Hospital das Bem-Aventuranças, em Viseu, completa 19 anos

Entrada principal do HBA/ Foto: Internet

Na manhã de 18 de junho, na Capela do Hospital das Bem-Aventuranças - HBA, na cidade de Viseu, Dom Jesus Maria presidiu uma Missa pelos 19 anos de existência do hospital. A data de fundação é 12 de junho, mas por motivos de agenda apenas ontem Dom Jesus pode estar em Viseu. A liturgia foi concelebrada pelo pároco do lugar, Pe. Fagner Alves, e pelo pároco da Catedral, Pe. Raimundo Elias. Esteva presente, também, o seminarista Agostiniano Recoleto Rafael, que está passando férias na casa da família, aí em Viseu.

A Missa foi celebrada na capela do hospital/ Foto: Edielson Santos

No inicio da Santa Missa foram recordadas algumas pessoas que fizeram parte do HBA. Algumas, inclusive, já são falecidas.

Em sua homilia Dom Jesus lembrou um pouco a trajetória de sofrimento do HBA. O hospital ao longo destes 19 anos não fechou as portas em muitas ocasiões por graça de Deus e pelo empenho de seus funcionários, que muitas vezes trabalharam sem ter os salários em dia, pois o hospital não tinha condições naqueles momentos de honrar esse compromisso. Mas, por amor a instituição nunca a abandonaram e sempre tiveram seus salários pagos.

Dom Jesus lembrou ainda que, nesse momento, o hospital passa por apertos financeiros. E que mais uma vez a Diocese de Bragança do Pará, juntamente com a administração do HBA, tenta encontrar formas de resolver a situação junto ao poder público municipal.

Dom Jesus durante a homilia/ Foto: Edielson Santos

No final da Santa Missa foram lembradas as dificuldades encontradas nos anos da construção do hospital. Pessoas que participaram daqueles momentos nos anos 90 relataram que a população se uniu para fazer o que fosse possível para ajudar na construção: carregando pedras, água, cozinhando para quem trabalhava, etc. Assim, o HBA é fruto, também, do esforço de muitos viseuenses.

Após a Santa Missa foi oferecido um café da manhã para todos que estavam aí presentes.

Histórico do HBA

O Hospital das Bem Aventuranças é uma entidade filantrópica de propriedade das Obras Sociais da Diocese de Bragança, localizado na cidade de Viseu, Bairro do alto, situa-se na parte mais elevada da cidade, em terreno que foi doado pelo prefeito, em exercício na época, Sr. Carlos Cardoso. Com expressa arquitetura, disposto em 06 grandes pavilhões e uma capela, ligados, entre si, por belíssimas passarelas. Seus idealizadores foram, Pe. Carlos Verzeletti, hoje bispo da Diocese de Castanhal, e Pe. Luigi Guerrini, que voltou a morar no seu país natal; ambos imbuídos pelo espírito missionário e preocupados com o homem no seu todo, sentiram o forte apelo de Deus a apoiar o carente da saúde local. Sempre a “CONFIAR NA DIVINA PROVIDÊNCIA”.

O povo contribuiu com um trabalho de base: limpeza e nivelamento do terreno acidentado, abastecimento de água, carregamento de pedras, tijolos, telhas, madeirames, etc. Foi uma colaboração desafiadora, árdua, sempre com a presença do Pe. Carlos que cobrou de homens e mulheres muitos esforços e dedicações incondicionais. Eram contagiados com grande entusiasmo. Multidões da cidade e das localidades do interior reuniram-se em mutirões de até trezentas pessoas.

No ano de 1998, quando a construção encontrava-se completamente acabada, para zelar pelas doações e manter a conservação do prédio, três missionárias passaram a fazer a experiência de permanência no Hospital, sem comunidade definida.

Parte da fachada do HBA/ Foto: internet

Em maio de 2000, Irmã Francisca Zilmar Cavalcante com curso de Administração Hospitalar feito na Universidade Camiliana em São Paulo, Irmã Maria de Fátima Sena da Silva com curso Técnico em Enfermagem, experiência em bloco cirúrgico e partos e Irmã Elga Maria Alexandrino com a responsabilidade de supervisionar a Secretaria e o controle da parte financeira, estabeleceram-se definitivamente no local para darem os primeiros impulsos de atendimentos gerais no Hospital.

A fase de organização do Hospital começou com a presença das Irmãs Missionárias.

Foi assim que, no dia doze de junho de 2000, o Diretor Pe. Luigi Guerrini, e também vigário pároco de Viseu, celebrou na capela própria do complexo hospitalar a Santa Missa de abertura do Hospital das Bem-Aventuranças.

Por Diocese de Bragança

Com informações do HBA