Formação para catequistas da Paróquia Santa Luzia

137 catequistas da Paróquia de Santa Luzia estiveram participando da formação que durou tofo o dia 14 de março. 137 catequistas da Paróquia de Santa Luzia estiveram participando da formação que durou tofo o dia 14 de março. Fonte das imagens: Catequese - Paróquia Santa Luzia

No último dia 14 de março, na Paróquia Santa Luzia, em Santa Luzia do Pará, aconteceu a formação paroquial para os catequistas. Esta formação contou com a participação de 137 catequistas da cidade e interior.

A formação começou com uma introdução, com a seguinte temática: catequese de Iniciação a Vida Cristã - IVC, o que é isso? Para que isso? Como se Faz isso?

A chamada catequese de "IVC" é um processo diferenciado de catequese. Pois assume um lado mais "iniciático" da fé, em detrimento de uma catequese " Sacramental" ( apenas para se adquirir os sacramentos) e excessivamente doutrinal; que vem sendo feita ao longo do tempo em nossa Igreja. Ela assume algumas características principais: é Cristocêntrica, é Celebrativa, é Orante, é litúrgica, é Mistagógica e muito Simbólica. Ela tem inspiração no "Catecumenato", processo catequético instituído nós séculos I e II da era Cristã.

Os temas desenvolvidos no encontro foram: Discípulos missionários hoje; Jesus Cristo, primeiro mistagogo - Centro da Catequese!

Esta formação contou com a presença do coordenador diocesano da Pastoral Catequética, Diácono Milton Santos.

Agradecimentos aos catequistas que não mediram esforços para participarem desta formação. Gratidão ao coordenador paroquial Antônio Carlos Vasconcellos e equipe, ao Pároco Pe. Fábio Lanoa, a igreja local e todos os que contribuíram para a  realização desta bonita e animada formação.

Por Diácono Milton Santos

Diocese de Bragança do Pará