Bragança sediou o 3º Congresso do ECC diocesano

18 paróquias da diocese participaram do congresso em Bragança. 18 paróquias da diocese participaram do congresso em Bragança. Fonte da imagem: Aldo Costa/ ECC Bragança

O município de Bragança sediou neste domingo (12) a realização do 3º Congresso do Encontro de Casais com Cristo – ECC. O evento recebeu caravanas vindas de várias paróquias da Diocese de Bragança. O tema envolveu as comemorações dos 50 anos de fundação do ECC no Brasil.

Iniciado em 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia em São Paulo, o Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Com três etapas, tem como pilares a doação,  essência da vida cristã, pobreza, simplicidade, alegria e doação.

Mais de três milhões de casais já passaram pelo encontro, seja participando ou trabalhando, que tem como característica principal ser uma ação de casais feita para casais, conforme sonhava seu fundador,  Pe. Afonso Pastore.

Em Bragança, a concentração das famílias ocorreu logo no início da manhã no Teatro Museu da Marujada de onde seguiram em caminhada pelo centro histórico passando pelas igrejas de São Benedito, Catedral e Palácio Episcopal rumo ao Ginásio Dom Eliseu (Corolão). Na chegada, as caravanas identificadas por seus estandartes e bandeiras foram recebidas com animação e louvação. Coube ao Padre Gerenaldo Messias dirigir as palavras de acolhimento aos visitantes. Em seguida, o Padre Giovanni In Campo, sacerdote Barnabita (Fundador do ECC na Diocese de Bragança) fez uma pregação falando da importância do ECC na solidificação da Família Cristã.

Missa de encerramento do III Congresso do ECC foi presidida por Dom Jesus/ Foto: Aldo Costa

Após o testemunho de um casal que vivenciou o primeiro ECC na Diocese de Bragança, foi servido o almoço no Ginásio de Esportes. A programação se estendeu pela parte da tarde com apresentação Sociodrama, palestra e a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Bragança, Dom Jesus Maria, com a benção do Santíssimo Sacramento.

O ECC no Estado do Pará foi implantado no ano de 1975, pelo Pe. Giovanni In Campo, enquanto que na Diocese de Bragança  ocorreu em 1984, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Guamá. Completa neste ano de 2020, 36 anos.

Após a celebração da Missa, foi dado por encerrado oficialmente o  3º Congresso do Encontro de Casais com Cristo da Diocese de Bragança.

Reportagem - Jota Bahia

Fundação Educadora de Comunicação