IPIXUNA: FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

Participantes da formação das regiões 3 e 4, em Ipixuna. Participantes da formação das regiões 3 e 4, em Ipixuna. Fonte da imagem: Coordenação Diocesana de Pastoral

No dia 10 de agosto de 2019, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipixuna - Pará, realizou-se a Formação para os Missionários (as) que serão os multiplicadores do Mês Missionário Extraordinário nas diversas Paróquias das Regiões Pe. Marino Conti e Dom Eliseu. Estavam presentes os leigos e leigas, o Bispo Diocesano Dom Jesus, os Vigários Episcopais Pe. Aldo e Pe. Márcio, os Padres: Fernando, Maeldom e José Silva, os Diáconos, as Irmãs Teresitas e a Coordenação Pastoral Diocesana.

Dom Jesus durante a oração da manhã, refletiu sobre o evangelho de Mateus 28, 19-20, o mandato e envio de Jesus aos seus discípulos, depois fez um percurso histórico da evangelização colonial dos povos da América Latina. A formação contou com a assessoria do Pe. Aldo Fernandes aprofundando o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo no mundo”, relatou de forma objetiva esclarecendo o percurso missionário da Igreja a partir da carta do Papa Bento XV, Maximum Illud, que pelo aniversário do centenário de sua promulgação, impulsionou o convite à vivência do Mês Missionário Extraordinário, no mês de outubro de 2019. Enfatizou o objetivo de reavivar a consciência batismal, despertar a missão ad gentes e retomar o novo ardor da transformação missionária, enfrentando os desafios atuais de tempo na dimensão histórica e de espaço na dimensão territorial.

No período da tarde realizou-se a partilha e planejamento das Regiões Episcopais, as orientações das Propostas Diocesanas para o mês de outubro e se encerrou com a formação sobre os Conselhos Missionários: COMINA, COMIRE, COMIDI e COMIPA, exposto pela Ir. Joana Paula. A conclusão se deu com a oração de reavivamento do ser missionário, através da Palavra de envio e encorajamento do Evangelho de João 21,4-6, seguida da benção e envio feito pelas mãos do Pe. Aldo Fernandes, com a Cruz do Mês Missionário Extraordinário.

Secretaria da Coordenação de Pastoral Diocesana