Dom Jesus Maria emite nota sobre cuidados com o Coronavírus.

Cientistas do Brasil e de Oxford conseguiram sequenciar, na sexta-feira (28), o genoma do novo coronavírus detectado em São Paulo. Cientistas do Brasil e de Oxford conseguiram sequenciar, na sexta-feira (28), o genoma do novo coronavírus detectado em São Paulo. Fonte da imagem: https://img.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2020/02/r16x9/20200204093507_1200_675_-_coronavirus.jpg

Dom Jesus Maria, bispo da Diocese de Bragança do Pará, na manhã deste sábado, 29, emitiu uma nota com algumas orientações e práticas para se evitar a proliferação do Coronavírus, visto que já chegou ao Brasil.

Segue a nota na integra:

Caros sacerdotes,

Paz em Cristo Jesus.

Diante da ameaça do Corona Vírus que já chegou no Brasil e, em breve, chegará até nós e seguindo as orientações e práticas de outras Igrejas Locais, recomendamos que nas celebrações litúrgicas nas paróquias e comunidades a oração do Pai Nosso não seja feita de mãos dadas, o momento da paz seja expressado com algum gesto que não favoreça a transmissão do vírus e a comunhão seja dada na mão.

Antes de mais nada será importante comunicar aos fiéis o sentido destas mudanças e orientar às pessoas para que aos primeiros sintomas de gripe ou resfriados procurem atendimento médico.

Dado que a transmissão do vírus, em boa parte, é feita pelas mãos, os sacerdotes, diáconos e ministros extraordinários da eucaristia, antes de ingressar no presbitério, deverão ter cuidado especial com a higiene das mãos.

A campanha da fraternidade nos recorda o cuidado que temos que ter com a vida “Dom e compromisso”, por isso todos somos convidados a colaborar para que esta epidemia cause os mínimos danos possíveis.

Dom Jesus M. Cizaurre

Bispo de Bragança do Pará