Conselho Nacional do Laicato do Brasil realiza encontro nacional em Cuiabá

Nova presidência do CNLB é eleita em Assembleia Geral. Nova presidência do CNLB é eleita em Assembleia Geral. Fonte da imagem: https://www.cnbbleste2.org.br/imagens/260619-2b18yQR6YUj2S.jpg

Aconteceu nos dias 20 a 23 de Junho, em Cuiabá (MT), O VII Encontro Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e também a XXXVIII Assembleia Geral CNLB, que, teve como tema Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olha é um novo agir e como inspiração bíblica Eu vi, ouvi e desci (Ex. 3, 7-8).

A assembleia contou com a presença de cerca de 450 Cristãos Leigos e Leigas advindos dos 18 Regionais da CNBB com as delegações dos Regionais, das Organizações filiadas e os convidados das Associações Laicais oriundas dos carismas congregacionais, de Movimentos e serviços e Novas Comunidades. Na diversidade, a alegria do Evangelho pode ser vivida nestes dias. O Regional Norte 2 tinha sua delegação, inclusive com leigos de Bragança.

Na abertura houve uma missa conduzida por Dom Derek Byrne, Bispo referencial do Laicato do Regional Oeste 2 da CNBB, que durante a homilia falou da importância de “dividir o pão”, que Cristo é vida.

Para uma reflexão mais aprofundada no contexto da realidade atual do Brasil foram realizadas dez oficinas sub-temáticas para reflexões sobre: Direitos humanos, Casa comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura e Desafios da vocação laical na Igreja.

O evento contou com a presença do Bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo.

A próxima Assembleia Geral do CNLB será na cidade de São Luís. A capital maranhense regional Nordeste V receberá a assembleia dos leigos de todo o país em 2020.

Nova presidência do CNLB é eleita em Assembleia Geral

Houve ainda o processo eletivo de chapa única para o triênio 2019-2023, sendo eleita a nova presidência do CNLB. O Regional Leste 2 foi representado com maestria:

PRESIDENTE: Sonia Oliveira – Regional Leste 2
VICE-PRESIDENTE: Rejane Gaia – Nordeste 2
SECRETÁRIO GERAL: Marcio Oliveira – Regional Sul 1
SECRETÁRIA ADJUNTA: Maria Aurenir - Regional Nordeste 4
TESOUREIRO GERAL: Luiz Everaldo – Regional Leste 2
TESOUREIRA ADJUNTA: Carlos Oliveira - Regional Noroeste

Ao final da assembleia também definiu-se que Adriano Massariol, atual secretário do CNLB do Regional Leste 2, seja o novo representante do Conselho Fiscal.

Com informações de Leonardo Moura, Membro do CNLB do Regionl Leste 2.

Disponível em: www.cnbbleste2.org.br