Enchente em Paragominas

Ao salão paroquial, na Paróquia Santa Teresinha, a todo momento chegam doações. Ao salão paroquial, na Paróquia Santa Teresinha, a todo momento chegam doações. Fonte da imagem: Pascom Paróquia Santa Tesinha.

Na madrugada de quinta-feira (12), uma forte chuva, somada ao rompimento de barragens, provocou uma grande enchente na cidade de Paragominas. Dados coletados com o corpo de bombeiros mostram que a enxurrada afetou aproximadamente 1.079 famílias, sendo que 38 delas estão em abrigos e 02 vítimas fatais: Felipe Souza França (9anos) e Elanderson da Silva Mendonça (3 anos de idade).

No dia da tragédia, desde as primeiras horas da manhã, muitos grupos de familiares e instituições, começaram a ajudar as vítimas. A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Paragominas, por sua vez, mobilizou uma grande quantidade de voluntários, e disponibilizou dois centros de apoio às famílias, no bairro da Promissão I e outro no bairro da Promissão 3, ambos próximos dos lugares atingidos pela enchente. Pe. Edson diz que a ação da Paróquia consistiu no primeiro momento em disponibilizar o espaço da Igreja para servir de abrigo, mas logo percebeu que os desabrigados não estavam saindo de perto de suas casas, seja por não compreenderem o que estava acontecendo, seja porque queriam recuperar alguns bens, seja pelo receio de saírem e serem saqueados do pouco que ainda tinham. A partir desse momento a ação da Igreja foi de preparar almoço, jantar, distribuir água, cesta básica, colchões, roupas, material de higiene, limpeza, cobertores, entre outros, "tudo fruto da colaboração e doações recebidas", finaliza o padre.

Doações e voluntárias: doações chegam a todo momento. Voluntárias (os) organizam tudo para ser distribuído/ Foto: PasCom Santa Teresinha.

Hoje, quase uma semana após esse evento, a cidade está voltando a sua normalidade, os desabrigados estão alojados no sitio da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e sento assistidos pela Secretaria de Assistência Social, enquanto aguardam a construção de novas casas para onde serão deslocados todos aqueles que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil.

A prefeitura de Paragominas informa que os trabalhos continuam. A Secretaria Municipal de Infraestrutura continua com o mutirão para cuidar da limpeza da cidade, para que não seja foco de proliferação de vetores e animais transmissores de doenças,  tirando lixo, lama e entulho, desobstruindo ruas para que o trânsito e a vida voltem ao normal.

Sobre o cadastramento das famílias atingidas,  a Secretaria Municipal de Assistência Social está fazendo o levantamento das necessidades das pessoas no Centro de Convivência Socorro Gabriel e também indo nos abrigos e casas atingidas.

Para prevenir doenças, a Secretaria Municipal de Saúde colocou todos os agentes de saúde visitando as áreas atingidas para aplicação de vacinas. Os postos de saúde também estão intensificando as consultas médicas e de enfermagem.

Já foi restabelecido o serviço de energia e abastecimento de água tratada em todos os bairros e para quem não é atendido pela Sanepar está sendo distribuída água mineral. Todos os serviços públicos estão funcionando normalmente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já fez o levantamento das propriedades que tiveram o rompimento de barragens próximo as nascentes dos rios Uraim e rio Paragominas para aplicação das sanções. Também foram embargadas e proibidas de reenchimento. Foi feita vistoria técnica em outras barragens que não se romperam e determinou-se o esvaziamento de todas elas de forma gradual e segura, portanto, não há perigo de novos rompimentos.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Obras e o Corpo de Bombeiros estão fazendo a triagem para verificar quem precisa ser retirado dos imóveis ou não, pois observou-se que muitas pessoas que estão com imóveis em condições de risco não querem sair dos mesmos.

Padre Edson ajuda voluntários a descarregar doações/ Foto: Pascom Santa Teresinha.

Emissão de documentos

A Prefeitura de Paragominas em parceria com o Programa Propaz Cidadania irão do dia 17 ao dia 21 de abril emitir documentos e prestar atendimento jurídico, somente para as pessoas atingidas pela enxurrada e que foram devidamente cadastradas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Serviços oferecidos:

- Emissão de documentos: RG, certidão de nascimento 1ª e 2ª vias, 2ª via de CPF, carteira de trabalho e fotografias;

- Atendimento jurídico pela defensoria pública.

Pontos de atendimentos:

- Escola Anésia: 17 e 18/04 -  a partir das 8h.

Atendimento para os bairros: Novo Horizonte, Nova Esperança, Morada Verde, Beira Rio e Promissão I e II.

- Caseca: 19/04 - a partir das 8h.

Atendimento para os bairros: Laércio Cabeline e entornos.

- Escola Salmonozor: 20 e 21/04 - a partir das 8h.

Atendimento para os bairros: Sidiney Rosa, Jaderlândia, Uraim, Angelim, Sidilândia e entornos.

Por PasCom

Paróquia Santa Teresinha - Paragominas.