APRESENTAÇÃO

Mais um ano lhes apresentamos o Anuário 2019 da Diocese de Bragança do Pará. Este anuário, como os anteriores, tem como objetivo ser instrumento de comunicação e comunhão entre Cúria Diocesana, Paróquias, Comunidades, pastorais, movimentos, equipes de serviços, comunidades religiosas, seminários e outras instituições eclesiais. Por isso, mais uma vez, tentamos colocar o máximo de informações para uma melhor comunicação.

O Ano de 2019 está iniciando com diversos eventos importantes no âmbito eclesial. Em primeiro lugar a publicação do Plano Diocesano de Pastoral fruto da Assembleia do Povo de Deus e do Conselho de Pastoral, realizados no final de 2018. Em segundo lugar, esperamos que a Equipe de Coordenação Pastoral, recentemente criada, anime a pastoral diocesana e ajude a crescer em todas as instituições diocesanas a dimensão missionária e a evangelização.

Por fim, em outubro de 2019 terá lugar na cidade de Roma a realização do Sínodo da Amazônia para o qual todos os bispos titulares da Amazônia fomos convidados. Este sínodo terá como principal objetivo estudar novas formas de evangelização na Amazônia, a preocupação com o futuro dos povos indígenas e a questão da ecologia humana.  Estes eventos e outros muitos marcados em nosso calendário diocesano nos indicam que o ano vai ser cheio de trabalhos.

Damos graças a Deus por termos disposição e saúde para trabalhar pelo seu Reino, anunciando o Evangelho e a pessoa de Jesus a todos e manifestando com nossa vida e fraternidade que o Reino de Deus já está entre nós.

Esperamos continuar contando com a ajuda de todos para melhorar a cada ano o nosso Anuário Diocesano.

Cidade de Bragança, 21 de janeiro de 2019.

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR

Bispo Diocesano de Bragança do Pará