Bragança recebe de volta Estátua de São Benedito.

Nova estátua de São Benedito momentos antes da inauguração. Nova estátua de São Benedito momentos antes da inauguração. Fonte da imagem: Fabrício Bragança

Ocorreu na noite da ultima quarta-feira (18) a entrega da Estátua de São Benedito (co padroeiro) de Bragança no Mirante na Vila do Camutá. A imagem que havia desabado a nove meses foi reerguida e entregue ao povo bragantino que tem muita fé no Santo Preto como é chamado; e aconteceu no dia da abertura da festa de São Benedito 2019.

A obra foi custeada pelo Governo do Estado do Pará e teve o valor de R$ 870 mil reais, a construção da nova imagem foi em tempo recorde pois em setembro foi iniciada as atividades e em dezembro foi entregue, cerca de 3 (três) meses para tudo estar pronto.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Governador do Estado do Pará Helder Barbalho, do Bispo Diocesano de Bragança Dom Jesus, o artista Valdeci dos Santos (Japão), que foi o vencedor do concurso 'São Benedito de Arte Popular', alguns vereadores de Bragança, da Marujada de Bragança, secretários de estado e a população geral.

A nova imagem de São Benedito tem 4 (quatro) metros e diâmetro e 16 (dezesseis) metros de altura, feita em fibra e resina. Antes da entrega foi feito alguns pronunciamentos e agradecimentos em um palco montado ao lado da imagem. Dom Jesus em seu pronunciamento destacou a fé do povo e a rapidez na entrega; e ele pediu para o povo manter aquele espaço, que é maravilhoso e um atrativo turístico que Bragança tem.

Antes de acenderem a iluminação da imagem de São Benedito Dom Jesus Maria deu a benção no espaço aspergindo com água benta; logo em seguida o Governador Helder Barbalho e o Bispo acenderam o dispositivo que liga a iluminação do Santo Preto, logo em seguida teve uma queima de fogos de aproximadamente cinco minutos, que iluminaram o céu de Bragança anunciando a entrega da imagem de São Benedito no Mirante na Vila do Camutá.

Reportagem e fotos: Fabrício Bragança.