CPP lança carta em solidariedade às comunidades pesqueiras impactadas pelo óleo

Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. Grupo de Trabalho participa de ações para retirada de óleo na Costa dos Corais em Alagoas. Fonte da imagem: https://brasil.elpais.com/resizer/HUvtnmYMMz5lOkuHm80krK_WyWg=/1500x0/smart/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/RLQKIYST43M6KTT5FRPQXFVR34.jpg

O CPP lança, no dia de hoje (26/10), uma carta em solidariedade às comunidades pesqueiras impactadas pelo óleo que tem contaminado as praias nordestinas. No documento, a pastoral cobra transparência na divulgação das informações e critica a demora do governo no acionamento do Plano Nacional de Contingência. A carta ainda pede que as comunidades sejam ouvidas e critica o adiantamento do pagamento do seguro-defeso, por ser uma medida que não dá conta da gravidade da situação.

"É preciso que se escute e considere a percepção das pessoas que estão nos territórios em todo o processo de construção de medidas a serem tomadas, bem como colocar a disposição dos pescadores e pescadoras as estruturas necessárias e organizacionais para responder aos impactos nas comunidades. Além de construir e estabelecer medidas que respondam às diversas realidades. As medidas apresentadas pelo governo, a exemplo do adiantamento do seguro defeso, não correspondem à gravidade da situação", afirma a carta.

Confira a carta na íntegra, logo abaixo, ou nesse link!

Fonte: Assesoria de Comunicação do CPP

Disponível em: http://cppnacional.org.br/