Bragança se prepara para o 18 de maio.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Fonte da imagem: Divulgação

A Diocese de Bragança em parceria com várias secretarias municipais e outras entidades, como as escolas da rede municipal e estadual, já começaram há alguns dias os preparativos para o dia 18 de maio. Várias atividades já foram realizadas ao longo do mês de abril. Rodas de conversas, reuniões com diretores de escolas, etc. A ação realizada recentemente foi o lançamento oficial da Campanha do 18 de maio; que foi realizada na Praça Antonio Pereira.

Cartaz criado para a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso
e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes/ Imagem: Divulgação

Até o dia 18 de maio, três importantes atividades ainda serão realizadas na cidade. São elas:

1) Exposição de trabalhos relacionados ao tema, que tem como objetivo divulgar os trabalhos construídos com adolescentes sobre o tema do abuso e da exploração sexual. Os responsáveis por essa ação serão o CRAS e CREAS. Esses trabalhos serão apresentados na Praça Antonio Pereira no dia 15 de maio, a partir das 16 horas;

2) Pedalada do Enfrentamento é um passeio ciclístico que acontece na véspera do dia 18 maio. O objetivo dessa ação é chamar para a caminhada que acontece no dia seguinte (18) e sensibilizar sobre o tema. Esse evento, como já dito, acontece no dia 17 de maio, com concentração na frente da SEMTRAPS (ao lado da casa das 13 janelas), às 18 horas. Quem está responsável pela ação é o CREAS;

3) Caminhada do dia 18 de maio. Todas as ações anteriores preparam para esse dia: Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste dia será realizada uma grande caminhada, com saída da Praça das Bandeiras, no centro de Bragança, marcada para às 07:30 da manhã. O objetivo dessa caminhada, que acontece em grande parte do país, é sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. Nesse dia, todos os envolvidos na campanha estarão juntos para realizar a caminhada.

Caso Araceli

Lembrando que o dia 18 de maio foi escolhido para ser Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, para lembrar o caso Araceli, acontecido em 18 de maio de 1973, em Vitória no Estado do Espírito Santo.

Caso completará, no dia 18, 45 anos sem solução/ Foto: Arte/TV Gazeta/ Com adaptações.

Essa data foi escolhida por causa da brutalidade com que o assassinato foi cometido. A menina Araceli, que estava próxima de completar nove anos, foi espancada, estuprada e drogada, e teve os mamilos e a vagina dilacerados a dentadas. Seu corpo foi encontrado em um terreno baldio, queimado e desfigurado com ácido, para dificultar sua identificação. Seus algozes pertenciam a famílias tradicionais e muito influentes no estado, razão pela qual tanto a Justiça como a Polícia foram negligentes e, inclusive, corruptas.

Mas, será se todos conhecem todo o caso Araceli? Cremos que, se todos conhecessem melhor o caso, mais pessoas abraçariam a causa do 18 de maio. Dessa forma, objetivando levar um maior conhecimento do caso para nossos leitores, preparamos um material para melhor apresentação do caso que chocou o Brasil nos anos 70. O material está abaixo e pode ser feito download do mesmo. É uma matéria publicada em 2014, mas que apresenta de forma bem clara o que foi o momento vivido em Vitória naquele 18 de maio e nos anos seguintes.

Momento em que o corpo de Araceli foi resgatado do terreno baldio onde foi encontrado, no dia 25 de maio de 1973/ Foto: Divulgação

Lembramos ainda, que nesse ano de 2018 serão completados 45 anos daquele 18 de maio de 1973.

Por Diocese de Bragança.