DEVOÇÃO E CULTO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ PODE SER RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará participando das atividades do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, em Portugal. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará participando das atividades do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, em Portugal. Fonte da imagem: CNBB N2

Entre os dias 24 a 26 de janeiro, será realizado na cidade de Nazaré, em Portugal, o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. O evento integra o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Uma comitiva sairá de Belém especialmente para participar do evento e manifestar o apoio à candidatura. Autoridades e representantes da Arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário de Nazaré e do Governo do Estado do Pará integram o grupo.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, ícone da procissão que ocorre na capital paraense e congrega mais de dois milhões de pessoas todos os anos, estará participando das atividades no país lusófono. Será também um momento de visita e possibilidade da comunidade brasileira, residente em Portugal, de venerar a imagem da Rainha da Amazônia que, dentro do culto à Virgem de Nazaré, é símbolo da maior procissão do mundo.

A UNESCO, em  2013, já reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Desta vez, o objetivo é ampliar e fomentar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em diversas partes do mundo onde este culto existe. Em um trabalho de mapeamento feito por conta do dossiê, requisito para a candidatura, foram mapeados mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré, entre igrejas, capelas, círios, festividades, santuários, escolas e obras sociais. E embora existam algumas referências no espaço lusófono africano, como em Angola (igreja em Luanda) ou São Tomé e Príncipe (capela com culto), é realmente em Portugal e no Brasil que este fenômeno tem mais expressão.

Programação – Antes mesmo do evento iniciar, a Imagem Peregrina chega ao Aeroporto de Lisboa na quarta-feira, 22 de janeiro. Após ser recepcionada por autoridades portuguesas, a Imagem segue para o Museu dos Jerônimos, em Lisboa, para ficar exposta para veneração até a sexta-feira, 24.

O Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré inicia na sexta-feira (24), às 17h30 (hora local), no Santuário de Nazaré. Após um protocolo com as autoridades, haverá um momento de oração e Procissão das Velas. No sábado (26) e domingo (27), a programação consta de palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil. O governador do Pará, Helder Barbalho, a Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal e o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, estarão em algumas destas conferências.

Mais informações no site: https://cultosenhoradanazare.org/

Tirado do site da CNBB N2