"Pai, por que?": dor do Papa por vítimas de naufrágio no Mediterrâneo

Fugindo das guerras e da pobreza, especialmente africanos arriscam a vida para chegar às costas europeias Fugindo das guerras e da pobreza, especialmente africanos arriscam a vida para chegar às costas europeias Fonte da imagem: AFP or licensors

70 mortos, dezenas de desaparecidos. Na última quinta-feira, novo naufrágio no Mar Mediterrâneo, que se tornou que se tornou um “grande cemitério”, como disse o Papa em setembro de 2016. Após rezar o Angelus, o Santo Padre demonstrou sua dor por mais esta tragédia e convidou os presentes na Praça São Pedro a rezarem “pelas vítimas e por suas famílias”:

Soube com dor a notícia do dramático naufrágio, ocorrido nos últimos dias nas águas do Mediterrâneo, em que perderam a vida dezenas de migrantes, incluindo mulheres e crianças. Renovo um apelo sincero para que a comunidade internacional aja com prontidão e decisão, para evitar o repetir-se de tragédias similares e garantir a segurança e a dignidade de todos. Convido vocês a rezar juntos comigo pelas vítimas e por suas famílias. E também do coração perguntar: "Pai, por que?”. (silêncio)

O trágico naufrágio ocorreu na última quinta-feira, quando dois barcos com cerca de 300 pessoas a bordo, naufragaram nas proximidades de Khoms, costa da Líbia, cerca de 120 km de Trípoli. Morreram ao menos 70 pessoas e dezenas estão desaparecidas. Os sobreviventes foram resgatados principalmente por barcos de pescadores, recebendo atendimento médico oferecido por ONGs na costa líbica.

Segundo Filippo Grandi do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) trata-se da pior tragédia deste ano no Mediterrâneo. Filippo Grandi fez também o pedido para que “retomem o resgate das pessoas no mar, acabem com a detenção de refugiados e migrantes na Líbia, aumentem os itinerários seguros fora da Líbia, estas medidas, conclui, devem ser colocadas em ação agora, antes que seja tarde demais para muitas pessoas desesperadas”.

Por Jackson Erpen

Em Vatican News