A palavra do Pastor: A semana Santa

Hoje Dom Jesus faz breve introdução à Semana Santa Hoje Dom Jesus faz breve introdução à Semana Santa Fonte da imagem: Internet

Para ajudar o nosso povo a melhor celebrar essa Semana Santa, nosso bispo diocesano publicará pequenos textos para nossa reflexão. Estes textos serão sobre a Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo da Páscoa do Senhor.

No texto de hoje, Dom Jesus faz uma breve introdução para essa semana. O título da reflexão é: A Semana Santa. Acompanhe...

A Semana Santa

Após quarenta dias de preparação chegamos à Semana Santa, uma semana em que celebramos os grandes acontecimentos da paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus. Como já é do conhecimento de todos, a quaresma é um tempo penitencial no qual pelo jejum, a abstinência, o exercício do autodomínio, a oração, a esmola e outras atividades penitenciais nos exercitamos na fé com a finalidade de ter o coração mais livre para amar intensamente a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade trouxe para nossa reflexão o tema da vida afirmando a vida como dom generoso de Deus que sempre deve ser respeitado e compromisso do cristão no sentido de promover a vida humana em todas as suas dimensões e estágios: desde o inicio da gestação até o seu fim natural, passando, também, pelo cuidado do meio ambiente, casa comum de todos.

Mas fomos surpreendidos no primeiro trimestre pelo surgimento na China do coronavírus e de sua posterior eclosão na Europa e no mundo inteiro. As notícias que nos chegam são assustadoras. Até o momento foram contaminadas quase um milhão e meio de pessoas e mais de oitenta mil já faleceram como consequência do coronavírus que continua sua expansão pelo mundo todo. No Brasil já temos mais de 600 pessoas falecidas e mais de 14.000 pessoas contaminadas. E o estado do Pará já tem seus primeiros mortos.

Ante esta situação, nossas autoridades tomaram a decisão de implantar o isolamento social e fomos obrigados, além de paralisar algumas atividades, a fechar nossos templos para evitar uma maior contaminação. Por isso, esta semana santa será especial, já que não poderemos estar presentes nas tradicionais celebrações nem realizar procissões, vias-sacras ou outras atividades religiosas que reúnam muitas pessoas. Além do mais tivemos que suspender as confissões tanto individuais como comunitárias pelo risco de infecção.

Mas estas dificuldades não vão impedir que celebremos a semana santa com devoção. Basta que tenhamos fé em Cristo Jesus, Nosso Senhor. Por isso, irmãos acompanhemos pelos meios de comunicação as celebrações desde as nossas casas. Aproveitemos para reunir a família ao redor da televisão, da rádio ou da internet para orar, escutar a Palavra de Deus e compartilhar nossa fé. Este é o tempo oportuno para unir nossas orações e pedir ao Senhor que proteja nossa família, renove o entusiasmo dos profissionais da saúde que arriscam a própria vida no serviço aos doentes e ilumine os investigadores para que consigam logo uma vacina contra o coronavírus. Que esta semana santa nos aproxime mais de Deus.

E não esqueça, meu irmão, minha irmã, pegue a sua bíblia, leia a Palavra de Deus, reflita sobre a sua vida e faça um ato de contrição, um pedido de perdão a Deus por todos os seus pecados e, se tiver pecados graves, prometa-lhe que irá confessa-los com o sacerdote na primeira ocasião que tiver. Feliz e santa semana!

Dom Jesus Maria

Bispo de Bragança do Pará

Acompanhe amanhã, aqui em nosso site e em nossas redes sociais, a meditação sobre a Quinta-feira Santa.

Por Pascom

Diocese de Bragança do Pará