Encontro de secretárias e secretários das Regiões Episcopais III e IV

Foto oficial com os participantes do encontro. Foto oficial com os participantes do encontro. Fonte da imagem: Diocese de Bragança

Na última segunda e terça-feira, respectivamente 23 e 24 de setembro, foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paragominas, um encontro de formação para as secretárias e secretários das paróquias que compõem as regiões episcopais III e IV, respectivamente Pe. Marino Contti e Dom Eliseu Coroli.

O encontro foi iniciado com o almoço no dia 23 e finalizado com o almoço do dia 24. Apesar de uma duração relativamente curta, a programação do evento foi bem intensa...

No primeiro dia foram abordados os seguintes temas: O papel da secretária (o), tema abordado por Dom Jesus e Joenia Nunes; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, que foi tratado pelo Sr. Cesar.

No segundo dia os temas foram: Termo de voluntariado, com a Sra. Joenia Nunes; organização no ambiente de trabalho, apresentado pela Ir. Rosalva; Contabilidade, tratando principalmente do Sistema Eclesial e outras dúvidas contábeis, assunto tratado pelas Sras. Luciana Teixeira e Maricely Sarges; e por ultimo, não menos importante, o Sr. Delano tratou das questões relativas ao departamento de pessoal, ao recrutamento e seleção, tipos de contratos, RPA, etc.

Este já é o segundo encontro desse tipo realizado em 2019. Isso se faz necessário para manter a unidade na diocese e devido as constantes mudanças nas leis, sistemas e de pessoal nas secretarias das paróquias.

É importante ressaltar que, além dos secretários e secretárias paroquiais, também estiveram presentes vários párocos; o que é extremamente importante para que a organização aconteça da melhor forma, com pároco e secretária falando a mesma linguagem dentro das paróquias.

O próximo encontro acontecerá em novembro, em Bragança, para os secretários e secretárias das paróquias pertencentes as regiões Nossa Senhora do Rosário, região I, e São Francisco de Assis, região II.

Por Diocese de Bragança