DIOCESE DO XINGU É INSTALADA EM ALTAMIRA

Dom frei João Muniz Alves recebe o abraço do Nuncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Dom frei João Muniz Alves recebe o abraço do Nuncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Fonte da imagem: CNBB N2

Foi com muita festa que Altamira recebeu o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello na última sexta-feira, 31. O motivo da presença do Embaixador do Vaticano no Brasil era a instalação da Diocese do Xingu-Altamira no dia seguinte. Logo ao descer do avião que o conduziu de Belém até a cidade de Altamira, acompanhado de diversos bispos do Regional Norte 2, dom Giovanni foi recebido no aeroporto por autoridades locais como o prefeito da cidade, Domingos Juvenil, e a banda do Exército Brasileiro que entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Santa Sé.

Sob uma sensação térmica de 40ºC, dom Giovanni dirigiu ao prefeito suas saudações e brincou: “tenho certeza que mais quente que isso aqui é o calor humano do povo que está nos aguardando”. O diplomata ainda destacou sua missão naqueles dias. “Minha presença não é mera formalidade efetiva, trata-se também de uma demonstração de afeto do Santo Padre, o Papa Francisco, para com o povo de Deus no Xingu”, afirmou.

Já no sábado, 31, mais de duas mil pessoas lotaram o Centro de Eventos de Altamira para a cerimônia de instalação da Diocese do Xingu-Altamira e a posse do bispo diocesano, dom frei João Muniz Alves. Era pouco mais de 9h quando iniciou a Santa Missa. Ainda nos ritos iniciais foram lidas as bulas que decretavam a criação da nova Diocese e nomeavam o primeiro bispo diocesano. Com um abraço, dom Giovanni entregou a dom João o báculo, sinal do pastoreio e do múnus episcopal de santificar e governar aquela porção do povo de Deus.

Ao final da celebração, o vice-presidente da CNBB Norte 2, dom Alberto Taveira Corrêa, presenteou dom João e a nova diocese com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Dom João recordou que a Rainha da Amazônia é a padroeira da Diocese e pediu que todos cantassem o “Lírio Mimoso”.

Após este emocionante momento, dom João recordou a caminhada da Prelazia do Xingu até chegar àquele dia. “Este dia de hoje marca a história de nossa Igreja e demonstra um reconhecimento da fé de nosso povo e da ação de Deus em nós que estamos nesta região”, destacou.

A nova diocese conta com 12 paróquias e cinco áreas pastorais. Nas bases ode contar com o trabalho de mais de 600 comunidades distribuídas em seu território geográfico de 247.501,01 km² espalhados em 10 municípios paraenses.

Tirado do site da CNBB N2