COMIRE ARTICULA EIXOS DA MISSÃO NO REGIONAL

Reunião ampliada do COMIRE aconteceu na sede da CNBB N2 no ultimo dia 09. Reunião ampliada do COMIRE aconteceu na sede da CNBB N2 no ultimo dia 09. Fonte da imagem: Renan Rosário / COMIRE

No último dia 09 de novembro foi realizada a reunião da equipe de coordenação ampliada do Conselho Missionário do Regional Norte 2 (COMIRE), na sede da CNBB N2, em Belém do Pará. O encontro reuniu lideranças missionárias das dioceses de Abaetetuba, Cametá, Bragança e da arquidiocese de Belém, assim como, representações da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Organização Santas Missões Populares (OSMP), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Juventude Missionária (JM), Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs), Centro MAGIS da Amazônia e Missão nas Fronteiras.

Promovido pela equipe executiva do COMIRE, este momento buscou aprofundar o entendimento coletivo sobre sentido, objetivos e importância dos conselhos missionários em diversas instâncias, assim como, a formação e articulação missionária em nível de regional.  “É preciso ouvir os gritos que ressoam nas bases para se construir um caminho de unidade na missão”, como ressaltou Taiana Carolina, da OSMP/COMIRE.

Irmã Rebeca fez um momento de partilha sobre a Missão nas Fronteiras

A presença e o valioso testemunho de Irmã Rebeca Spires, do CIMI, sobre a Missão nas Fronteiras, foi o momento alto do encontro, o que inspirou e norteou os trabalhos em grupos. “O desafio da Missão nas Fronteiras é de todos nós, é a maior joia deste Regional”, enfatizou Irmã Rebeca em intenso testemunho. E, de fato, todos os presentes reconheceram a importância da missão e as necessidades urgentes que a mesma enfrenta.

Dentre os encaminhamentos e compromissos assumidos neste encontro estão a produção de material para potencializar a divulgação do Projeto Missão nas Fronteiras como vídeo teaser e powerpoint, o que será garantido com a visita da equipe executiva em lócus. O apoio financeiro imediato das obras missionárias através de ações atividades de arrecadações de fundos para a missão.

Outro ponto importante amplamente enfatizado foi a questão formativa, que precisa ser mais efetiva e com maior presença do COMIRE nas dioceses, para apropriação de temas como o texto pós sínodo, o programa missionário nacional, e as diretrizes gerais para ação evangelizadora. Todas as propostas e sugestões foram acolhidas pela equipe executiva, que permanecerá em sintonia na animação e articulação missionária deste regional.

O encontro estendeu-se até as 17h, e foi concluído com momento de oração em círculo, onde todos puderam reafirmar os compromissos assumidos e pedir a Virgem Maria que ilumine e impulsione as missionárias e missionários que caminham neste chão amazônico. Um grande desafio para a missão é transcender as estruturas e ser mais humano e sensível ao clamor dos pobres, precisamos ser mais sensíveis na escuta, para sermos mais humanos na ação.

Texto e fotos: Renan Rosário / COMIRE

Retirado do site da CNBB N2