Dom Leonardo: protagonismo dos Leigos e Leigas e a esperança de um Brasil mais cidadão

"Que Deus abençoe a todos. Um feliz e abençoado Ano de 2018”. (Dom Leonardo). "Que Deus abençoe a todos. Um feliz e abençoado Ano de 2018”. (Dom Leonardo). Fonte da imagem: CNBB

O novo ano já chegou e com ele a esperança da renovação, da mudança e do protagonismo dos cristãos leigos e leigas, já que a Igreja no Brasil vivencia o Ano Nacional do Laicato, iniciado na festa de Cristo Rei, em novembro de 2017.

No programa Igreja no Brasil especial de fim de ano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que está no ar em todas as emissoras de TV de inspiração Católica, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, deixa uma mensagem de Ano Novo e fala da esperança que a chegada de um novo ano traz. Segundo ele, a Igreja vive do amor do Pai, da proximidade do Filho, da iluminação do Espírito e, por isso, é uma Igreja esperançada.

“A Igreja sempre vive deste amor, desta proximidade, desta luz, e por isso, leva essa luz. Nós sempre temos esperança. Nós temos esperança de um mundo melhor, um Brasil melhor, mais ético, mais político, uma verdadeira política. Um Brasil muito mais próximo, que compreenda melhor os povos indígenas, os quilombolas, os ribeirinhos. Um Brasil que esteja atento às nossas favelas, atento aos pobres e que busque a superação da violência”, destacou.

Em 2018, a Campanha da Fraternidade da CNBB vai trabalhar a temática: “Fraternidade e superação da violência”. A proposta, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.

Na entrevista, dom Leonardo citou a CF 2018 e disse que o Brasil vive um momento muito difícil, de extrema violência.

“Nós queremos como pessoas de esperança, como uma Igreja esperançada, trabalhar para superação da violência, mas também com o Ano do Laicato que estamos vivendo despertar todos os nossos irmãos leigos e leigas para assumirem a missão da Igreja. Como Igreja serem os anunciadores, como pessoas que ajudam na transformação da sociedade presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade, mas ajudem também a superar a violência e criar uma fraternidade maior”, frisou.

Antes de encerrar, o secretário geral da CNBB, deixou uma mensagem de Feliz 2018.

“Todos nós esperamos muito de um ano novo, até sonhamos com um novo ano. Até, às vezes, dizemos: Ano Novo, vida nova. Mas o dia a dia da nossa vida não muda, o que pode mudar é, justamente, nós sermos pessoas transformadas em Cristo, sermos homens e mulheres que atuam mais ativamente na sociedade, que nós sejamos homens e mulheres que ajudem a superar a violência porque no primeiro dia do ano, nós celebramos o Dia Mundial da Paz e nós todos somos necessitados da paz e não apenas na paz que não existe violência, mas a paz como harmonia, a paz como compreensão, a paz como perdão, a paz como fraternidade. Que o ano de 2018 nos ajude a sermos melhores. Deus nos ajude durante o ano de 2018 a sermos homens e mulheres que querem o Brasil melhor e ajude a construir um Brasil melhor. Que o ano de 2018, onde nós teremos eleições, seja um momento em que nós marquemos a nossa presença e escolhamos homens e mulheres que ajudem a construir um Brasil melhor, um Brasil menos corrupto, um Brasil mais ético, um Brasil que realmente cuide de todos os cidadãos. Que Deus abençoe a todos. Um feliz e abençoado Ano de 2018”.

Por CNBB.