Cúpula do Clima: Francisco pede honestidade, responsabilidade e valentia

O Papa gravou uma vídeo mensagem aos participantes da Cúpula do Clima da ONU, em Nova Iorque, recordando que ainda há tempo para reverter os efeitos negativos das mudanças climáticas. O Papa gravou uma vídeo mensagem aos participantes da Cúpula do Clima da ONU, em Nova Iorque, recordando que ainda há tempo para reverter os efeitos negativos das mudanças climáticas. Fonte da imagem: Vatican Media

Honestidade, responsabilidade e valentia: são estas três “grandes qualidades morais” que o Papa Francisco pediu aos chefes de Estado e de Governo reunidos em Nova Iorque para a Cúpula do Clima da ONU.

O Pontífice gravou uma vídeo mensagem endereçada a todos os participantes, que se reúnem esta segunda-feira (23/09) à margem da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o tema: "Luta às mudanças climáticas e sustentabilidade".

Para Francisco, o Acordo de Paris representou a conscientização da urgência e da necessidade de dar uma resposta coletiva às mudanças climáticas, mas passados quatro anos, os resultados são fracos, distantes de alcançar os objetivos previstos.

O Papa questiona “se existe uma verdadeira vontade política para destinar mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para suavizar os efeitos negativos das mudanças climáticas e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as que mais sofrem”.

Mas há tempo, afirma. A janela para uma oportunidade ainda está aberta, mas o importante é não deixá-la fechar.

Honestidade, responsabilidade e valentia

O Pontífice pede então que essas três palavras - “honestidade, responsabilidade e valentia” - estejam no coração do trabalho dos participantes.

Por Bianca Fraccalvieri

Em Vatican News