Dom Jesus completa 20 anos de vida episcopal

A esquerda brasão de Dom Jesus, com o seu lema episcopal. A direita o dia de sua sagração episcopal, no momento em que Dom Azcona lhe impunha as mãos. A esquerda brasão de Dom Jesus, com o seu lema episcopal. A direita o dia de sua sagração episcopal, no momento em que Dom Azcona lhe impunha as mãos. Fonte das imagens: Arquivo pessoal de Dom Jesus.

Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR, bispo da Diocese de Bragança do Pará completa hoje (07/05) 20 anos de episcopado. E nós não poderíamos deixar passar esse dia sem prestar homenagem ao nosso pastor e agradecer-lhe por aceitar a missão de estar à frente do pastoreio de nossa diocese.

Um pouco de história

Batizado com o nome de Jesus Maria, nosso bispo é de nacionalidade espanhola, nascido em Navarra no dia 06 de janeiro de 1952. É filho do casal Santiago Cizaurre e Maria Berdonces. Fez sua profissão religiosa em 10 de setembro de 1972, em Monachil (Granada - Espanha), na Ordem dos Agostinianos Recoletos. Cursou seus estudos teológicos em Granada, Espanha. Foi ordenado sacerdote no dia 26 de junho de 1976.

Destinado por sua congregação religiosa para vir ao Brasil, aqui chegou no dia 12 de janeiro de 1977. Primeiro serviu como missionário na Prelazia do Marajó (Pará), por 13 anos. Do Marajó Dom Jesus diria no dia de sua posse em Bragança que “o marajó o ensinou a ser padre”. Depois foi destinado a ser formador dos seminaristas Agostinianos Recoletos em São Paulo, no período de 1990 a 1994.

Após nova destinação voltou ao Pará, dessa vez para ocupar os cargos de Superior e Pároco na Comunidade de São José de Queluz, em Belém de 1994 a 1997. Após esses 3 anos foi destinado ao Rio de Janeiro, para se tornar Superior Maior da Província Santo Tomás de Vilanova dos Padres Agostinianos Recoletos no Brasil.

Foi designado 3º Bispo da Prelazia de Cametá, pelo Papa João Paulo II, em 23 de fevereiro de 2000. Sua ordenação episcopal foi realizada na Praça da Catedral, em Cametá, no dia 07 de maio de 2000. O ordenante principal foi Dom José Luiz Azcona Hermoso, que também é Agostiniano Recoleto. A posse de Dom Jesus na Prelazia de Cametá aconteceu também no mesmo dia 07 de maio. Escolheu como lema para seu episcopado: Pax et Fides (Paz e Fé).

Dom Jesus abraça sua mãe durante missa de sagração episcopal, em Cametá/ Foto: Arquivo pessoal de Dom Jesus

Dom Jesus governou a Prelazia de Cametá até sua ereção como Diocese, em 06 de fevereiro de 2013, passando a ser o seu primeiro bispo diocesano. Como titular da nova diocese, permaneceu até 17 de agosto de 2016, quando o Papa Francisco o transferiu para a Diocese de Bragança do Pará.

Bispo de Bragança do Pará

Dom Luís Ferrando, hoje bispo emérito de Bragança do Pará, completava 75 anos de idade no dia 22 de janeiro de 2016. Com isso, obrigatoriamente, apresentou sua renúncia ao cargo de bispo titular da diocese por motivo de idade. O Papa Francisco não tardou em aceitar seu pedido; pedindo, porém, que administrasse a diocese por um pouco mais de tempo, até designar um novo bispo para o pastorei de Bragança.

E de fato, pouco tempo depois, cerca de sete meses, em 17 de agosto de 2016, o Papa Francisco nomeou Dom Jesus Maria como novo bispo de Bragança do Pará, transferindo-o de Cametá. Sua posse em nossa diocese aconteceu no dia 15 de outubro de 2016, na cidade de Bragança. A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes Dom Eliseu e contou com a participação de milhares de fiéis vindos de todas as paróquias da diocese de Bragança, de Cametá e de várias outras dioceses do Regional Norte II, bem como de outras partes do Brasil.

Neste dia, com muito júbilo, rezemos todos pelo nosso Bispo nos seus 20 anos de sagração episcopal. Que Deus possa sempre iluminar suas ações como nosso pastor.

Não deixe de conferir a galeria de imagens abaixo, com imagens cedidas do arquivo pessoal de Dom Jesus.

Pascom

Colaboração Joenia Nunes