Encerrado o retiro anual dos Padres da Diocese de Bragança

Padres que estiveram no retiro do ano 2020 Padres que estiveram no retiro do ano 2020 Fonte das imagens: Fabrício Bragança

De 16 a 19 de março, no Centro Pastoral Guadalupe (EFAC), em Bragança, aconteceu o Retiro Anual do Clero, com a participação dos padres diocesanos e alguns dos religiosos presentes na diocese. O pregador foi Dom Vital Corbellini - Bispo da Diocese de Marabá-PA que é Doutor e Mestre em Patrística e de História da Igreja Antiga.

Esse retiro acontece todos os anos e é um dos poucos momentos que a Diocese de Bragança consegue reunir todo o seu Clero, e o propósito é que todos os sacerdotes parem um pouco as suas atividades do dia a dia e rezem muito mais, pra que as suas energias sejam recarregadas e renovadas para desempenharem melhor a sua missão.

O retiro termino na quinta-feira, dia 19, com a celebração da Missa dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora do Rosário. A Missa do Crisma ou dos “Santos Óleos” geralmente ocorre na Quinta-Feira Santa, mas por motivos pastorais, esta celebração poderá ser antecipada, como é o caso de nossa diocese.

A Missa dos Santos Óleos reúne em torno do Bispo o clero da diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus, ou, ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a diocese. Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja.

Na celebração, como todos os anos, os padres também renovaram as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal.

O momento representa a comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Orientações sobre o Corona Vírus

O retiro dos padres teve alguns momentos de interrupções devido as últimas notícias acerca do Corona Vírus (COVID-19). Padres e bispo tiveram que tratar do assunto em alguns momentos durante o retiro e tomar decisões acerca das atividades da diocese para os próximos dias. Para tornar pública as decisões e orientações, após a Missa dos Santos Óleos, que contou com número de fiéis bem menor que o normal, e reuniu grande número dos sacerdotes da Diocese de Bragança do Pará, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, Dom Jesus Maria Berdonces concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre a pandemia do novo coronavírus.

No vídeo você pode acompanhar as orientações de Dom Jesus. Clique aqui para assistir ao vídeo

Reportagem: Fabrício Bragança e Edielson Santos.

Fotos: Fabrício Bragança e Pascom Catedral