Vocação na Bíblia: Alguns relatos

Passo a passo, cada homem e mulher vai se sentindo convocado ou direcionado a fazer algo que lhe realize plenamente. Passo a passo, cada homem e mulher vai se sentindo convocado ou direcionado a fazer algo que lhe realize plenamente. Fonte da imagem: http://www.a12.com/source/files/originals/chamado_de_deus.jpg

INTRODUÇÃO: O limiar a ser cruzado

O itinerário de nossa vida constrói-se paulatinamente. Passo a passo, cada homem e mulher vai se sentindo convocado ou direcionado a fazer algo que lhe realize plenamente. Em outras palavras, cada ser humano tende a perguntar-se sobre os caminhos que quer seguir, sobre as veredas que quer trilhar, acerca do viés que quer cruzar, sobre o destino e o sentido que quer dar à sua vida,sobre o que ele quer ser ou fazer de seu viver.

Numa perspectiva de fé, essa decisão, perpassa por uma experiência de Deus. Ela insere-se num contexto de chamado divino e de uma escuta atenta para dar uma resposta concreta. Nesse sentido, falar de vocação no universo das Sagradas Escrituras é enveredar pelas sendas da vida de homens e mulheres que, a seu modo e no seu tempo, sentiram esse apelo de Deus e deram uma reposta concreta a esse chamado.

Buscar compreender, portanto, a vocação de alguns personagens bíblicos é enfronhar-se no universo da História de Israel, História do povo eleito e escolhido por Deus. Povo que saiu de Ur da Caldeia; Que esteve no Egito; Que foi para Terra prometida; Que se estabeleceu como um Reino uno e, depois, dividido; Que foi Exilado; Que foi reconstituído; Que esperava um salvador e que conheceu o filho de Deus, Jesus de Nazaré. É nessa história marcada pelo pecado e pela graça (sobretudo) que encontramos homens e mulheres que serviram a Deus, que são modelos de vocação.

Nesse sentido, o presente estudo visa apontar como a bíblia registrou o chamado que Deus fez a homens e mulheres no universo das Sagradas Escrituras. Não se têm a pretensão de fazer uma leitura histórico-crítico – questionando a existência ou não desses personagens– mas uma análise narrativa de cada um deles. Olharemos, portanto, para as grandes figuras bíblicas, situaremos elas universo das Sagradas Escrituras e pontuaremos os aspectos que fizeram dessas personagens pessoas que ouviram o chamado de Deus e deram-lhe uma resposta concreta.

Para ter acesso ao material completo, basta fazer download do arquivo no link "baixar anexos" logo abaixo.

Por Reuberson Rodrigues Ferreira e Diocese de Bragança.