Seminaristas de 17 regionais do Brasil se encontram na 10ª edição do “Formise”

O encontro tem como objetivo intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. O encontro tem como objetivo intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Fonte da imagem: CNBB

Seminaristas de todo o Brasil foram acolhidos na 10ª edição do FORMISE Nacional e Nordeste em São Luís (MA). O tema “A alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”, e o lema “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24, 32)está animando as reflexões do encontro de 1º a 5 de julho.

O encontro tem como objetivo intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Destina-se a seminaristas de teologia e filosofia, diocesanos e religiosos. A programação inclui exposição e debates do tema, grupos de estudo, plenário e testemunhos missionários de seminaristas.

O 10º Formise Nacional e Nordeste está em sintonia com a Igreja no Brasil e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2015-2019) onde coloca como primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão.

Dom Esmeraldo Barreto, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Internacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa do encontro.

O encontro também, partindo das reflexões e propostas do 4º Congresso Missionário Nacional, coloca a necessidade de intensificar a formação missionária nas Casas de Formação, tendo em vista o aumento do ardor missionário que brota do batismo.

A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB), o Regional Nordeste 5 e o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

Com informações de: www.vatican.news.

Por CNBB