Paróquia de Viseu realiza Assembleia Paroquial

Paróquia de Viseu realiza Assembleia Paroquial Fonte da imagem: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Viseu

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Viseu, que faz parte da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, realizou a II Assembleia Pastoral Paroquial, com a seguinte temática: "Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos e participar".

Objetivo

Despertar a consciência dos coordenadores e agentes de Pastorais, grupos e movimentos, a serem uma Igreja em saída, participativa, fraterna, discípula-missionaria.

A assembleia da paróquia aconteceu no Cenóbio Horeb, local onde são realizados os grandes encontros da Paróquia de Viseu. Teve início pela manhã de sábado, 01, e foi encerrada no domingo, 02, ao meio dia e meio.

Contou-se com a participação de 132 pessoas das 33 Comunidades da cidade e do interior, que compõe a paróquia.

Segundo informações obtidas da paróquia, os dias 01 e 02 de fevereiro foram recheados de atividades, tais como: Campanha da Fraternidade 2020 (ministrado pelas irmãs Joana e Kívia); Conversão Pastoral (Diác. Manoel); Batizados e enviados (Cássio missionário); Voluntariados e Sistema Eclesial (Secretários paroquiais Wendell e Rosane).

Atividades

Reunião de grupos (questionário avaliativo), partilhas. Sendo assim todas as comunidades tiveram a oportunidade de fazerem uma autoavaliação das suas respectivas Comunidades, grupos, movimentos, pastorais e expuseram aos demais, avaliando o ano de 2019; e para descontrair, houve ainda uma noite cultural, preparada por eles mesmos. O objetivo era envolvê-los em todas as atividades, para que se sentissem parte da Igreja, e colaboradores do Reino de Deus.

Destaques da Assembleia

O Ano de 2020 foi declarado pelo pároco, Pe. Fagner, como o Ano Missionário, em preparação para o Círio de número 100, que acontece em 2021. No dia 23/02/2020 às 09hs da manhã, será oficializado com uma Missa Solene, contando com a presença de todas as Comunidades e o povo em geral. A partir desta data, todas as comunidades receberão a visita missionária.

Por Diácono Manoel Flávio

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Viseu