FORMAÇÃO CEPAST, em Bragança

FORMAÇÃO CEPAST, em Bragança Fonte da imagem: Secretaria de Pastoral da Diocese.

Nos dias 06 e 07 de abril de 2019, no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (EFAC-Bragança) realizou-se a formação da CEPAST sobre o Projeto “Fermentando a Paz”, com o objetivo de formar agentes capacitadores para trabalharem com a Pastoral de Conjunto dentro da Diocese de Bragança do Pará. Estiveram presentes a nível diocesano 30 representantes das pastorais, movimentos e serviços: CJP, Pastoral da Criança, Pastoral carcerária, Pastoral da AIDS, Pastoral da Pessoa Idosa, Conselho do Laicato, Cáritas, Pastoral Familiar, PJ, RCC, IAM, Catequese, Cursilho de Cristandade, Ensino Religioso e CPD. Também participaram Padres, religiosas e o Bispo Diocesano Dom Jesus.

A Formação contou com a assessoria do Prof. Me. Francisco José Corrêa de Araújo, OFS (agente articulador da CNBB N2) e da Sra. Leia (voluntária da CEPAST). Iniciaram a formação com animação, oração meditativa da Palavra e dinâmica de acolhida. Prosseguiu-se a acolhida do Bispo Dom Jesus explicando brevemente o percurso para se chegar a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora – CEPAST como um organismo da CNBB. O Professor Francisco apresentou os objetivos da CEPAST e a necessidade da unidade pastoral e de conhecimento da Doutrina Social da Igreja, para uma efetiva Ação Social Transformadora. Dividiu-se em grupo para leitura e reflexão do material proposto sobre a Pastoral de Conjunto, em seguida ocorreu a plenária dos grupos e aprofundamento feito pela Leia sobre a Pastoral de Conjunto e a Doutrina Social da Igreja. No domingo, iniciamos com a Santa Missa e prosseguiu-se a formação com a compreensão prática das ações que podem ser organizadas e vivenciadas em conjunto com todas as pastorais, movimentos e serviços. Depois, cada grupo reuniu-se para levantar propostas de Ação Pastoral em Conjunto para tornar concreto na Diocese de Bragança as reflexões feitas no decorrer da formação.

Por Irmã Alcilene Silva

Secretária de Pastoral da Diocese de Bragança do Pará.