Crismas na Paróquia de Açaiteua

Dom Jesus com a turma de Crismados na Comunidade de Itapixuna. Dom Jesus com a turma de Crismados na Comunidade de Itapixuna. Foto: Edielson Santos

Dom Jesus Maria esteve na última sexta-feira, 06, na Paróquia São Francisco de Assis, em Açaiteua no município de Viseu. Ali naquela paróquia realizou crismas em duas comunidades da Paróquia: em Itapixuna e na Matriz.

Padre Ronaldo Barroso e Irmão Clodoaldo recebem Dom Jesus na casa paroquial/ Foto: Edielson Santos

Itapixuna.

Na primeira celebração eucarística, na comunidade Santo Antonio - Itapixuna, iniciada às 09 horas, foram confirmados com o Sacramento da Crisma 51 pessoas. Padre Ronaldo Barroso e Irmão Clodoaldo estiveram na Santa Missa junto com o bispo.

Vista da fachada da Igreja de Santo Antonio, em Itapixuna/ Foto: Edielson Santos.

É importante ressaltar quais eram as comunidades de onde vieram os crismandos para essa primeira celebração. São elas: Itapixuna, Fernandes Belo, Porto do Campo e Jandiá.

Matriz de São Francisco de Assis.

Já na segunda Missa, realizada às 18 horas da mesma sexta-feira, Dom Jesus foi acolhido na Igreja Matriz, onde ungiu com o Santo Óleo do Crisma a 63 pessoas. Também aí, além dos crismandos e padrinhos, houve grande participação do povo.

Crismandos aguardam em frente da Matriz o inicio da Santa Missa/ Foto: Edielson Santos.

O número de crismados na matriz também era composto por várias comunidades da paróquia. Além dos membros da comunidade da matriz, estavam aí crismandos das comunidades de São Miguel, Cumarú, São José do Piriá, Santa Maria do Açaizal, Araraquara, Jutaí - Serra do Piriá, Boca da CIBRASA e Ponto Chic.

Em sua homilia direcionada também aos padrinhos, com tem feito em quase todas as celebrações do Sacramento da Crisma, Dom Jesus fez questão de ressaltar três missões importantes que um padrinho (madrinha) deve levar muito a sério: dar a bênção, rezar pelo afilhado (a) e acompanhar a vida do afilhado (a).

Por Diocese de Bragança