FORMAÇÃO PARA NOVOS AGENTES DA PASTORAL CARCERÁRIA

Logo que representa a Pastoral Carcerário Nacional Logo que representa a Pastoral Carcerário Nacional Fonte da imagem: Internet/ Divulgação

No dia 07 de dezembro, no auditório da Paróquia Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro, foi realizado o encontro de Formação para novos agentes da Pastoral Carcerária, estiveram presentes o Diácono Ademir da Silva, responsável pela Pastoral Carcerária no estado do Pará e a sra. Vânia Vasconcelos, ambos deram suporte ao encontro, também estiveram presente a Irmã Marilda Teixeira, responsável pela Pastoral Carcerária na Diocese de Bragança e os representantes da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da cidade de Paragominas e os representantes da Paróquia Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro da cidade de Bragança.

Foram abordados os temas: “Organograma da Pastoral Carcerária”, “Itinerário de Exclusão Social”, “Itinerário de Inserção Social”, “Noções Gerais sobre o Agente de Pastoral Carcerária” e “Justiça Restaurativa”.

O encontro foi muito importante para efetivar a missão desta pastoral que é “Evangelizar os encarcerados renovando neles o espírito cristão através da palavra de fé, perdão, conforto, esperança e amor à vida”.

Foi um encontro marcado pela partilha de experiências, comunhão fraterna, formação e pela alegria de ser presença de acolhida, amor, paz, verdade e perdão de Jesus Cristo junto aos encarcerados, para ajudá-los na recuperação do verdadeiro valor e sentido da vida.

“Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36)

“...lembrai-vos dos encarcerados como se vós mesmo estivésseis presos com eles” (Heb 13, 3)

“ESCUTAR, AMAR, SERVIR E SENTIR A NECESSIDADE DA ALMA DE NOSSOS IRMÃOS PRESOS, REEDUCANDO E ELIMINANDO A MÁGOA, A FERIDA, O ÓDIO, E A SEDE DE VINGANÇA”

Por Fred Amorim