Festividades de Santa Luzia

Imagem que foi usada no cartaz da festa de 2019, em Santa Luzia do Pará Imagem que foi usada no cartaz da festa de 2019, em Santa Luzia do Pará Fonte da imagem: Paróquia Santa Luzia

No último dia 13 a igreja celebrou a mártir Santa Luzia. Na Diocese de Bragança do Pará existe uma paróquia e município que têm como padroeira principal a "virgem dos olhos de luz". Além da Paróquia de Santa Luzia existem várias comunidades dedicadas a santa. Como por exemplo na Paróquia São Francisco de Assis, Garrafão do Norte, que tem na área urbana uma comunidade que leva o nome da santa.

Em Garrafão do Norte, no bairro das Pedrinhas, a santa foi comemorada nos dias 11,12 e 13 de dezembro, com missas e tríduo. No encerramento da Festividade a procissão saiu às 18 hs da comunidade São João Batista no Bairro do Portão; e percorreu as ruas da Cidade até chegar na Igreja de Santa Luzia. Ali foi realizada a missa campal, na frente da Igreja Santa Luzia. O celebrante foi o pároco do lugar, padre Luís Maria Oliveira, como a ajuda dos diáconos Fernando e Ricardo. Logo após a missa também foi realizado o arraial com vendas de comidas típicas e leilões.

Na cidade de Santa Luzia do Pará a procissão se iniciou por volta de 07 hs e percorreu várias ruas da cidade. Milhares de pessoas fizeram o percusso junto do carro com a imagem da santa. Antes das 10 hs a procissão chegou à Praça da Matriz, onde Dom Jesus presidiu a Santa Missa da Festa de Santa Luzia. Dom Jesus destacou à nossa equipe que se "surpreende a cada ano com o aumento da quantidade de pessoas que participam da procissão e da missa".

Imagem de Santa Luzia durante a procissão pelas ruas de Santa Luzia do Pará/ Foto: Divulgação

Neste ano de 2019 o tema da festa foi "Com Santa Luzia, batizados e enviados somos igreja em missão na comunidade". A festividade teve início no dia 01 de dezembro e se estendeu até a última sexta-feira, dia 13.

Por Diocese de Bragança