Santa Margarida da Antioquia

Ela morreu no dia 20 de julho de 290, com a idade de quinze anos. Ela morreu no dia 20 de julho de 290, com a idade de quinze anos. Fonte da imagem: https://franciscanos.org.br/vidacrista/wp-content/uploads/2019/07/2007-margarida-antioquia2.jpg

Segundo a “Legenda Áurea”, Margarida nasceu em Antioquia (Pisídia) e era filha de Teodósio, patriarca dos gentios. Ela foi criada por uma ama na Ásia Menor (atual Turquia), e quando adulta resolveu ser batizada, sendo por isso grandemente odiada por seu pai.

Certo dia, quando tinha quinze anos de idade e junto com outras virgens guardava ovelhas de sua ama, o prefeito Olíbrio passou por lá e, fascinado com a beleza da jovem, propôs-lhe casamento, em troca da sua renúncia ao cristianismo.

O martírio da jovem Margarida foi tão terrível e de resultados tão fantásticos que se tornou uma das paginas da tradição cristã mais transmitida através dos séculos. Justamente por ter sido tão cruel, o povo apegou-se de tal forma ao sofrimento da jovem que à sua narrativa acrescentaram-se fatos lendários. O certo foi que primeiro ela foi levada à presença do juiz e prefeito e, diante dele, negou-se a abandonar a fé cristã. Foram horas de pressão e tortura psicológica que, por fim, viraram tortura física. Margarida foi açoitada, depois teve o corpo colocado sobre uma trave e rasgado com ganchos de ferro. Dizem que a população e até mesmo os carrascos protestaram contra a pena decretada.

No dia seguinte, ela apareceu, sem o menor sinal de sofrimento, na frente do governante, que, irado com o estranho fato, determinou que ela fosse assada viva sobre chapas quentes. Novamente, a comoção tomou conta de todos, pois nem assim a jovem morria ou demonstrava sofrer. Diz a tradição que Margarida teria sido visitada no cárcere pelo satanás, em forma de um dragão que a engoliu. Mas Margarida conseguiu sair do seu ventre, firmando contra ele o crucifixo que trazia nas mãos. Ela foi, então, jogada nas águas de um rio gelado. Quando saiu de lá viva, com as correntes arrebentadas e sem sinal das torturas aplicadas, muita gente ajoelhou-se, converteu-se e até se ofereceu para morrer no lugar dela. Mas o prefeito enfurecido mandou que a decapitassem.

Ela morreu no dia 20 de julho de 290, com a idade de quinze anos. O seu corpo foi recolhido e levado para um lugar seguro, onde foi enterrado pelos cristãos convertidos, passando a ser venerada em todo o Oriente. No século X, foi trasladado para a Itália e desde então seu culto se difundiu também em todo o Ocidente. De tal modo, que santa Margarida foi incluída entre os “catorze santos auxiliadores”, aos quais o povo cristão recorre pela intercessão nos momentos mais difíceis. Santa Margarida é solicitada para proteger as grávidas nos partos complicados.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Apolinário, Aurélio de Cartago, Severa e Paulo da Espanha.

Disponível em: franciscanos.org.br