Papa visita hospital que atende pacientes com Aids

“A solicitude dos fiéis não pode limitar-se a uma forma de assistência – embora necessária e providencial num primeiro momento –, mas requer aquela atenção amiga que aprecia o outro como pessoa e procura o seu bem”, disse o Papa. “A solicitude dos fiéis não pode limitar-se a uma forma de assistência – embora necessária e providencial num primeiro momento –, mas requer aquela atenção amiga que aprecia o outro como pessoa e procura o seu bem”, disse o Papa. Fonte da imagem: Vatican Media

A visita ao hospital de Zimpeto foi o primeiro compromisso do Papa Francisco nesta sexta-feira, na periferia de Maputo.

Trata-se de uma estrutura inaugurada há pouco mais de um ano e que atende cerca de dois mil pacientes. Em especial, dentro do hospital funciona um centro – chamado Dream – para pessoas com Aids/HIV, administrado pela Comunidade de Santo Egídio.

Diante de funcionários, médicos, enfermeiros e pacientes, o Papa Francisco pronunciou o seu discurso inspirando-se na parábola do Bom Samaritano.

“ Este Centro mostra-nos que houve quem parou e sentiu compaixão, quem não cedeu à tentação de dizer ‘não há nada a fazer’, ‘é impossível combater esta praga’ e se animou a buscar soluções. ”

Atenção amiga

Os pobres não precisam ser delegados a alguém, mas do envolvimento pessoal de quem ouve o seu clamor, prosseguiu o Pontífice, citando sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres de 2018.

“ A solicitude dos fiéis não pode limitar-se a uma forma de assistência – embora necessária e providencial num primeiro momento –, mas requer aquela atenção amiga que aprecia o outro como pessoa e procura o seu bem. ”

Voluntários

Para falar do trabalho dos voluntários, Francisco citou novamente a Parábola do Bom Samaritano. São as pessoas que, curadas “com dignidade na sua dignidade, transmitem esperança a muitas outras pessoas”.

A visita ao hospital se conclui com a saudação do Papa a 20 doentes e conhecendo duas repartições do Centro de tratamento a pessoas com Aids.

Por Bianca Fraccalvieri

Em Vatican Neus