Encontro diocesano da vida consagrada com Dom Jesus

40 irmãs e padres dos diversos Institutos e Congregações Religiosas presentes na Diocese de Bragança estiveram presentes. 40 irmãs e padres dos diversos Institutos e Congregações Religiosas presentes na Diocese de Bragança estiveram presentes. Fonte das imagens: Secretaria Diocesana de Pastoral

Neste último sábado, dia 14 de março de 2020, no auditório do Instituto Santa Maria Goreth, na cidade de Mãe do Rio – Pa, realizou-se o primeiro Encontro Diocesano da Vida Religiosa Consagrada com Dom Jesus Maria Cizaurre, reunindo 40 irmãs e padres dos diversos Institutos e Congregações Religiosas: Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Teresinha (Irmãs Teresitas), Irmãs do Preciosíssimo Sangue, Irmãs Missionárias São João de Deus e os Clérigos Regulares de São Paulo (Padres Barnabitas); com o objetivo de fortalecer a presença da Vida Consagrada na Diocese de Bragança, fomentar a comunhão e unidade das religiosas e religiosos com seus diversos carismas e espiritualidades, bem como, o testemunho e vivencia missionária nesta casa comum.

Dom Jesus, após a oração inicial, fez uma breve reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada a partir do Documento Vita Consecrata, de São João Paulo II. Em seguida, proporcionou-se um momento de escuta para se compreender a Igreja de Bragança pelo olhar dos consagrados, contemplando o horizonte dos desafios, dificuldades e superações. A tarde de encontro foi dedicada a apresentação de sugestões e planejamentos para fortalecer a unidade e comunhão Diocesana da Vida Religiosa Consagrada, ficando eleita a coordenação do núcleo da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) dentro da Diocese de Bragança, representada por um integrante de cada família religiosa: Ir. Regina (Missionárias de Santa Teresinha), Ir. Lidiane (Irmãs Teresitas), Pe. Fernando (Padres Barnabitas), Ir. Marcilene (Missionárias São João de Deus) e aguarda-se a definição dos nomes representativos das Irmãs do Preciosíssimo Sangue e Irmãs Angélicas.

O encerramento do Encontro foi com a fraterna e alegre partilha da vida durante a Santa Missa, presidida por Dom Jesus em companhia dos Padres Barnabitas, do Pe. Francisco (pároco da Paróquia São Francisco de Assis), das religiosas e religiosos e das leigas presentes, que colaboraram com a animação do encontro.

Por Irmã Alcilene

Secretaria Diocesana de Pastoral