Bento XVI completa 91 anos

Papa Francisco com o Papa Emérito Bento XVI, em um dos encontros passados. Papa Francisco com o Papa Emérito Bento XVI, em um dos encontros passados. Fonte da imagem: Vatican Media

O Papa emérito Papa Bento XVI completa hoje 91 anos. Nascido em 16 de abril de 1927 em Marktl, na Alemanha, foi  eleito sucessor de Pedro em 19 de abril de 2005. É o Papa emérito desde 28 de fevereiro de 2013.

Em 17 de abril do ano passado, em frente ao convento "Mater Ecclesiae" onde reside no Vaticano, foi realizada uma festa no melhor estilo bávaro para celebrar  seus 90 anos. Não faltou cerveja alemã para os brindes, bretzels típicos e música executada por um grupo de Schützen, com seus trajes típicos. No final do encontro, antes de conceder sua bênção, Bento XVI agradeceu aos presentes por terem conseguido fazê-lo “retornar” à sua "terra maravilhosa".

Cinco anos antes, na Missa celebrada na Capela Paulina, em 16 de abril de 2012, Bento XVI afirmou que estava diante "do último trecho" da jornada de sua vida. "Eu não sei o que me aguarda - disse ele – sei porém que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que sua luz é mais forte do que todas as trevas; que a bondade de Deus é mais forte do que todo o mal deste mundo. E isso me ajuda a prosseguir com segurança. Isso nos ajuda a seguir em frente, e nesta hora agradeço de coração a todos aqueles que continuamente me fazem perceber o sim de Deus por meio de sua fé ".

Por Benedetta Capell

Disponível em: Vatican News