mons. Richard foi nomeado como Administrador Apostólico, Dom Irineu Joffily, Arcebispo do Pará.

 

06/01/1930 – Mons. Richard, em Ourém, toma posse da Prelazia, estabelecendo Pe. Ângelo Moretti como vigário de Ourém e Pe. Eliseu Coroli como encarregado da Paróquia de Irituia.

 

22/01/1930 –  Mons.  Richard vai a Viseu para dar posse como vigário ao Pe.Leopoldo Gerosa, deixando Pe. Roque Carenzi como seu coadjutor.

 

30/01/1930 – Dom Irineu Joffily dá a Mons. Richard a jurisdição sobre as paróquias de São Miguel, São Domingos e Sant'Ana, não compreendidas nos limites marcados pela Bula. Mons. Richard, por sua vez, designou Pe. Eliseu como responsável das três paróquias.

 

03/02/1934 –  Decreto da Congregação Concistorial anexando definitivamente à Prelazia quatro paróquias:  Bragança, São Miguel, São Domingos e Sant'Ana do Capim.  Este decreto muda também o nome a sede e a padroeira da Prelazia, passando a se chamar de PRELAZIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DO GUAMÁ, com sede em Bragança do Pará.

 

30/06/1937 – Mons. Richard, doente, vai para a Europa deixando Pe. Eliseu Coroli como seu substituto; mas Pe. Eliseu, doente também na mesma data viaja para a Itália, substabelecendo poderes ao Pe. Ângelo Moretti.

 

09/12/1937 – Nomeação do novo Administrador Apostólico: Mons. Eliseu Coroli. Chegada da Itália e tomada de posse de Mons. Eliseu Coroli como Administrador Apostólico.

 

30/12/1937 –  Dom Antônio Lustosa, arcebispo de Belém, como medida de emergência, nomeia Pe. Moretti como Vigário Capitular da Prelazia.

 

12/08/1938 – Chegam a Bragança, juntamente com Dom Eliseu Coroli, as primeiras Irmãs do Preciosíssimo Sangue.

 

05/07/1940 – Inauguração da nova Matriz de Ourém.

 

13/08/1940 – O Papa Pio XII nomeia Pe. Eliseu Coroli Bispo Prelado do Guamá, com o título de “Zama Maior”.

 

13/10/1940 – No Rio de Janeiro, sagração Episcopal de Dom Eliseu.

 

06/01/1941 – Tomada de posse de Dom Eliseu Coroli como Prelado do Guamá, na Igreja Prelatícia de Bragança.

 

28/12/1942 – Dom Eliseu é obrigado a “vender” para a 8ª Região Militar, ao preço de Cr$ 600,000,00 o Colégio Santa Terezinha, onde irão se abrigar os soldados do 35° Batalhão Caçadores, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

30/01/1944 - Colação de Grau da primeira turma de Normalistas do Instituto Santa Teresinha.

 

09/03/1944 – O Comando da 8ª Região Militar devolve o prédio do Instituto Santa Teresinha, exigindo, porém, uma compensação de Cr$300,000,00 pelas obras de construção nele realizadas.

 

25/03/1944 – Instalação das Irmãs Preciosinas em São Miguel do Guamá.

 

06/02/1945 – Dom Eliseu, aproveitando a presença de todos os padres que tinham vindo para o Retiro Espiritual anual, realiza na Igreja Matriz, o Solene ATO DE CONSAGRAÇÃO DA PRELAZIA AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA.

 

16/05/1945 – No Colégio dos Barnabitas, morre o Mons. Francisco Richard, 1° Administrador Apostólico da Prelazia.

 

18/05/1946 –  Dom Eliseu reza missa campal no local onde será construída a Maternidade Mãe da Divina Providência, e benze a primeira pedra. O terreno fora doado à Prelazia pelo bragantino Cel. Aloísio Ferreira.

 

07/07/1947 – A Irmandade de São Benedito aprova o novo estatuto que transforma a Irmandade Religiosa em Sociedade Civil.

 

20/03/1948 – Dom Eliseu leva à Ourém as professoras: Edith Sousa - de Bragança, e Ângela Rigamonti, italiana e prima de Pe. Miguel Giambelli, para auxiliarem o Pe. Miguel na pastoral.  Foi como que, o lançamento da pedra fundamental da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus.

 

21/09/1948 – O Ministério de Educação e Saúde aprova a construção do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria e auxilia com Cr$ 1,000,000,00 (Um milhão de cruzeiros). Os trabalhadores iniciaram a construção em janeiro de 1949.

 

24/07/1952 – Após ter organizado o “Tributo Sagrado” em todas as paróquias da Prelazia, Pe. Miguel, Pe. Machado e Pe. Valentino iniciam, em Viseu, as pregações eucarísticas como preparação ao Congresso Eucarístico da Prelazia.  Pe.  Miguel coordenou a pregação das missões nas 31 principais capelas da Prelazia.  Sendo auxiliado por um ou dois padres que se revezavam a cada paróquia.

 

06/11/1952 – Inauguração Solene da Maternidade e do Hospital da Prelazia.

 

02/02/1953 – Pe. Miguel é nomeado Vigário-Geral da Prelazia.

 

07/07/1953 – De 3 a 5 de julho realizou-se em Bragança, o Congresso Eucarístico da Prelazia do Guamá, em adesão e como preparação ao 6° Congresso Eucarístico Nacional, a realizar-se em Belém de 11 a 16 de agosto.

 

02/10/1953 – Bragança recebe, jubilosa e solenemente, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal permanecendo até o dia 5. 

 

19/03/1955 – Benção da primeira pedra da nova Igreja Matriz de Irituia.

 

05/02/1957 –  Inauguração da nova Casa dos Padres, atual residência Episcopal, abrigando todos os padres da Prelazia, na ocasião do Retiro Espiritual.

 

02/08/1957 – As Irmãs Preciosinas retiram-se do Colégio Santa Teresinha e da cidade de Bragança.

 

27/01/1958 – Na reunião anual dos padres, é decidida a organização da Rádio Educadora e do SERB. Pe. Miguel é encarregado de sua realização.

 

12/07/1959 – Benção Solene da primeira pedra da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bragança.

 

12/11/1960 – Inauguração da Rádio Educadora de Bragança.

 

17/04/1961 – Aula Inaugural das escolas radiofônicas do SERB.

 

20/05/1962 – Inauguração do Seminário de Santo Alexandre de Sauli.

 

10/09/1962 – Criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Paragominas.

 

11/10/1962 – Em Roma, inicia-se o Concilio Ecumênico Vaticano II, com a participação de Dom Eliseu Coroli.

 

23/06/1963 – Benção da primeira pedra da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Bragança e se inicia a celebração da Missa dominical naquele local, para isso improvisada uma capela de palha.

 

18/01/1970 – Criação da Paróquia de São Francisco, na Vila Mãe do Rio (Irituia). 

 

18/01/1972 – Formação da Paróquia de Vila Rondon, pelo Pe. Fontanella.

 

12/12/1976 – Pe. Fontanella é expulso do Brasil pela lei de Segurança Nacional do Governo Militar.

 

23/03/1977 – A Santa Sé aceita as demissões de Dom Eliseu e o Pe. Miguel é nomeado Administrador Apostólico.

 

23/04/1977 – Tomada de posse de Mons. Miguel Giambelli.

 

29/06/1977 – Mons.  Miguel desmembra a Paróquia de Bragança em quatro paróquias: Catedral, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrado Coração de Jesus e Tracuateua.

 

05/03/1979 – Criação da Paróquia de Vila Dom Eliseu (Km 0).

 

06/01/1980 – Em Ourém, solene Celebração do Jubileu de Ouro da Prelazia.

 

23/04/1980 – Mons. Miguel é nomeado 1° Bispo Diocesano.

 

15/06/1980 – Instalação canônica da Diocese, pelo Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco. Na mesma ocasião, acontece a Ordenação Episcopal de Dom Miguel e sua posse como 1° Bispo Diocesano.

 

13/10/1981 –  Decreto da Santa Sé mudando o nome da Diocese do Guamá para Diocese de Bragança do Pará.

 

08/12/1983 – Sagração da Catedral Diocesana.

 

25/03/1984 –  Ordenação Sacerdotal do Pe.  Luiz Maria de Oliveira, PRIMEIRO SACERDOTE DIOCESANO.

 

09/11/1985 –  Início da Pastoral da Criança em Mãe do Rio, com a Irmã Antônia Marinho.

 

25/09/1987 – Início da Escola de Formação de 120 animadores-leigos de CEB's -EFAC.

 

17/06/1990 – Assembleia Celebrativa dos 10 Anos da Diocese de Bragança.

 

1992 – Santas Missões Populares na Diocese de Bragança.

 

Dezembro de 1993 – Os Padres diocesanos assumem as novas paróquias da Diocese: Nossa Senhora Aparecida – D. Eliseu e Rondon do Pará; São Francisco de Assis – Garrafão do Norte e Mãe do Rio.

 

10/04/1996 – D. Miguel torna-se bispo emérito da Diocese de Bragança.

 

10/04/1996 – Nomeação do Novo Bispo Diocesano de Bragança, D. Luigi Ferrando.

 

09/06/1996 – Posse de D. Luigi como bispo da Diocese de Bragança.

 

06/08/1996 – D. Luis Ferrando decreta e nomeia o Tribunal Pró-Causa de Canonização de DOM ELISEU MARIA COROLI, sendo: Juiz Delegado:  Pe. Benjamim Menegolla (Redentorista); Promotor de Justiça: Frei José Rodrigues de Araújo (Capuchinho); Notário:  Pe.  Aldo Fernandes (do Clero da Diocese de Bragança), Notárias adjuntas: Ir. Marilda Teixeira Moreira e a Ir. Maria Janete Torres (ambas Irmãs Missionárias de Santa Teresinha). Por necessidades e transferências, o Juiz Delegado e o Promotor de Justiça foram substituídos, respectivamente por Pe. Raimundo Antônio da Silva (Pe. Gabriel), Reitor do Seminário Maior da Arquidiocese de Belém e por Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho, Vigário Geral da Diocese de Bragança e Cura da Catedral.

 

23/01/1997 – Nomeação de Pe. Gerenaldo Messias para Vigário Geral da Diocese de Bragança, por ocasião da Assembleia Diocesana de Pastoral.

 

Agosto de 1997 – Visita das Relíquias de Santa Teresinha na Diocese.

 

1997 a 1999 – Implantação da Pastoral do Dízimo sistematizada na Diocese. Assinatura do Decreto que finaliza a venda de bebidas alcoólicas em festas religiosas na Diocese.

 

2000 – Implantação da Pastoral Social Diocesana.

 

18/06/2000 – Celebração dos 20 anos da Diocese de Bragança.

 

27/12/2000 – Celebração do Jubileu de Jesus Cristo, com todos os padres, na Catedral Diocesana.

 

2001 – Implantação da Escola Agroecológica para Agricultura Familiar com pedagogia da alternância. 

 

2001 a 2003 – Missões Eucarísticas em preparação ao II Congresso Eucarístico Diocesano.

 

2003 – Segundo Congresso Eucarístico Diocesano, com o Tema: “Eu sou o Pão da Vida” e Lema: “Ninguém Vive sem Pão”.

 

2003 –  Implantação da Pastoral Carcerária e do CPP –  Conselho Pastoral de Pescadores na Diocese.

 

20/02/2003 – Início da construção do Museu de Artes Sacras Nossa Senhora do Rosário, em Bragança.

 

2004 – Início das sessões preparatórias para o Sínodo Diocesano. 1ª Sessão Sinodal, cujo tema foi: “Igreja Mistério de Comunhão”.

 

01 a 04/12/2004 – Celebração da 28ª Assembleia Diocesana. 

 

29/12/2004 – Desmembramento da Paróquia de São Domingos de Gusmão – São Domingos - PA da Diocese de Bragança, entregue à nova Diocese de Castanhal.

 

20/01/2005 – Criação das novas Paróquias da Diocese: Sagrado Coração de Jesus (Cachoeira do Piriá) e Sagrado Coração de Jesus (Ulianópolis); São Raimundo Nonato (Aurora do Pará); São Pedro Apóstolo (Bonito); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ipixuna do Pará); e Nossa Senhora da Divina Providência (Nova Esperança do Piriá).

 

26/02/2005 – Implantação da Fazenda da Esperança na Diocese de Bragança, com a celebração da Santa Missa e Bênção da Pedra Fundamental, sob a presidência de D. Luís Ferrando, na sede da FAZENDA DA ESPERANÇA DOM ELISEU. Concelebraram D. Manfred Grothe, bispo auxiliar de Panderborn – Alemanha, Frei Hans H. Stapel (fundador da Fazenda da Esperança), Pe. Gerenaldo, Pe. Carlos Afonso e Pe.  Anderson Fontes (responsável do Regional Norte da Fazenda da Esperança).

 

09/03/2005 – Inauguração do Museu de Artes Sacras em Bragança.

 

19/11/2005 – Celebração do Jubileu de Prata da Diocese de Bragança.

 

2006 – Implantação da Cáritas Diocesana.

 

2008 – Sessões preparatórias para o Sínodo Diocesano. 2ª Sessão Sinodal, cujo tema foi: “Sacramento do Batismo”.

 

2009 - Sessões preparatórias para o Sínodo Diocesano. 3ª Sessão Sinodal, cujo tema foi: “Sacramento da Crisma”.

 

16-18/outubro/2009 – 7° Congresso da Pastoral Familiar do Regional Norte II, em Bragança.

 

13/01/2010 – Criação das novas Paróquias de São Francisco de Assis (Açaiteua); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Itinga do Pará) e São José Operário (Bairro Nagibão – Paragominas).

 

15-17/11/2010 – 4ª. Sessão Sinodal, sobre o Sacramento da Reconciliação.

 

26/12/2010 – Falecimento de Dom Miguel Maria Giambelli, 1º Bispo Diocesano de Bragança.

 

2010 –  Dom Luís cria as paróquias de: São José Operário, em Paragominas, São Francisco de Assis, em Açaiteua, município de Viseu, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Itinga do Pará.

 

2011 – Sessão Sinodal sobre o Sacramento do Matrimônio.

 

2012 – Dom Luís cria as paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Curupaiti, município de Viseu, e Nossa Senhora de Nazaré, em Paragominas – Abertura do ano Mariano por Dom Luis Ferrando no dia 08 de dezembro, na Catedral N. Sra. Do Rosário - Ordenação Sacerdotal dos Diáconos Fernando Dutra e Aldeci Moraes, em Rondon do Pará.

 

2013 – Sessão Sinodal sobre os Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Celebração dos 400 anos de Evangelização da cidade de Bragança/ Pará – Instalação da Escola de Formação para Diáconos Permanentes - Ordenação Sacerdotal do Diác. Maeldon Silva.

 

2014 – Sessão Sinodal sobre o Sacramento da Ordem - Ordenação Sacerdotal dos Diáconos Mayro Christyan e Luciano Tomaz.

 

2016 – Em 17 de Agosto é nomeado para a diocese de Bragança o seu 3º bispo diocesano, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, que estava na diocese de Cametá. E no mesmo dia Dom Luís Ferrando passa a ser administrador diocesano.

 

2016 – Em 10 de Setembro foi ordenado diácono por Dom Luís Ferrando, o seminarista Gleison José, na cidade de Bragança

 

2016 – Em 15 de Outubro Dom Jesus Maria toma posse da Diocese, numa bonita celebração realizada no Ginásio Dom Eliseu Corolli.

 

2016 – Em 27 de Novembro, o Diácono Fagner foi ordenado sacerdote em Rondon do Pará.

 

2017 – Em dezembro foi ordenada a primeira turma de diáconos permanentes da diocese de Bragança. As ordenações aconteceram nas cidades de Dom Eliseu, Paragominas e Bragança.

 

2018 – Criação da nova paróquia São João Batista em Bragança do Pará, tendo como primeiro Pároco o Padre Gerenaldo Bezerra de Carvalho. A mesma desmembrada, na maior parte da Paroquia Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e uma pequena fatia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

 

2018 – Em 28 de Janeiro, foi ordenado sacerdote em Augusto Correa, o Diácono Gleison José.

 

 18. CALENDÁRIO DIOCESANO DE PASTORAL

2018

 

JANEIRO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

2-7

Retiro das irmãs Teresitas

Teresitas

EFAC

5-7

Espiritualidade e avaliação para presidentes do Apostolado

Apostolado da Oração

Mãe do Rio

7

Primeira Reunião Ordinária

Conselho diocesano de Interguarda

Viseu

12

A comissão diocesana envia os questionários para as paróquias

Comissão diocesana de Pastoral

Diocese

12-14

Formação para Coordenadores distrito II

RCC

Garrafão do Norte

12-14

EFAC ocupado

Igreja Príncipe da Paz

EFAC

13

Formação diocesana das equipes dirigentes

ECC

Salão beneditino/ Bragança

19-21

Formação para coordenadores distrito III

RCC

Aurora do Pará

21

Formação

Cursilho

Sede

26

Escola vivencial

Cursilho

Sede

26-28

Assembleia diocesana

Pastoral Familiar

Bragança (catedral)

28

Ordenação Presbiteral do Diácono Gleison

Diocese

Augusto Correa

 

FEVEREIRO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

2-4

EFAIAM (Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolesc. Misssinária) Distrito IV

IAM

Rondon do Pará

3-4

Formação CF 2018

Diocese

EFAC e Paragominas

3-4

Formação para coordenadores Distrito IV

RCC

Paragominas

5-9

Encontro Regional de Presbíteros

Pastoral Presbiteral

Belém

11-14

ACANS

RCC

EFAC

11-13

Carnaval

Paróquias

Paróquias

14

Quarta-feira de cinzas

Paróquias

Paróquias

16-19

Retiro espiritual dos seminaristas

Pastoral Vocacional

EFAC

16 -18

Encontrão de catequese

Pastoral catequética

Mãe do Rio

23

Escola vivencial

Cursilho

Sede

25

Formação para os guardas - III setor

Conselho diocesano de guardas

São Miguel do Guamá

26-01/03

Retiro do Clero

Pastoral Presbiteral

EFAC

 

MARÇO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

2-4

Encontro diocesano

Pastoral da Juventude

Mãe do Rio

2-4

Encontro de formação de agentes

Pastoral da Sobriedade

Rondon do Pará

2-4

Assembleia diocesana

Pastoral do Dízimo

EFAC

3

Encontro distrital (despertar vocacional) distritos I e II

Pastoral Vocacional

Bragança

5-6

Reunião dos distritos

Distritos

Distritos

8

Dia de enfrentamento a violência contra a Mulher

Pastorais sociais / Paróquias

Paróquias

9-11

Encontro diocesano

Pastoral da Criança

EFAC

10-11

Congresso distrital I

Pastoral Familiar

Açaiteua

11

Espiritualidade

Cursilho

Sede

12-13

Encontro de Secretárias

Diocese

Rondon do Pará

16-18

EDF (Encontro diocesano de Formação para coordenadores)

RCC

Nova Esperança do Piriá

17-18

Seminário do Laicato

Diocese

EFAC

23

Escola vivencial

Cursilho

Sede

25/03 a 01/04

Semana Santa

Paróquias

Paróquias

25

Reunião Ordinária dos guardas - II Setor

Conselho Diocesano interguardas

Ourém

 

ABRIL

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

7-8

Curso Fé e Política - I modulo

IPAR

EFAC

7-8

Congresso Distrital II

Pastoral Familiar

Nova Esperança Piriá

12

Entrega dos relatórios paroquias para a comissão diocesana

Paróquias

Diocese

13-15

Formação para coordenadores distrito I

RCC

Augusto Correa

13-15

EAFIAM - Distritos I, II, III

IAM

EFAC

19-22

Missão

RCC

Garrafão do Norte

20-22

Assembleia Regional

Cursilho

Belém

21-22

Formação das pastorais sociais

Pastorais sociais

Mãe do Rio

23-24

Formação Presbiteral

Pastoral Presbiteral

Paragominas

27

Escola vivencial

Cursilho

Sede

25-02/05

Encontro Nacional de Presbíteros

Pastoral Presbiteral

Aparecida/SP

 

MAIO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

1

Congresso bi-distrital do Apostolado da Oração- Distrito I e II

Apostolado da Oração

Tracuateua

1

Congresso bi-distrital do Apostolado da Oração- Distrito III e IV

Apostolado da Oração

Sagrado Coração / Paragominas

4-6

Encontro dos distrito I e II

Pastoral do Dízimo

EFAC

6

Congresso distrital III

Pastoral Familiar

São Miguel Arcanjo

7-8

Encontro dos distritos

Distritos

Distritos

12

Encontrão de Líderes, Distrito III

Pastoral da Criança

Irituia

13

Ação Solidária

RCC

Paragominas

14-15

Conselho Pastoral diocesano

Diocese

Catedral

18-20

EFAC ocupado

Casais de Capanema

EFAC

18

Dia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Pastorais sociais

Paróquias

19-20

Retiro para jovens

Cursilho

?

20

Formação com coordenadores e vice paroquiais

Guardas de Nossa Senhora

Augusto Corrêa

24-27

Missão

RCC

Nova Esperança do Piriá

25-27

I encontro Vocacional

Pastoral Vocacional

EFAC

25

Escola vivencial/ festa das mães

Cursilho

Sede

26

Encontrão de Líderes, Distrito I

Pastoral da Criança

Catedral

27

Jornada da Infância e Adolescência Missionária

IAM

Paróquias

 

JUNHO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

1-3

Encontro bi-distrital 1 e 2

Pastoral da Juventude

Perpetuo Socorro - Bragança

1-3

Encontro dos Distritos III e IV

Pastoral do Dízimo

Paragominas

1-3

Seminário Diocesano de Catequese

Pastoral Catequética

EFAC

2-3

Congresso distrital IV

Pastoral Familiar

Rondon do Pará

2

Encontrão de líderes, distrito II

Pastoral da Criança

Bonito

3

Congresso distrito II

Terço dos homens

Cachoeira do Piriá

9-10

Curso Fé e Política -

II Módulo

IPAR

EFAC

10

Reunião para coordenadores paroquiais

IAM

São Miguel do Guamá

15-17

Assembleia diocesana estatutária

RCC

Capitão Poço

15-17

Encontro de Núcleo Carimbó

Pastoral da Criança

EFAC

16-17

Seminário do Laicato

Diocese

Paragominas

18-19

Formação para os padres Novos

Pastoral Presbiteral

Paragominas / Santa Teresinha

23-24

Curso Fé e Política - III Módulo

IPAR

EFAC

24

Reunião ordinária da Guarda

Guardas de Nossa Senhora

Viseu

29

Escola vivencial

Cursilho

Sede

29/06 - 01/07

Congresso diocesano dos Filhos da Pastoral Familiar

Pastoral Familiar

Ourém

 

JULHO

DATA

ATIVDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

7

Encontrão de Líderes, distrito IV

Pastoral da Criança

Ipixuna

7-8

Curso Fé e Política - IV Módulo

IPAR

EFAC

8-22

Curso de Catequese

Pastoral Catequética

Cenóbio/ Castanhal

12

Devolução do Relatório da comissão diocesana para os distritos

Comissão diocesana

Diocese

20-22

Cursilhão

Cursilho

EFAC

25-30

Semana diocesana de Liturgia

Pastoral Litúrgica

EFAC

26-29

Jesus no Litoral

RCC

Ajuruteua

27-29

Encontro de Capacitação de multiplicadores

Pastoral da Sobriedade

Nagibão

 

AGOSTO

DATA

ATIVDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

05/08 - 02/09

Semana da Família

Pastoral Familiar

Paróquias

3-5

II Encontro Vocacional

Pastoral Vocacional

EFAC

6-7

Pré-assembleia distrital

Distritos

Distritos

11

Encontro distrital (Despertar vocacional) Distritos III e IV

Pastoral Vocacional

Ipixuna

11-12

Curso Fé e Política - V Módulo

IPAR

EFAC

17-19

III ECC, III etapa (diocesano)

ECC

Capitão Poço

24-26

Encontro bi-distrital 3 e 4

Pastoral da Juventude

Irituia

25-26

Curso Fé e Política - VI Módulo

IPAR

EFAC

26

Dia do Leigo

Paróquias

Paróquias

 

27-28

Reunião com Comissão diocesana e os coordenadores distritais

Comissão diocesana

Diocese

31

Escola vivencial

Cursilho

Sede

 

SETEMBRO

DATA

ATIVDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

6-9

Encontro Regional de Catequese

Pastoral Catequética

Óbidos

7

Grito dos excluídos

Pastorais sociais

Paróquias

7-9

Encontro dos distritos I e II

Pastoral do Dízimo

EFAC

10-11

Formação Presbiteral

Pastoral presbiteral

Ipixuna

14-16

Encontros dos distritos III e IV

Pastoral do Dízimo

Mãe do Rio

14-16

Congresso Regional

Pastoral Familiar

Santarém

21-23

EFAC ocupado

Casais de Capanema

EFAC

22-23

Formação sobre as pastorais sociais

Pastorais sociais

Bragança

28

Escola vivencial

Cursilho

Sede

 

 OUTUBRO

DATA

ATIVDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

1-2

Encontro distritais

Distritos

Distritos

6-7

Curso Fé e Política - VII Módulo

IPAR

EFAC

8-9

Conselho Pastoral diocesano

Diocese

Catedral

19-21

Congresso diocesano

Pastoral Familiar

Viseu

21

UTRÉIA

Cursilho

Sede

26

Escola vivencial

Cursilho

Sede

26-28

Assembleia diocesana

RCC

Dom Eliseu

27-28

III Encontro Vocacional

Pastoral vocacional

EFAC

29

Avaliação da Interguarda

Guardas de Nossa Senhora

Mãe do Rio

 

NOVEMBRO

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

LOCAL

4

Congresso distrito IV

Terço dos homens

Ulianópolis

10-11

Encontro de Avaliação com equipe diocesana e coordenadores

Pastoral da sobriedade

Itinga

16-18

Congresso Estadual do Ministério Jovem

RCC

Mãe do Rio

19-22

Assembleia do Povo de Deus

Diocese

EFAC

20

Dia mundial de oração e ação pelas crianças e dia do pobre

pastorais sociais

Paróquias

30

Escola vivencial

Cursilho

Sede

 

DEZEMBRO

DATA

ATIVIDADE

 RESPONSÁVEL  LOCAL

1

Dia mundial de luta contra a AIDs

Pastorais sociais

Paróquias

7

Confraternização

Cursilho

?

7-9

Encontro diocesano da PJ

Pastoral da Juventude

EFAC

7-9

Assembleia diocesana

Pastoral da Criança

Bragança

14-16

Assembleia diocesana

Pastoral Catequética

EFAC

16

Avaliação e confraternização

Guardas de Nossa Senhora

 

27-28

Confraternização do Clero

Pastoral Presbiteral

 

 

 

ASSEMBLEIA DIOCESANA

2017

Nos dias 20 - 22 de Novembro de 2017, estiveram reunidos no EFAC, o clero diocesano e religioso, juntamente com a presença de religiosas e leigos.

Iniciamos a assembleia com a oração as 14:45 horas.

Logo após a oração, o Bispo diocesano, Dom Jesus Maria, deu as boas vindas aos  presentes, dizendo que valoriza a presença de todos na assembleia diocesana, pois aqui se mostra o rosto da comunhão fraterna da nossa diocese.

O bispo disse ainda que nesta assembleia, iremos começar a organizar o novo plano de pastoral para a diocese. Iremos organizar este plano durante todo o ano de 2018, onde em 2019 já deveremos ter um novo plano, no qual deve contemplar todas as realidades presentes na diocese de Bragança.

Padre Elias disse que nesta tarde, nós iremos nos reunir por distrito, para podermos fazer uma discussão a cerca do documento da CNBB de número 105, que fala sobre os leigos, para encontrarmos propostas de trabalho para desenvolvermos o ano do Laicato na diocese.

Terminada a apresentação, formaram-se os grupos de acordo com os distritos para o estudo do documento.

No dia 21 (terça feira), Monsenhor Raimundo Possídônio, da arquidiocese de Belém esteve conosco, onde nos apresentou uma visão geral de Igreja, desde a fundação até os tempos de hoje.

Em um encontro de pastorais diocesana, os leigos, juntamente com os padres, devem apresentar os problemas e as dificuldades da caminhada pastoral. Depois caberá à diocese, especificamente no conselho pastoral diocesano, pensar e organizar o plano pastoral que possa ajudar na caminhada da diocese, não de maneira isolada, mas como igreja, como paróquia, ou seja, o plano deve ser abraçado por todos os grupos pastorais da diocese.

A Coordenação de Pastoral diocesana tem a missão de animar o plano nas paróquias.

O coordenador de distrito é o mediador entre a diocese e as bases paroquias nos distritos diocesanos.

Depois da apresentação do Monsenhor Possidônio, começou a apresentação das pastorais e movimentos, onde cada cada pastoral fez a sua avaliação do ano de 2017 e projetos para o ano de 2018.

 

PASTORAIS SOCIAIS

O Bispo disse que sobre as pastorais sociais, quando ele chegou em nossa diocese,  a mesma estava desorganizada, e que aos poucos está organizando a cáritas diocesana, e realizando um estudo a cerca das pastorais sociais, (DST-aids, Criança, Sobriedade, Cárittas, Justiça e Paz, CPP…)

Estão organizando um encontro para com todas as pastorais sociais, para que possam trabalhar em conjunto no âmbito social.

É necessário que todas as paróquias trabalhem o 18 de Maio, que é o dia de combate contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, não somente uma caminhada, mas sim um trabalho mais eficaz dentro das escolas.

 

PASTORAL DA CRIANÇA

A Irmã Rute Helena, agradeceu a colaboração de todos os padres para com a pastoral da Criança. As Crianças atendidas pela pastoral na diocese são de 18.148 crianças.

No ano de 2018 teremos vários encontros formativos nos distritos diocesanos.

O Bispo diz que em todo o Brasil tem diminuído o número de agentes (Voluntários) na pastoral. A Irmã diz que temos aproximadamente 2.600 voluntários na pastoral da Criança, e que de fato tem diminuído o número de agentes, e  o motivo da redução é que muitas pessoas estão preocupadas em seus trabalhos e estudos, e não criam tempo para atender as necessidades da pastoral e da comunidade.

 

PASTORAL CATEQUÉTICA

Em toda a diocese de Bragança temos mais de 4.000 pessoas envolvidas na catequese. E mais de 12.000 crianças e jovens estão na catequese, segundo relatórios enviados pelas paróquias.

A Maior dificuldade da catequese é a disponibilidade e responsabilidade do catequista, seja com as crianças e jovens, seja com a busca de novas formações.

sobre o uso do material, este tem ajudado na implantação da catequese neo-catecumenal em toda a diocese, porém somente uma paróquia ainda faz resistências para adotar o uso do novo material.

 

PASTORAL DA JUVENTUDE

Irmã Regina, diz que a partir do mês de Março ela sairá da paróquia de Garrafão do Norte e irá assessorar a pastoral a nível diocesano.

A Pastoral caminha com dificuldades. Houve em 2017 dois encontros diocesanos, um em Ipixuna e outro em Mãe do Rio. No primeiro compareceram 36 jovens, e no segundo apenas 18, e foram novos jovens, que não estavam presentes no primeiro. Visando esta dificuldade, cancelamos todos os outros encontros e vamos montar primeiro uma comissão para ajudarmos a pastoral da Juventude na diocese.

 

SAV (SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL)

A Irmã Letícia diz que juntamente com os padres Valdir e Luciano, estão organizando o SAV na diocese, promovendo assim dois encontros diocesanos, que vem para motivar e ajudar os jovens em suas escolhas vocacionais (Religiosa, matrimonial, laical…)

 

PASTORAL FAMILIAR

Os congressos distritais e diocesano foram bem participativos, e muito produtivo na vida dos casais. Porém houve dificuldades no congresso de jovens, pois não foi bem participativo como nos anos anteriores.

 

IAM

A Irmã Joana Paula nos apresentou que o Movimento conseguiu realizar algumas formações distritais com os coordenadores em alguns distritos.

Neste ano a IAM foi implantada na paróquia de Tracuateua.

Ainda tem algumas dificuldades no que diz respeito a nomenclatura, pois alguns coordenadores se intitulam catequistas da IAM, que não é correto. Como também alguns não seguem a metodologia do movimento.

O movimento irá completar 170 anos de fundação, surgiu na França, para ajudar as crianças vitimas da violência e fome na China e em outros Países. Por isso que todas as paróquias onde tem a IAM, estes fazem uma coleta que é enviada todos os anos para algum continente. Este ano foi enviada a coleta para a Oceania.

 

COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ

É um organismo diocesano, que aos pouco está se iniciando na diocese. Hoje possui 10 pessoas que acompanham a comissão, alguns em Paragominas e Bragança, no qual são acompanhados pelo bispo diocesano.

No que diz respeito à violência, em Bragança temos muito frequente o tráfico de pessoas, por ser uma cidade portuária, e também o abuso e violência sexual de menores de idade. Já em Paragominas, consta como a cidade que possui o mais alto índice de violência contra a mulher no País.

 

CPP (Comissão Pastoral de Pescadores)

Iricina é a coordenadora da Comissão Pastoral dos Pescadores na diocese de Bragança.

Aqui em Bragança tem um grupo de Marisqueiras, que atuam na vila do Treme. É uma atividade escrava, pois elas apenas tiram a carne do caranguejo para os donos de barcos… não possuem carteira assinada, e muitas delas preferem assim, pois não querem perder o auxílio do bolsa família.

 

RCC

Silvana de São Miguel do Guamá, é a coordenadora do movimento. Foi reeleita por mais dois anos no último mês de Outubro.

Temos 64 grupos de Oração dentro da diocese de Bragança.

Neste ano iremos priorizar as formações para as lideranças, pois se percebe esta necessidade no movimento.

Iremos realizar algumas missões diocesana em algumas paróquias da nossa diocese, cuja intenção é despertar missionários paroquiais.

 

CURSILHO DE CRISTANDADE

João Góes, coordenador diocesano do movimento. Os trabalhos do movimento são sempre com base nos documentos da Igreja.

O movimento tem uma escola que funciona nos núcleos, onde geralmente os sacerdotes dão as aulas para os cursilhistas.

O Cursilho possui 36 núcleos em toda diocese, estando em Tracuateua, Perpétuo Socorro, Catedral e com grande força no Sagrado Coração de Jesus. 

O movimento foi fundado na Espanha em 1940, e chegou em nossa diocese por auxílio de Dom Miguel, em 1972.

 

DST - AIDs

Rosy, é a coordenadora da pastoral, e está na pastoral a 9 anos.

Neste ano, por motivos de saúde da coordenadora, não foi possível seguir o calendário diocesano.

Bragança, depois de Belém é a cidade com maior número de infectados. Em toda a diocese 784 pessoas fazem acompanhamento no CTA.

O maior índice de infecção acontece entre os jovens de 12-24 anos, pois a vida sexual começa-se muito cedo.

 

PASTORAL DO DÍZIMO

A Pastoral conseguiu cumprir o que foi proposto no calendário diocesano.

Trabalhamos este ano o estudo do documento 106 da CNBB, especificamente na setorização da pastoral, trabalhando o método do Kerigma.

 

ECC

Arimatéia e Nazaré, são os coordenadores diocesanos do movimento, e são da paróquia de Capitão Poço. O movimento tem como diretor espiritual o Padre Gerenaldo Messias.

Temos 13 paróquias que já implantaram o ECC.

O movimento possui 4 temários e tem 3 etapas.

1 etapa - Lança a semente em todos os setores.

2 etapa - Chama os casais para o engajamento em todos os setores

3 etapa - Compromisso social em toda a diocese.

Quando o padre quiser implantar o ECC na paróquia, deve procurar o diretor espiritual diocesnao, e este irá acionar os coordenadores diocesanos para organizar a implantação do movimento na paróquia. A equipe diocesana, irá procurar uma paróquia madrinha, e a paróquia anfitriã deverão enviar 10 casais para fazer um ECC na paróquia madrinha, onde 5 destes irão compor a equipe dos 5, e os outros 5 casais serão coordenadores de grupos (círculos).

A Paróquia madrinha se compromete acompanhar até o segundo encontro.

 

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Maria José, da Paróquia São José, no Nagibão, é a coordenadora da pastoral. É uma pastoral com 20 anos de Brasil. Desde 1984, o papa João Paulo II, já se falava do problema das drogas na sociedade.

Está implantada em 4 paróquias, sendo Nagibão, sagrado de Paragominas, Itinga e Rondon do Pará.

 

ORGANIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA

Terminada a apresentação das pastorais e movimentos, começou o trabalho para a organização do plano pastoral e a assembleia do ano vindouro.

Padre Elias diz que agora é necessário organizar uma comissão para poder organizar o plano pastoral diocesano. Os nomes que compõem esta comissão são:

 

1- Pe. Aldo - Teológo

2- Pe. Manoel Filho - Sociólogo

3- Pe. Luís - Biblista

4- Ir. Letícia

5- Ir. Joana Paula

6- Albertino - Rondon do Pará

9- Ana Cristina - Augusto Correa

10- Fabrício - Sagrado Coração

11- Eliete - Cristo Crucificado

12- Diác.

13- Pe. Elias - Coordenador de Pastoral

14- Pe. Fernando - Secretário

15- Pe. Gerenaldo - Vigário Geral

16- Dom Jesus Maria - Bispo diocesano

 

O papel desta comissão é de organizar o questionário para ser enviado as paróquias. Depois esta mesma comissão irá receber estes questionários vindos das paróquias e irá enxugá-los, após fazer tal análise, a comissão reenvia novamente para os distritos para poderem levantar questões que serão apresentadas na assembleia diocesana, onde teremos noções para montar o plano pastoral.

Esta comissão tem que trabalhar o questionário. O questionário tem que ser direto para que as respostas sejam diretas. Depois deve-se enviar tal questionário a todas as paroquias, pastorais, comunidades, ou até mesmo pessoas individuais. Quando retornar o questionário respondido, a comissão se reunirá para estudar as respostas, para analisar as realidades presentes na diocese de Bragança.

É dever da comissão elaborar um cartaz para a divulgação da grande assembleia de Deus para termos maior número de leigos.

É necessário também escolher um tema e lema para a organização do plano pastoral diocesano. Após a apresentação de alguns temas, e realizarmos a votação, os presentes na assembleia diocesana escolheram o seguinte tema e lema:

 

T: IGREJA EM SAÍDA, A SERVIÇO DO REINO DE DEUS

L: AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR (I Cor 9,16)

 

O Dom Jesus, pede que quem quiser fazer a oração com base no tema e lema, podem fazer, porém devem apresentar ao bispo para ser analisada.

 

DISCUSSÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA

Após muita discussão a cerca dos relatórios que serão enviados para a comissão diocesana, pois alguns queriam que as paróquias enviassem os seus relatórios para o distrito, e este elaboraria o seu relatório distrital e encaminharia para a comissão diocesana. Mas o bispo, pastor da Igreja, pede que os 29 relatórios sejam enviados para a comissão diocesana, e depois irão para os distritos.

A organização da do Plano pastoral ficou assim:

 A Comissão diocesana prepara os questionários que serão enviados para todas as paróquias, comunidades, pastorais e movimentos.

A paróquia realiza a sua assembleia analisa os questionários e faz um relatório e envia à comissão diocesana, e escolhe os delegados paroquiais, para ajudar na elaboração do plano diocesano. As paróquias devem enviar os seus relatórios para a comissão.

A comissão diocesana recebe os 29 relatórios, vindos de todas as paróquias, e manda uma síntese dos relatórios para a comissão distrital, transformando em um único relatório, para ser trabalhado e discutido em pré assembleia nos distritos diocesanos.

A Comissão diocesana recebe novamente os relatórios da pré assembléia distrital e elabora uma síntese final, que será o plano diocesano e será apresentado na grande assembleia do povo de Deus no mês de Novembro.

 

CALENDÁRIO

12/01/18 - entrega dos questionários para as paróquias

12/04/18 - Entrega dos relatórios para a comissão diocesana

12/07//18 - A Comissão entrega para os distritos

06 -07/ 08/18 - Pré assembleia distrital

27-28/08/18 - Entrega o relatório da pré assembleia para a comissão diocesana. Participam desta reunião a comissão diocesana e os coordenadores distritais, que irão organizar a assembleia diocesana, que será dia 19-22 de Novembro de 2018 no EFAC, no qual devem participar a comissão distrital e diocesana.

 

ANO DO LAICATO

Após o estudo do documento sobre os leigos, os distritos trouxeram algumas sugestões para poderem trabalhar o ano do laicato na nível paroquial e diocesano.

ABERTURA: 26/11/2017 - incentivar os paroquianos a celebrar o ano do laicato

Também deve-se fazer um estudo do Documento 105 da CNBB, formando multiplicadores, pois o objetivo do ano do laicato é fazer com que o leigo seja sujeito na Igreja e na Sociedade (política , Sociedade).

Subsídios para serem trabalhados: Sujeitos eclesiais (paulinas).

Deve-se formar multiplicadores usando os subsídios da CNBB, Círculos Bíblicos, novenas de padroeiros …

Dar ênfase na celebração da vocação leiga no último domingo de Agosto.

Realizar um seminário sobre o laicato a nível diocesano: No mês de  Abril em Bragança e no Mês de Setembro em Paragominas.

Criar um conselho de leigos na diocese, que seja fruto do ano do laicato.

Refletir sobre os problemas eclesiais a partir da perspectiva do leigos .

Pensar na possibilidade de celebrar um dia, tipo um congresso diocesano para o laicato.

Conscientizar os leigos sobre a sua missão de sacerdotes, profetas e pastores.

Preparar um diretório Pastoral, Sacramental, administrativo com os documentos do sínodo diocesano.

Celebrar o Ano do Laicato a nível paroquial e Regional.

 

TRANSFERÊNCIAS

Após a apresentação das propostas para o ano do Leigo, o monsenhor Gerenaldo Messias apresentou a todos os presentes as transferências sacerdotais para o ano de 2018.

1- Deusamado - Cachoeira do Piriá

2- Márcio Pinheiro - Itinga do Pará

3- Manoel Filho - Dom Eliseu

4- Aldo Fernandes - Irituia

5- Mayro Christyan - Catedral e Cúria

6- José Maeldon - Nagibão

7- Gleison José - Sagrado Coração - Paragominas

8- Aldecir Teixeira - Seminário Maior

9- Francisco Ribeiro - Mãe do Rio

10- Raimundo Elias - Catedral

11- Fabio Lanôa - Santa Luzia

12- José de Arimateia - Rádio e Sagrado - Bragança

14- Fagner Alves - Viseu

15- Ronaldo Barroso - Açaiteua

16- Dom Luís - Ulianópolis

17- Gerenaldo Messias - São João Batista - Bragança

18- Luciano Oliveira - Seminário São João XXIII - Bragança

 

Concluímos a assembleia com a oração, onde o bispo diocesano agradeceu a presença de todos os presentes.

 

 Bragança, 22 de Novembro de 2017.

Liturgia

Clique e leia a liturgia diária

Calendário

Calendário de pastoral da Diocese

Sobre a Diocese

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Eucaristia e orientada pela animação bíblica, promovendo a catequese de inspiração catecumenal, a setorização e a juventude, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao reino definitivo.

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações no site da Diocese de Bragança: