Prelazia do Alto Xingu é instalada em Tucumã/PA, e Dom Jesús Mauleón é o primeiro bispo prelado

Dom Jesús Mauleón toma posse como primeiro bispo prelado do Alto Xingu, em Tucumã/PA. Dom Jesús Mauleón toma posse como primeiro bispo prelado do Alto Xingu, em Tucumã/PA. Fonte da imagem: Laís do Valle/CNBB Norte 2

De um lado, um bispo obediente ao chamado de Deus, ansioso pela missão que o espera, e que abraça a confiança na Divina Providência. Do outro lado, uma Igreja ainda pequena, mas com o coração transbordante em alegria por ter um Pastor. Assim foi o encontro entre Dom Jesús María López Mauleón e a Igreja na Prelazia do Alto Xingu, como o “primeiro olhar à sua esposa”, nas palavras do Bispo Prelado.

Dom Jesús Mauleón instantes antes de iniciar a Santa Missa. Foto: Laís do Valle/CNBB Norte 2

Foi na manhã deste domingo, 9 de fevereiro, que a Igreja Católica vivenciou mais um episódio histórico neste período de alterações na sua organização eclesiástica no Regional Norte 2, no Brasil. A instalação da Prelazia do Alto Xingu e posse do primeiro Bispo Prelado, Dom Jesús Mauleón, foram feitas pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, agora Sé da Prelazia, em Tucumã, estado do Pará.

A Santa Missa foi presidida pelo novo Bispo, logo após a leitura da Bula, documento papal que oficializa a instalação de uma nova circunscrição eclesiástica, e entrega do báculo como sinal de pastoreio àquela parcela do povo de Deus. Ali se deu o “sim” entre Dom Mauleón e a Igreja do Alto Xingu. Estiveram presentes diversos Bispos e Padres, e o povo da nova Prelazia e redondezas, que lotaram a igreja e o ambiente externo, com um telão preparado para que todos pudessem participar da missa.

Durante a homilia, o Núncio Apostólico, manifestou que a criação desta Prelazia é sinal de que “é preciso que a comunidade amadureça”. Para tal missão, felicitou e encorajou a “ir mais a frente, continuar essa obra bonita; ser testemunha e exemplo de como se pode crescer em Cristo.”

Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil. Foto: Laís do Valle/CNBB Norte 2

A partir do Evangelho de hoje, Dom Giovanni destacou que a prelazia é convidada a ser luz através das suas obras, como presença de Cristã nessa região. “Não tem melhor momento de mostrar a luz do que mostrar amor, carinho, unidade, sendo uma só família, que testemunha através do amor a sua pertença a Cristo”, completou.

Em seguida, direcionou-se a Dom Jesús Mauleón: “Você não está sozinho para essa obra que começa hoje. Tem os bispos, o clero, povo que está aqui. Sabendo que essa menina [a Prelazia] nasceu, e para que possa crescer, trabalhando juntos”. Ao povo do Alto Xingu, disse: “Vocês recebem um Bispo de grande coração”.

Dom Mauleón abençoa criança durante a Comunhão. Foto: Laís do Valle/CNBB Norte 2

Chegando ao fim da celebração, autoridades políticas e religiosas e leigos homenagearam Dom Jesús, assim como a Dom João Muniz e a Dom Erwin Krautler, respectivamente, Bispo Diocesano e Bispo Emérito do Xingu, de onde aquela região fez parte e hoje se desmembrou.

Dom Bernardo Bahlmann, Bispo da Diocese de Óbidos e Presidente da CNBB Norte 2, acolheu Dom Jesús neste regional, e disse que este momento era a “realização de um sonho”, que se concretizou para fortalecer a Igreja nessa região e é como “um novo impulso na busca de novos caminhos na Amazônia”. E para simbolizar a particularidade da evangelização na Amazônia, o novo bispo foi presenteado pela Secretária Executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, com uma imagem de N. Sra de Nazaré, Padroeira da Amazônia.

O Bispo Prelado do Alto Xingu, Dom Jesús Mauleón, apresentou a todos a sua família de freis Agostinianos Recoletos, ordem religiosa da qual procede, em sua maioria vindos da Espanha e do México. Direcionou, ainda, suas primeiras palavras à Igreja do Alto Xingu, a quem deseja que todo trabalho missionário seja feito “em uma só alma e em um só coração em Deus”.

Todos os bispos presentes. Fotos: Laís do Valle/CNBB Norte 2

Tirado do site da CNBB N2