Congresso da IAM

Foto com os participantes do Congresso na frente da Igreja Matriz do Perpétuo Socorro, em Bragança. Foto com os participantes do Congresso na frente da Igreja Matriz do Perpétuo Socorro, em Bragança. Fonte da imagem: IAM Diocese de Bragança do Pará

Aconteceu no último dia 06 de outubro, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bragança, o Congresso Bi-Regional da Infância e Adolescência Missionária - IAM. O evento era destinado para as Regiões Episcopais Nossa Senhora do Rosário - que estava representada pelas paróquias de São Sebastião (Tracuateua), Sagrado Coração de Jesus (Bragança), Perpétuo Socorro (Bragança) e São João Batista (Bragança) - e São Francisco de Assis - que estava representada apenas pela Paróquia Santa Luzia (Santa Luzia do Pará). A Paróquia Cristo Crucificado, da Região Pe. Marino Conti, foi convidada e participou do congresso. O tema central foi: "Adolescentes Batizados e Enviados para a civilização do amor"; e o lema: "Quero ver o direito brotar como fonte..." (Am 5, 24).

Durante o congresso, além das palestras relacionadas com o tema e lema, os adolescentes apresentaram o resultado das oficinas com os temas que já haviam preparado anteriormente, para serem apresentados no congresso. Os temas abordados nas oficinas foram: trabalho infantil: causas, consequências e combate a exploração; violência sexual contra crianças e adolescentes; a influência do comportamento dos pais na vida dos filhos; escolhas: profissão, vocação e missão; vantagens e desvantagens das redes sociais; a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum; educação hoje: reflexões críticas; e segurança publica.

O Congresso teve início às 07:30 horas e foi concluído às 17:30 horas. Participaram 317 pessoas diretamente, sendo que 233 eram adolescentes na faixa etária que a IAM acompanha (de 10 a 15 anos).

Por Diocese de Bragança