Morre na Itália Pe. José Castelli

Com a morte de Pe. Castelli, até hoje, já foram registradas 12 mortes de sacerdotes na Itália. Com a morte de Pe. Castelli, até hoje, já foram registradas 12 mortes de sacerdotes na Itália. Fonte da imagem: http://www.ilnuovogiornale.it/

Com pesar a Diocese de Bragança do Pará comunica o falecimento de Padre José Castelli, padre da Diocese de Piacenza, norte da Itália. Padre José Castelli já estava hospitalizado havia alguns dias; e faleceu hoje pela manhã, 19 de março, vítima do Corona Vírus (COVID-19).

Nascido no ano de 1935, Padre Castelli, como era conhecido aqui na diocese, foi o primeiro sacerdote diocesano vindo de Piacenza para ajudar os Padres Barnabitas, na então Prelazia do Guamá. Isso aconteceu no ano de 1964.

Pe. José Castelli em 1964, quando chegou a Ourém/ Foto: Arquivo da Diocese

Durante quatro anos ele residiu em Ourém, auxiliando o Pe. Paulino Brambilla nas tarefas pastorais da cidade e das numerosas capelas daquela vasta paróquia, que ainda não tinha sido dividida nas atuais paróquias de Capitão Poço, Santa Luzia e Garrafão do Norte.

No ano de 1968 ele foi nomeado vigário de Paragominas, tornando-se o primeiro sacerdote a fixar sua residência naquela cidade em ebulição. A ele devemos a espaçosa Igreja Matriz e a residência paroquial, que hoje está em reforma. Em 1976 teve que regressar a Piacenza.

Padre José Castelli cultivava um carinho muito grande pelo Brasil, e em especial pela Diocese de Bragança. Sua presença entre nós era algo que acontecia com bastante frequência. Sendo sua última visita à Diocese de Bragança realizada no ano de 2019.

Por Pascom

Diocese de Bragança do Pará