Semana Santa 2020

O pároco da Catedral de Bragança, Pe. Raimundo Elias, conduz o Santíssimo pelo interior da Catedral com apenas uma fiel. O pároco da Catedral de Bragança, Pe. Raimundo Elias, conduz o Santíssimo pelo interior da Catedral com apenas uma fiel. Fonte da imagem: Fundação Educadora

A Igreja em todo o mundo celebrou na semana passada a Semana Santa, período central da fé cristã, que tem seu ápice na Páscoa do Senhor: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Todos os anos essas solenidades reúnem centenas de fiéis nas paróquias e ruas das várias cidades diocese afora para participar, por exemplo, da procissão com o Santíssimo Sacramento, na Quinta-feira Santa após a celebração da Ceia do Senhor, e da Procissão do Encontro, na Sexta-feira Santa, dentre tantos outros momentos importantes vividos nos dias santos.

Neste ano, em sintonia com as orientações do Ministério da Saúde e demais autoridades competentes, que aconselham o isolamento social para o combate à pandemia da Covid-19, as celebrações foram realizadas sem participação dos fiéis, com no máximo uma pequena equipe de celebração e transmissão pela internet, TVs e rádios. Cada paróquia teve que cuidar de sua própria celebração-transmitida, dando as devidas orientações para que os fiéis pudessem acompanhar, se possível, as transmissões da sua comunidade paroquial.

A impressão que tivemos, a considerar algumas falas de padres e de lideranças das várias paróquias da diocese, é que agora se compreendeu verdadeiramente a importância de a Pastoral da Comunicação – Pascom estar instalada e funcionando dentro de uma comunidade. Muitas paróquias que não contam com a Pascom tiveram um grau de dificuldades bem mais elevado para realizar as atividades de transmissão das celebrações. Outras, que já a tinham, puderam ter mais “tranquilidade” durante a Semana Santa.

Para os agentes da Pascom, com todo esse trabalho dos últimos dias, fica claro também a necessidade de formação, de melhor conhecer nossa pastoral. Pudemos entender que nosso trabalho dentro de nossas comunidades não se resume apenas ao trabalho técnico, apenas de transmissões.

Muitas experiências foram vividas por estes agentes da Pascom, por padres, leigos e todos nós que estamos envolvidos por todos esse cenário que aí está posto por conta do coronavírus. Mas, em particular, vamos apresentar abaixo um pouco do trabalho feito pela Pascom de Dom Eliseu, Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Com pouquíssimo tempo que o grupo foi formado já tiveram, com a graça de Deus, que cuidar de todo o necessário para que os paroquianos de lá pudessem melhor vivenciar a Semana Santa.

________________________

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Dom Eliseu-PA, a exemplo de toda a Diocese de Bragança, viveu uma Semana Santa diferente neste ano de 2020. Com a quarentena devido ao Coronavírus tivemos de nos reinventarmos para celebrar bem a Semana Santa. O pároco, Pe. Luiz Carlos, organizou uma programação especial que foi transmitida pela página do Facebook e o canal do Youtube da paróquia; aos domingos a santa missa também foi transmitida pela rádio local.

Esta programação foi bem aceita pelos paroquianos que acompanhavam e interagiam por estes meios, apresentando preces e intenções para as liturgias celebradas.

DOMINGO DE RAMOS:

Neste dia que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, foi celebrado na matriz em construção às 9 horas. Os paroquianos ornaram suas portas com ramos e prepararam altares em suas salas para acompanharem a santa missa.

SEGUNDA-FEIRA SANTA:

Às 19 horas aconteceu a Live Penitencial, que foi conduzida pela RCC. E às 19h30min, Padre Luiz presidiu a Santa Missa.

TERÇA-FEIRA SANTA:

Às 19 horas foi realizada a Live do Santo Terço, com os grupos Terço dos Homens e Terço das Mulheres. Logo em seguida, às 19h30min, foi celebrada a Santa Missa.

QUARTA-FEIRA SANTA:

Na quarta-feira santa, às 19 horas, Padre Luiz Carlos conduziu a reflexão O retorno do filho pródigo. Em seguida, às 19h30min, presidiu a Santa Missa.

QUINTA-FEIRA SANTA:

Neste dia, em que celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, às 18h30min, houve Adoração ao Santíssimo Sacramento, com o padre e os diáconos da paróquia. Após o momento de adoração, às 19h30min, celebrou-se a Santa Missa da Ceia do Senhor.

Após a celebração eucarística Pe. Luiz Carlos convidou os que estavam acompanhando a Santa Missa e estavam aptos a comungarem a irem até a matriz para receberem Jesus eucarístico. Para a realização desse momento foi mantido ordem e distanciamento entre as pessoas.

SEXTA-FEIRA SANTA:

No dia da Celebração da Paixão e Morte do Senhor, a transmissão foi iniciada às 14 horas, com a Via-Sacra conduzida pelas Irmãs Missionárias de Santa Teresinha. Logo em seguida deu-se início, às 15 horas, a Celebração da Paixão e Morte de Jesus.

Na noite deste mesmo dia, às 19 hora, foi realizada a Meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus, com o Pe. Luiz Carlos.

SÁBADO SANTO:

As transmissões foram iniciadas às 9 horas, com a realização do Ofício Divino, conduzido pelo Apostolado da Oração.

Mais tarde, às 20 horas, foi celebrada a Solene Vigília Pascal. Após a Santa Missa da vigília, Pe. Luiz Carlos percorreu as comunidades dos bairros da cidade com o Santíssimo. Foi um momento de grandes emoções vivido por todos os paroquianos que recebiam Jesus de joelhos, com velas e lenços brancos nas mãos.

DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR:

Às 9 horas foi celebrada a Missa da Páscoa. As igrejas das comunidades foram abertas, assim como a matriz após a Santa Missa, para os que podiam comungar participarem Jesus no Santíssimo Sacramento.

Em nossa galeria você pode visualizar imagens as atividades em Dom Eliseu, Capitão Poço e Garrafão do Norte.

Por Pascom diocesana e Pascom Dom Eliseu

Diocese de Bragança do Pará