Encontro de secretárias e secretários das Regiões Episcopais I e II

Momento em que o Sr. Cesar apresentava o tema Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA Momento em que o Sr. Cesar apresentava o tema Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA Fonte da imagem: Edielson Santos

Na última segunda e terça-feira, respectivamente 04 e 05 de novembro, foi realizado no Centro Pastoral Guadalupe (EFAC), em Bragança, um encontro de formação para as secretárias e secretários das paróquias que compõem as regiões episcopais I e II, respectivamente Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis.

O encontro foi iniciado com o almoço no dia 04 e finalizado com o almoço do dia 05. Apesar de uma duração relativamente curta, a programação do evento foi bem intensa...

No primeiro dia, após um momento de oração, foram abordados os seguintes temas: O papel da secretária (o), tema apresentado por Dom Jesus; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, que foi tratado pelo Sr. Cesar Machado.

No segundo dia de encontro, dia 05 pela manhã, foram abordados os seguintes temas: Termo de voluntariado, com a Sra. Joenia Nunes; Organização no ambiente de trabalho, apresentado pela Sra. Elane Corrêa; Contabilidade, tratando principalmente do Sistema Eclesial e outras dúvidas contábeis, assunto tratado pelas Sras. Luciana Teixeira e Maricely Sarges; e por ultimo, não menos importante, o Sr. Delano tratou das questões relativas ao departamento de pessoal, ao recrutamento e seleção, tipos de contratos, RPA, etc.

Este já é o segundo encontro desse tipo realizado em 2019. Dessa vez realizado de forma descentralizada: um primeiro em Paragominas, para as regiões III e IV; e esse segundo para as regiões I e II. Isso se faz necessário para manter a unidade na diocese e devido as constantes mudanças nas leis, sistemas e de pessoal nas secretarias das paróquias.

É importante ressaltar que, além dos secretários e secretárias paroquiais, também estiveram presentes vários párocos; o que é extremamente importante para que a organização aconteça da melhor forma, com pároco e secretária falando a mesma linguagem dentro das paróquias.

Por Diocese de Bragança