São Lúcio de Cirene

Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Fonte da imagem: https://franciscanos.org.br/vidacrista/wp-content/uploads/2019/04/0605-sao-lucio-cirene.jpg

Existem pelo menos 22 santos com este nome. Hoje é festejado, segundo as indicações do Martirológio Romano, o mais antigo e mais desconhecido de todos.

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão, também chamado Níger, Manaém e Saulo (At 13,1).

Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Esses cinco profetas, segundo o que dizem os registros de Jerusalém, representavam o governo da primitiva Igreja de Antioquia.

Como vimos, só há a indicação do lugar da origem de Lúcio que não deve ser confundido com o mártir homônimo, procedente ele também de Cirene e martirizado sob o governo do imperador Diocleciano. Esse mártir, entretanto, não foi bispo e é venerado em outra data.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Benta, Heliodoro e Idiberto.

Tirado do site franciscanos.org.br