São Martinho de Braga

Morreu no dia 20 de março, data em que hoje é comemorado. Morreu no dia 20 de março, data em que hoje é comemorado. Fonte da imagem: http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&id=10412&fd=0

São Martinho de Braga foi um bispo de Braga e de Dume. Ele nasceu na Panónia, chamada de Hungria atualmente, durante o século VI, e ficou conhecido como o "apóstolo dos suevos", pois foi considerado o maior responsável pela conversão deles para o catolicismo.

Martinho atuou também como tradutor e escritor, tendo criado escritos canônicos e litúrgicos. Ele foi ainda muito importante para a história da cultura e língua portuguesas, pois foi o principal responsável por fazer com que os dias da semana passassem a ter a terminologia eclesiástica. Tentou também mudar os nomes dos planetas, porém sem sucesso.

Morreu no dia 20 de março, data em que hoje é comemorado o Dia de São Martinho de Braga.

Disponível em: calendariobr.com.br