Dom Manoel: “Unidade cristã é graça de Deus e a alcançamos pela oração”

Semana de Oração pela Unidade Cristã, iniciada no domingo, dia 13 de maio. Semana de Oração pela Unidade Cristã, iniciada no domingo, dia 13 de maio. Fonte da imagem: CNBB

“A unidade dos cristãos ou a unidade cristã é graça de Deus, é Deus quem faz. E a graça nós alcançamos pela oração”. Assim o bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco, define a importância da Semana de Oração pela Unidade Cristã, iniciada no domingo, dia 13 de maio.

O bispo, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ensina que a oração toca o coração de Deus, “Ele mesmo nos orientou nesse sentido de que no meio de toda a ação em busca da unidade cristã, a oração é a principal”.

Dom Manoel também destaca na entrevista as reflexões do teólogo Hans Küng sobre o papel das religiões na construção da paz mundial.

Celebrações
Igrejas Católicas, anglicanas, protestantes, ortodoxas e tantas outras estão celebrando desde a Festa da Ascenção do Senhor a Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc), sob o impulso do tema A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15, 1-21).

A Comissão para o Ecumenismo da CNBB incentiva a celebração da semana em todo o Brasil, sejam nos regionais e dioceses que já possuem as comissões correlatas, sejam nas paróquias e comunidades. “O importante é estarmos juntos para pedir o dom da união entre os cristãos”, ressaltou o assessor da Comissão na CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães. Segundo ele, o Conic deve receber ao final dessa semana diversos relatos de celebrações e iniciativas ecumênicas Brasil afora, mas destacou que acontecem atividades na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na baixada fluminense, onde estão as dioceses de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, também na Bahia, em São Paulo e no Paraná.

De acordo com Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que oferece os materiais para as celebrações destes dias, além das igrejas-membro do conselho, em muitas cidades a Semana de Oração congrega lideranças e membros de outras igrejas, como a Quadrangular, Assembleia de Deus, Metodista, comunidades ortodoxas, entre outras. Também ganha destaque a atividade que acontecerá em Campo Grande (MS), no último dia da Souc: uma concentração no centro da cidade para pedir mais tolerância religiosa com a presença de diversas manifestações de fé, incluindo as de matriz africana.

São igrejas-membro do Conic: Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Por CNBB

Entrevista - Dom Manoel João Francisco CNBB