Santo Anacleto

Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma. Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma. Fonte da imagem: http://morroporcristo.blogspot.com.br/2013/09/3-papa-santo-anacleto-ou-cleto-ano-79-92_17.html

Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século.

Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele “fosse dois”: papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho.

O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como consequência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.

Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.

Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Clarêncio, Lucídio e Exuperância.

Disponível em: franciscanos.org.br