Dezembro: ordenação de diáconos permanentes na Diocese de Bragança do Pará

As ordenações acontecerão em 3 paróquias diferentes: Dom Eliseu, Paragominas e Bragança. As ordenações acontecerão em 3 paróquias diferentes: Dom Eliseu, Paragominas e Bragança. Fonte da imagem: Diocese de Bragança

Para a grande festa de ordenação, os Candidatos ao Diaconado Permanente, suas famílias e a Diocese de Bragança, por meio de Sua Excelência o Senhor Bispo Diocesano Dom Jesus Maria Cizaurre, convidam padres, religiosas/os, agentes de pastorais e movimentos, e, todo o povo de Deus, para participarem e nos unirmos em oração pela ocasião da ordenação Diaconal, organizada em três datas distintas:

Data: 16/12 , às 19:00 horas – Local: Na nova Matriz de Nossa Senhora Aparecida – Dom Eliseu-PA.

• Anésio Destro - Dom Eliseu-PA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • Antonio Rodrigues - Rondon do Pará-PA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • Edigar Bonatto - Dom Eliseu-PA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • José Antonio Fracalossi - Dom Eliseu-PA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • Marcelo dos Santos - Rondon do Pará-PA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • Marcelo Sousa - Itinga-PA, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro;
  • Valdeli Pereira - Itinga-PA, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Data: 23/12, às 19:30 horas – Local: No Ginásio de Esportes municipal de Paragominas-PA

• Álvaro Mota – Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Alzires Meireles – Paragominas-PA.
  • Claudio Reis - Paragominas-PA, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus;
  • Edmário Callou - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Flávio Garajau - Paragominas-PA, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus;
  • Hermes Carmo - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • João Maria de Aviz - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • José Wilson Alves - Paragominas-PA, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus;
  • Welder Maciel - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Raimundo Gomes - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Warlison Bentes - Paragominas-PA, Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Data: 30/12, às 18:30 horas – Catedral de Nossa Senhora do Rosário – Bragança-PA.

• Antonio Ricardo – Garrafão do Norte-PA, Paróquia São Francisco de Assis;
  • Benedito Lazaro - Bragança-PA, Paróquia Catedral de Nossa Senhora do Rosário;
  • Jackson dos Santos - Bragança-PA, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro;
  • José Elson - Bragança-PA, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro;
  • José de Souza – São Miguel do Guamá-PA, Paróquia São Miguel Arcanjo;
  • José Otavio – São Miguel do Guamá-PA, Paróquia Cristo Crucificado;
  • Marinaldo Kato - Bragança-PA, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro;
  • Orlando de Carvalho - São Miguel do Guamá-PA, Paróquia São Miguel Arcanjo;
  • Vicente Rodrigues – Capitão Poço-PA, Paróquia Santo Antonio Maria Zaccaria;
  • Manoel Vieira – Bragança-PA, Paróquia Catedral de Nossa Senhora do Rosário.

Como breve registro histórico, trata-se da primeira turma da escola Diaconal da Diocese de Bragança do Pará, que iniciou no segundo semestre de 2013 o processo de seleção, com a indicação dos candidatos para participarem do processo seletivo; cada Paróquia poderia enviar os seus candidatos, que deveriam passar por uma entrevista preliminar realizada pelo Diácono Permanente Antonio Moura, logo a etapa seguinte era a participação de uma etapa propedêutica, em que também passaria por entrevistas com padres e psicólogos, para concluir o processo de analise sobre o perfil do candidato, a reunião de coordenação da escola presidida por Dom Luís Ferrando, reuniram as informações sobre os candidatos e aos que foram admitidos receberam carta notificando-os de sua admissão a escola diaconal, que deveria ser complementada com uma carta pessoal da respectiva esposa.

A escola inicialmente foi realizada na Diocese de Castanhal em 2014, no ano seguinte (2015) continuávamos na escola em Castanhal e fazíamos na Diocese de Bragança aulas complementares para adiantar o conteúdo e reforçar a formação. Em 2016 e 2017 a escola passou terminantemente para a Diocese de Bragança, cujos professores eram os próprios padres do clero diocesano.

Tivemos a graça de sermos instituídos com o ministério de leitorado, passando a ser leitores oficiais da igreja, para atuar nas celebrações litúrgicas e no anuncio da palavra, e subsequentemente, foram instituídos ao ministério de acólitos, com a atribuição de servir o altar e a distribuição da Sagrada Comunhão e atendimento a doentes com a dispensa da Comunhão Eucarística.

De forma toda especial, os candidatos ao diaconado permanente, que ora se encontram em franca preparação para a ordenação, é uníssono a memória que fazem ao Irmão e Colega de Formação (in memória) Dilvo Caldato, que concluiu sua páscoa e estar junto do Pai, por seu falecimento, este irmão deixou grandes e boas lembranças e sentimos entre nós a alegria de ter convivido com ele.

Ainda aos irmãos Sr. Manoel (Bragança) e Francisco (São Miguel) que caminharam até os momentos finais dessa jornada, que Deus os mantenha no caminho do serviço e da caridade.

Todos os candidatos tiveram seu processo de escrutínio concluído, onde fora dada ampla divulgação para manifestações a cerca dos candidatos, todos foram bem avaliados pelas comunidades, padres e pastorais.

Portanto, todos e todas, estão convidados/as para participarem e unirem-se em oração por esta ocasião impar e muito rica para a Diocese de Bragança, que acolhe e ordena estes servos de Deus, pais de família, pessoas experimentadas na fé e na vida, preparados para o anuncio do evangelho e serviço na liturgia, na caridade e na esperança.

Cartaz convite para as ordenações/ Arte: Pablo Misley

Louvado Seja Deus!

Por José Wilson Alves de Lima Silva – Candidato ao Diaconado Permanente, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Paragominas-PA.