Diocese de Bragança completou 40 anos de instalação canônica.

Dom Miguel em uma de suas ultimas participações em missas na Catedral de Bragança. Dom Miguel em uma de suas ultimas participações em missas na Catedral de Bragança. Fonte da imagem: Acervo da Diocese

A Diocese de Bragança registrou nesta segunda-feira(15), o aniversário de instalação canônica, o fato se deu no dia 15 de junho de 1980, quando o Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco também realizava na mesma data, a ordenação (ou sagração) e posse de Monsenhor Miguel Maria Giambelli(Barnabita), como 1º Bispo Diocesano. A celebração ocorreu no Ginásio de Esportes Dom Eliseu(Corolão).

Com a instalação da diocese, a Prelazia do Guamá passou a chamar-se Diocese de Bragança do Pará, conforme a Bula assinada pelo Papa João Paulo II.

Em 1996, Dom Miguel tornou-se bispo emérito após renúncia por limite de idade vindo a falecer no dia 26 de dezembro de 2010 no Hospital Santo Antônio onde residia.

Reportagem: J. Bahia

Colaboração: Edielson Santos