Papa no Angelus: confiar na Palavra de Deus que muda o mundo e os corações

"É daqui que começa um verdadeiro caminho de conversão", afirmou o Papa Francisco na alocução que precedeu a Oração Mariana do Angelus deste domingo (26). Uma "adesão ao Senhor", acrescentou, que não pode ser reduzida a um esforço pessoal, mas com abertura confiante de coração e mente. "É daqui que começa um verdadeiro caminho de conversão", afirmou o Papa Francisco na alocução que precedeu a Oração Mariana do Angelus deste domingo (26). Uma "adesão ao Senhor", acrescentou, que não pode ser reduzida a um esforço pessoal, mas com abertura confiante de coração e mente. Fonte da imagem: Vatican News

Depois da missa celebrada na Basílica de São Pedro, por ocasião do Primeiro Domingo da Palavra de Deus, o Papa Francisco, na alocução que precedeu a Oração Mariana do Angelus deste domingo (26), se concentrou no Evangelho do dia, de quando começou a missão pública de Jesus. Uma pregação que começa ao pronunciar as seguintes palavras:"Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo". Um anúncio poderoso como um “feixe de luz que atravessa as trevas e corta a névoa”, disse Francisco.

“Com a vinda de Jesus, luz do mundo, Deus Pai mostrou à humanidade a sua proximidade e amizade”, comentou o Papa, dadas gratuitamente e que não são um mérito nosso: “são um dom gratuito de Deus. Nós devemos tutelar esse dom”, explicou o Pontífice, que fez um apelo para um “verdadeiro caminho de conversão”:

“Tantas vezes é impossível mudar a própria vida, abandonar o caminho do egoísmo, do mal, abandonar a estrada do pecado, porque o compromisso de conversão está centrado apenas em si mesmo e nas próprias forças, e não em Cristo e no seu Espírito. Mas nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, não. Acreditar nisso também seria um pecado de soberba. A nossa adesão ao Senhor não pode se reduzir a um esforço pessoal, ao contrário, deve ser expressa em uma abertura confiante de coração e mente para acolher a Boa Nova de Jesus. É essa, a Palavra de Jesus, a Boa Nova de Jesus, o Evangelho – que muda o mundo e os corações! Somos chamados, portanto, a confiar na palavra de Cristo, a nos abrir à misericórdia do Pai e a nos deixar ser transformados pela graça do Espírito Santo.”

Veja mais: Ouça a reportagem com a voz do Papa

Por Andressa Collet e Silvonei José