Retiros de carnaval em Mãe do Rio

O retiro de carnaval da cidade terminou na manhã da quarta-feira de cinzas com a Santa Missa, com a participação de centenas de paroquianos. O retiro de carnaval da cidade terminou na manhã da quarta-feira de cinzas com a Santa Missa, com a participação de centenas de paroquianos. Fonte das imagens: Paróquia São Francisco de Assis - Mãe do Rio

Nos últimos dias, de 21 a 26, em que em todo Brasil se festeja o carnaval, na Paróquia de Mãe do Rio, que tem como padroeiro São Francisco de Assis, foram realizados dois encontros de carnaval: um no meio rural e outro na cidade. Isso para possibilitar que as pessoas que não podem se deslocar de suas comunidades rurais para a cidade, tenham a possibilidade de participar de um retiro de carnaval. Da mesma forma, com o retiro na cidade, as pessoas que têm dificuldade de se deslocarem até uma comunidade rural têm a possibilidade de participarem.

Estima-se que, somados os dois eventos, tenham participado quase 400 pessoas. E os dois eventos estiveram sob a responsabilidade da Pastoral Familiar, RCC  e Pastoral da Juventude.

Participantes do retiro de carnaval em Santo Antonio do Piripindeua/ Foto: Paróquia Mãe do Rio

O Retiro Espiritual de Carnaval na Comunidade Santo Antônio do Piripindeua, que trazia a temática "Batizados, enviados em missão pela vida e pela liberdade", trouxe para a juventude reunida, o quão importante somos em nossas comunidades, nossas famílias; que o Cristo se encontra em cada um e cada uma, refletindo nossa missão de batizados, e que nossa juventude é capaz de coisas grandes como o próprio Papa Francisco deixa claro em seus documentos.

Na cidade também se trabalhou temas voltados para a espiritualidade, mas também se trabalhou a formação humana e social. Por exemplo, um dos temas foi a educação no trânsito, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal - PRF para falar do tema.

Agente da PRF ministra palestra sobre trânsito/ Foto: Paróquia Mãe do Rio

"Foram dias de muita alegria e esperança... e assim agradecemos a Deus e a virgem Mãe Aparecida, por esta atividade concluída"; assim concluiu o párodo do lugar, Pe. Francisco Ribeiro, quando perguntado sobre os dias de carnaval vividos em sua paróquia.

#PastoralDaJuventude #CristoVive

Por Pascom - Diocese de Bragança