Paragominas declara calamidade pública e enxurrada mata duas crianças.

Destruição: Lago Verde ficou assim depois dos temporais durante a madrugada de hoje. Destruição: Lago Verde ficou assim depois dos temporais durante a madrugada de hoje. Fonte da imagem: Divulgação

Fortes chuvas atingiram a cidade de Paragominas no Pará, em apenas uma hora choveu 110mm causando alagamento por vários bairros. Vários segmentos da sociedade estão mobilizados para prestar assistência aos desabrigados. Entre esses grupos estão os formados por membros das três paróquias de Paragominas: Sagrado Coração de Jesus, Santa Teresinha e São José. As três paróquias pertencem a Diocese de Bragança do Pará.

Vista aérea de parte da cidade de Paragominas durante a manhã de hoje/ Foto: Divulgação

Vejamos abaixo o que publicou o G1 Pará no início da tarde de hoje acerca do assunto:

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de duas crianças, que foram arrastadas pela força da água durante enxurrada que atingiu Paragominas, nesta quinta-feira (12), no sudeste do Pará. A Prefeitura municipal declarou estado de calamidade pública devido as fortes chuvas que atingiram a região. Em apenas uma hora, choveu 110mm causando alagamentos por vários bairros.

Todos os órgãos municipais foram mobilizados para atuarem nos locais de desastre e atender a população nos abrigos. Uma convocação de voluntários também já foi acionada para arrecadação de recursos junto à comunidade.

Sobre o abastecimento de água, a Agência de Saneamento (Sanepar) informa que houve rompimento de tubulação em pontos isolados, mas que os reparos estão sendo feitos. Até o início da tarde desta quinta, toda cidade terá o abastecimento de água restabelecido, segundo a agência.

Segundo a Prefeitura do município, a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e centros comunitários de bairros estão fazendo mapeamento das comunidades atingidas, para definir ações de assistência. O sistema do Comando de Operações será instalado na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, as enxurradas atingiram o bairro Laércio Cabeline e Promissão.

De acordo com o Governo do Estado do Pará, o tenente coronel Francisco Cantuária, coordenador da Defesa Civil, enviou para o local uma equipe formada por mergulhadores de salvamento de águas rápidas. A instituição foi acionada às 5h desta quinta.

“As primeiras informações levantadas mostram que pelo menos 100 casas teriam sido atingidas depois de cinco horas de chuvas. Também há suspeita de um possível rompimento de barragens próximo a cidade”, afirma Cantuária. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza um sobrevoo pela cidade para verificar se houve um rompimento de barragens próximo a cidade.

Antes: o Lago Verde é um dos principais pontos turísticos de Paragominas/ Foto: Divulgação.

Depois: este é o Lago Verde após as enxurradas de hoje/ Foto: Divulgação.

Rodovia PA-256

A rodovia PA-256 se rompeu no km-12, trecho entre Paragominas e a Vila Canaã. O rompimento aconteceu exatamente na extensão que havia passado por recuperação no início da semana por equipes contratadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Por questões de segurança, a pista está totalmente bloqueada. Um desvio está sendo utilizado na área de uma fazenda as margens da rodovia para que se mantenha a mobilidade na região.

Abrigos

A Prefeitura de Paragominas informou que está disponibilizando abrigos em alguns pontos da cidade. As pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água da chuva, podem se dirigir até esses locais. Para qualquer tipo de informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (91) 98197-8027.

Locais dos abrigos:

• Quadra do Ginásio Municipal de Esporte;
  • Escola Professor Raimundo Laureano da Silva Souza;
  • Escola Irmã Maria Angélica Dantas;
  • Escola Sonia M Terzella;
  • Escola Anésia C. Chaves
  • Centro de Convivência Socorro Gabriel - Secretaria de Assistência Social.

Por Diocese de Bragança e G1 PA, Belém.

Mídia

FORTES CHUVAS DEIXA A CIDADE EM ESTADO DE CALAMIDADE EM PARAGOMINAS-PA. 12/04/2018 Costa Noticias