18 de maio: dia de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças a adolescentes.

O Disque 100, no Brasil, recebeu, entre 2012 e 2016, 175 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representa quatro casos por hora. A maioria das denúncias apontam as meninas como vítimas, contudo há um percentual significativo de relatos de meninos abusados e explorados sexualmente. Outros estudos apontam que a maioria das pessoas estupradas, no país, são crianças e adolescentes. (Do site justificando.com). O Disque 100, no Brasil, recebeu, entre 2012 e 2016, 175 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representa quatro casos por hora. A maioria das denúncias apontam as meninas como vítimas, contudo há um percentual significativo de relatos de meninos abusados e explorados sexualmente. Outros estudos apontam que a maioria das pessoas estupradas, no país, são crianças e adolescentes. (Do site justificando.com). Fonte da imagem: http://www.alagoas24horas.com.br/wp-content/uploads/2017/05/160516.png

No último sábado, 18 de maio, foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para lembrar a luta por essa causa, várias paróquias da Diocese de Bragança do Pará realizaram várias atividades com o objetivo de conscientizar e encorajar para a denuncia. Entre essas atividades, em todas as paróquias, foram realizadas caminhadas para lembrar o dia 18 de maio. Lembramos que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, em decorrência do episódio que ganhou ampla repercussão na mídia, retratando o drama da menina Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média de Vitória (ES), caso acontecido em 18 de maio de 1973, e até hoje nunca foram punidos. Desde então, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

Tracuateua

A Paróquia São Sebastião, em Tracuateua, foi uma das que participou seriamente da campanha nacional de enfrentamento contra o abuso sexual de crianças e adolescentes... De lá, a secretária paroquial Marcela Corpes, nos enviou informações sobre o dia 18 de maio.

Durante a campanha, que foi lançada em Tracuateua no dia 5 deste mês, foram promovidas diversas reflexões, bem como rodas de conversas visando sensibilizar a comunidade para a prevenção e o combate ao crime, culminando com a caminhada na manhã do dia 18, que teve concentração na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o Pároco, Pe. Carlos Afonso, apresentou o objetivo da caminhada e convocou a todos para a invocação do Espírito Santo, iniciando, assim, a caminhada que percorreu as principais ruas do centro da cidade, com paradas estratégicas de reflexões até o encerramento na Praça da igreja Matriz, após breve reflexão realizada novamente pelo Pároco.

Bragança

Na sede da diocese aconteceram 3 caminhadas: uma saindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, outra da Paróquia São João Batista e a terceira da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As três caminhadas chegaram até a Praça das Bandeiras, no centro da cidade, onde encontraram o pequeno grupo da Paróquia Catedral Nossa Senhora do Rosário. Com todos juntos, já em uma só caminhada, o grupo desceu até as proximidades da feira livre de Bragança e depois se dirigiu ao Ginásio de Esportes Dom Eliseu, onde a programação do dia foi completada e encerrada como a distribuição do lanche.

Com tristeza registramos a diminuição na quantidade de participantes da programação do 18 de maio em Bragança.

Mãe do Rio

Em Mãe do Rio, Paróquia São Francisco de Assis, tivemos acesso a imagens da realização da caminhada do combate, que por lá foi realizado no dia 17 de maio.

Veja em nossa galeria abaixo mais algumas imagens do dia 18 de maio pelo Diocese de Bragança do Pará.

Por Diocese de Bragança