Observação

The was a problem converting the source image.
There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: media/k2/galleries/4165

Curso Saúde integral: Plantas medicinais, fitoterápicos e terapias integrativas.

O Curso Saúde integral: Plantas medicinais, fitoterápicos e terapias integrativas foi realizado na sede da escola ECRAMA. O Curso Saúde integral: Plantas medicinais, fitoterápicos e terapias integrativas foi realizado na sede da escola ECRAMA. Fonte da imagem: ECRAMA

A Rede Bragantina de Economia Solidária, entidades parceiras, colaboradoras, voluntárias e 41 lideranças de 15 municípios, atuantes em comunidades rurais, no âmbito da saúde familiar e comunitária, foram protagonistas do curso Saúde integral: Plantas medicinais, fitoterápicos e terapias integrativas.

Nos dias 12, 13, 14 e 15, participantes do curso interagiram com as facilitadoras e terapeutas, suas experiencias, saberes, cuidado e dedicação e compromisso coletivo com o Bem Viver, no trato com plantas medicinais e valorização dos saberes ancestrais.

As facilitadoras do curso trabalharam com bastante ênfase sobre a importância da valorização da nossa querida Amazônia. E com este enfoque, usamos plantas da rica socioagrobiodiversidade como base para manipulação de fitoterápicos: xarope, tintura, extrato, sabonete. Assim construímos em todos os momentos do curso, a mística, a espiritualidade, a sessões terapêuticas, que nos ajudou a compreender e interligar saberes e conhecimento científico, para cuidar da saúde integral.  Recorremos a contribuição da Agroecologia, associando a dimensão produtiva para cuidar da segurança alimentar, com uma agricultura diversificada. Criando alternativas de mercado para comercialização local, direto com os consumidores, e em Rede nos centros urbanos. Essas e outras inciativas, são estratégias de autonomia para agricultura familiar, gerando trabalho e renda nos municípios, e a organização social em Rede com movimentos e pastorais sociais, para o exercício da cidadania ativa, em nível municipal, estadual e federal.

Como encaminhamentos desse evento, as propostas orientadoras do planejamento de trabalho em 2020, visam o fortalecimento de iniciativas coletivas, que serão organizadas e desenvolvidas por cada grupo participante.

No sábado dia 15, foi realizada a Feira de Economia Solidária.  Um momento gratificante de partilha com os moradores da cidade do município de Santa Luzia. Compreendemos que estamos interligados e em sintonia com o Papa Francisco, pois vivenciamos e incentivamos a cultura de Paz e respeito – não violência e abuso – caminhando em Rede por uma economia centrada na pessoa, no cuidado com a natureza, com a valorização dos saberes ancestrais.

Por ECRAMA e Rede Bragantina de Economia Solidária

{gallery}4165{/gallery}